Há um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal

Luca Zennaro / EPA

A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta segunda-feira, a existência de um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal. Este trata-se do 14.º caso suspeito no país, com os outros 13 a terem dado negativo.

O paciente encontrava-se no hospital de Santa Maria da Feira, mas entretanto foi transportado num ambulância do INEM para o Hospital S. João, no Porto. De acordo com o Correio da Manhã, o homem em causa terá regressado recentemente de uma viagem a Milão, em Itália, onde a situação é cada vez mais grave.

O número de pessoas infetadas em Itália já chegou às centenas, com sete casos mortais. Apesar dos esforços, o surto do coronavírus continua a disseminar-se, com cada vez mais casos espalhados pelo mundo – e mais perto de Portugal.

Em 48 horas, a Itália assistiu a um aumento exponencial de casos positivos de coronavírus. Até sexta-feira, contabilizavam-se apenas três pessoas infetadas com o vírus.

A informação foi avançada pela agência Reuters nesta segunda-feira, citando a agência italiana ANSA. Itália é o país europeu com mais mortes devido ao coronavírus, e o quarto a nível global, depois da China, Irão e Coreia do Sul.

Assim sendo, as autoridades italianas informaram que ainda não encontraram o chamado “paciente zero“, ou seja, a fonte da propagação. Este domingo de manhã, quando fazia a descrição dos casos identificados, o responsável da proteção civil, Angelo Borrelli, disse que a ausência do “paciente zero” tornava difícil avançar com cenários sobre a difusão da doença.

OMS: mundo tem de preparar para uma “eventual pandemia”

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou esta segunda-feira que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

“Devemos concentrar-nos na contenção [da epidemia], enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma possível pandemia”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa em Genebra.

“O vírus tem potencial para se tornar uma pandemia? Sem dúvida. Já estamos nesse ponto? Na nossa opinião, ainda não“, afirmou o diretor da OMS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pandemia? A OMS perdeu a cabeça de vez. Cada ano morrem na UE mais de meio milhão por causa da gripe e nunca a dita OMS falou em pandemia. Está tudo de cabeça perdida.

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …