/

Novo Banco vai ter de tapar buraco de burla de ex-gestor em Espanha. Presidente não revela valor

6

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, admitiu esta quarta-feira que a fraude de um ex-gestor do banco em investigação em Espanha terá custos para a instituição.

“É um caso de polícia, um caso confinado a um balcão, já encerrado, a um ex-funcionário e um grupo de clientes reduzido, cerca de 80”, disse António Ramalho.

Em entrevista à RTP, António Ramalho disse que a fraude milionária, revelada pelo jornal espanhol El Correo e avançada em Portugal pelo jornal ECO, terá impactos para o Novo Banco, uma vez que o banco pode vir a ter de compensar os clientes.

Ramalho, não querendo comentar se o caso pode custar 50 milhões de euros – o número que, segundo a imprensa, é reclamado pelos clientes afetados -não quantificou valores, dizendo apenas que “aquilo que seremos chamados é menos do que se anuncia e sempre muito mais do que devia ser”.

O ECO noticiou na quarta-feira que um ex-gestor do Novo Banco em Espanha está a ser investigado por ter burlado cerca de 80 clientes da região de Santander, através de um esquema de pirâmide que terá durado mais de uma década, reclamando os lesados 50 milhões de euros.

António Ramalho viajou esta semana a Espanha para se pôr a par da situação, estando a decorrer auditorias para avaliar o que se passou.

O Novo Banco divulgou na semana passada prejuízos de 1.058,8 milhões de euros em 2019, menos do que os 1.412,6 milhões de euros verificados em 2018. Com as perdas de 2019 conhecidas, desde agosto de 2014, quando foi criado para ficar com parte da atividade bancária do BES, o Novo Banco já acumula prejuízos de 7.036,3 milhões.

O banco vai pedir uma injeção de capital ao Fundo de Resolução de 1.037 milhões.

ZAP //

 

 

6 Comments

  1. Espero que o Governo Português PARE de pagar dívidas de maus gerentes (por burrice, corrupção ou abuso de poder).
    Os portugueses não têm de pagar incompetências desses homens, porque “senhores” !!!

  2. Não se trata de incompetência! Trata-se de uma enorme capacidade de vigarizar o próximo! Consta que a sucursal do NB em Santander, Espanha, teve um gestor Jacob Vidal acusado de ter efectuado operações fraudulentas que lesaram clientes no montante de 50 milhões e que o banco agora quer indemnizar!!! Há um outro funcionário despedido que pede 2 milhões de indemnização! Agora até em Espanha temos que ressarcir os vigaristas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.