//

Há um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal

2

Luca Zennaro / EPA

A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta segunda-feira, a existência de um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal. Este trata-se do 14.º caso suspeito no país, com os outros 13 a terem dado negativo.

O paciente encontrava-se no hospital de Santa Maria da Feira, mas entretanto foi transportado num ambulância do INEM para o Hospital S. João, no Porto. De acordo com o Correio da Manhã, o homem em causa terá regressado recentemente de uma viagem a Milão, em Itália, onde a situação é cada vez mais grave.

O número de pessoas infetadas em Itália já chegou às centenas, com sete casos mortais. Apesar dos esforços, o surto do coronavírus continua a disseminar-se, com cada vez mais casos espalhados pelo mundo – e mais perto de Portugal.

Em 48 horas, a Itália assistiu a um aumento exponencial de casos positivos de coronavírus. Até sexta-feira, contabilizavam-se apenas três pessoas infetadas com o vírus.

A informação foi avançada pela agência Reuters nesta segunda-feira, citando a agência italiana ANSA. Itália é o país europeu com mais mortes devido ao coronavírus, e o quarto a nível global, depois da China, Irão e Coreia do Sul.

Assim sendo, as autoridades italianas informaram que ainda não encontraram o chamado “paciente zero“, ou seja, a fonte da propagação. Este domingo de manhã, quando fazia a descrição dos casos identificados, o responsável da proteção civil, Angelo Borrelli, disse que a ausência do “paciente zero” tornava difícil avançar com cenários sobre a difusão da doença.

OMS: mundo tem de preparar para uma “eventual pandemia”

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou esta segunda-feira que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa em Genebra.

“O vírus tem potencial para se tornar uma pandemia? Sem dúvida. Já estamos nesse ponto? Na nossa opinião, ainda não“, afirmou o diretor da OMS.

ZAP //

2 Comments

  1. Pandemia? A OMS perdeu a cabeça de vez. Cada ano morrem na UE mais de meio milhão por causa da gripe e nunca a dita OMS falou em pandemia. Está tudo de cabeça perdida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.