Novo malware já dispensa o clique: basta um “mouse over”

O malware vai recorrendo a tácticas cada vez mais criativas para infectar as vítimas, e uma das mais recentes vagas de ataque usa um sistema que nem sequer necessita que seja feito um clique num link: basta que o utilizador passe o rato sobre o link.

A técnica, que está a ser usada numa campanha de spam e tenta instalar um malware que rouba dados bancários, recorre a um ficheiro Microsoft PowerPoint malicioso.

Segundo o Ars Technica, no novo malware a tradicional tentativa de incentivar o clique num link foi trocado por um método em que basta que o utilizador passe com o rato sobre o link que diz “loading, please wait“.

Sabendo-se que os utilizadores são impacientes, é bem provável que a maioria acabe por passar com o rato sobre o link em causa – e até clicar nele.

E mesmo considerando que nas mais recentes versões do Office esses actos resultam em alertas que indicam que o documento está a tentar executar um ficheiro externo, haverá utilizadores que podem dar essa permissão. As versões mais antigas do Office nem sequer mostram qualquer aviso.

Na dúvida, já sabe: o melhor é eliminar todo e qualquer email com anexos que seja enviado de fontes desconhecidas, e mesmo que seja de fonte conhecida, tenha atenção redobrada na altura de dar ao seu computador permissão para executar um ficheiro.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A internet é cada vez mais um mal necessário. Se as comunicações forem interrompidas porque nunca se tem a certeza do seu conteúdo, isso irá afetar economicamente muitas empresas e pessoas. Uma alternativa ou solução temporária passa pela utilização de máquinas virtuais com o cliente de email e browser instalado, onde tudo possa ser feito, como numa “sandbox”. Aí os estragos ficarão limitados à máquina virtual (da qual terá de existir sempre uma copia do seu ultimo estado integro), se for uma ameaça que não se propague através da rede. Ou então a utilização de máquinas “mártires” isoladas, num segmento de rede distinto, com cliente de email e browser, mas sem aplicações de trabalho, que possam ser sacrificadas em caso de infeção !

      • Actually, it is “hover”. Hover means “to put the cursor on a computer screen in a particular place without clicking on it”.

        • Caro Herberto Esteves,
          Em inglês, “hover” e “over” têm significados próximos (“pairar”/”sobre”), mas não são sinónimos.
          No contexto da informática, a acção de passar o rato por cima de uma zona sem “clicar” pode ser chamada correctamente “mouseover” ou “mouse hover”, mas o uso mais comum é “mouseover” – razão pela qual optámos por esta expressão.

  2. Isso nao ‘e Virus,simplesmente uma falha tecnica que vai ser corrigida na proxima versao do Windows da Microsoft.
    Neste momento essa mesma falha tecnica logico que outras pessoas aproveitam da mesma, existe neste momento varias versoes de Windows Build no mercado aonde nao respeitaram a Microsoft eula, aonde os mesmos neste momento estao aproveitar da situacao.
    Para corrigir essa mesma situacao a Microsoft tem que investigar primeiro outros fabricantes desse mesmo Windows aonde as pessoas encontram no ebay por baixo custo de preco.
    E o Proximo passo podem fazer download de um falso Windows deixa de ser da responsabilidade da Microsoft porque assim o mesmo ‘e Falso, o que esta a originar neste momento milhares de pessoas compraram via internet Windows via ebay aonde existe erros que vao ser corrigidos na proxima versao do Windows.

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …