Novo Banco vai ter de tapar buraco de burla de ex-gestor em Espanha. Presidente não revela valor

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, admitiu esta quarta-feira que a fraude de um ex-gestor do banco em investigação em Espanha terá custos para a instituição.

“É um caso de polícia, um caso confinado a um balcão, já encerrado, a um ex-funcionário e um grupo de clientes reduzido, cerca de 80”, disse António Ramalho.

Em entrevista à RTP, António Ramalho disse que a fraude milionária, revelada pelo jornal espanhol El Correo e avançada em Portugal pelo jornal ECO, terá impactos para o Novo Banco, uma vez que o banco pode vir a ter de compensar os clientes.

Ramalho, não querendo comentar se o caso pode custar 50 milhões de euros – o número que, segundo a imprensa, é reclamado pelos clientes afetados -não quantificou valores, dizendo apenas que “aquilo que seremos chamados é menos do que se anuncia e sempre muito mais do que devia ser”.

O ECO noticiou na quarta-feira que um ex-gestor do Novo Banco em Espanha está a ser investigado por ter burlado cerca de 80 clientes da região de Santander, através de um esquema de pirâmide que terá durado mais de uma década, reclamando os lesados 50 milhões de euros.

António Ramalho viajou esta semana a Espanha para se pôr a par da situação, estando a decorrer auditorias para avaliar o que se passou.

O Novo Banco divulgou na semana passada prejuízos de 1.058,8 milhões de euros em 2019, menos do que os 1.412,6 milhões de euros verificados em 2018. Com as perdas de 2019 conhecidas, desde agosto de 2014, quando foi criado para ficar com parte da atividade bancária do BES, o Novo Banco já acumula prejuízos de 7.036,3 milhões.

O banco vai pedir uma injeção de capital ao Fundo de Resolução de 1.037 milhões.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o Governo Português PARE de pagar dívidas de maus gerentes (por burrice, corrupção ou abuso de poder).
    Os portugueses não têm de pagar incompetências desses homens, porque “senhores” !!!

  2. Não se trata de incompetência! Trata-se de uma enorme capacidade de vigarizar o próximo! Consta que a sucursal do NB em Santander, Espanha, teve um gestor Jacob Vidal acusado de ter efectuado operações fraudulentas que lesaram clientes no montante de 50 milhões e que o banco agora quer indemnizar!!! Há um outro funcionário despedido que pede 2 milhões de indemnização! Agora até em Espanha temos que ressarcir os vigaristas!

RESPONDER

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …