Novo Banco não recebe os 468 milhões da CP, mas vai pesar no bolso dos contribuintes

José Sena Goulão / Lusa

O Ministro das Finanças, João Leão, acompanhado do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e da Secretária de Estado das Finanças, Cláudia Joaquim

O Orçamento do Estado para 2021 não destina nem um cêntimo para o Novo Banco, o que não significa que o banco não venha a pesar nos bolsos dos contribuintes.

Esta terça-feira, o Novo Banco foi o tema central da conferência de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, por insistência dos jornalistas. Segundo o ECO, o banco deverá precisar de mais 475 milhões de euros já no próximo ano ao abrigo do mecanismo de capital contingente, que obriga o Fundo de Resolução a injetar dinheiro no banco para cobrir as necessidades de capital.

Deste montante, refere o diário económico, 275 milhões de euros virão de um empréstimo que o Fundo de Resolução se prepara para contrair junto de um sindicato bancário (formado pela Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander e BPI) em condições que ainda não estão fechadas.

O restante – 200 milhões de euros – corresponde a recursos próprios do próprio Fundo de Resolução, que é financiado, sobretudo, por via de contribuições periódicas provenientes da banca e de contribuições sobre o setor bancário.

O Fundo de Resolução vai, portanto, ter de criar despesa para suportar os encargos da nova injeção no Novo Banco e isso terá impacto direto no défice público.

O Fundo de Resolução é uma entidade classificada estatisticamente como fazendo parte das Administrações Públicas, pelo que todas as suas receitas e despesas são tratadas contabilisticamente da mesma forma que as receitas e despesas de qualquer serviço do Estado.

De acordo com o ministro das Finanças, João Leão, o valor rondará os 200 milhões de euros. “É algo que ainda não está concretizado. Ainda não é certo que essa operação se materialize. É o máximo que pode vir a atingir”, adiantou o governante.

Contudo, no fim da coferência de imprensa, o Ministério das Finanças veio emendar a mão e esclarecer que o impacto do Novo Banco nas contas públicas será de 275 milhões de euros num ano em que o défice orçamental superará os 4%.

O Novo Banco era um tema sensível nas negociações do Orçamento e, mesmo depois da entrega do documento, continuará a sê-lo. A votação na generalidade acontece no próximo dia 28 de outubro, sendo que, sendo aprovado, o Orçamento do Estado para 2021 passa a ser discutido na especialidade, voltando para votação final global a 26 de novembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Vai superar os 4%?… kkkk ai vai, vai! Até vai superar os 8%, quanto mais os 4!! Quem o diz é o dono do dinheiro… Ah, e não se esqueçam dos mil milhões prá TAPe buracos!!

  2. O Costinha e a sua pandilha acreditam mesmo no “português, português, quanto mais miras, menos vês”.
    – MAS VÊ e depois…

  3. nao percebi muito bem isto ? estamos a dar dinheiro a um fundo de resoluçao , dinheiro vai ficar como divida que nunca vai ser paga , banco que vai ser entregue a uma entidade estrangeira particular registada em offshores , sera de mim ou isto Cheira tudo muito Mal ?

RESPONDER

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …