/

Novo Banco apaga dívida de 160 milhões de Vieira (e vai tornar-se accionista da Benfica SAD)

12

O Novo Banco assumiu o prejuízo pelo não pagamento da dívida do grupo económico de Luís Filipe Vieira. Estão em causa 160 milhões de euros em Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) que foram, afinal, pagos pelos contribuintes através do Fundo de Resolução.

O Relatório e Contas de 2021 do Novo Banco atribui “o valor zero a uma dívida em VMOC de 160 milhões de euros”, como constata o Correio da Manhã (CM) que teve acesso ao documento.

Este dado aponta que a entidade financeira assumiu o prejuízo, pelo que foram os contribuintes a pagá-lo através do Fundo de Resolução que já fez várias injecções de capital no banco.

Estas VMOC surgem no âmbito das dívidas do Grupo Promovalor que é detido por Luís Filipe Vieira e que é um dos grandes devedores do Novo Banco. No final de 2018, a dívida bruta do grupo ascendia a 760 milhões de euros.

Os VMOC respeitam à conversão de uma parte da dívida em acções do capital de duas empresas do universo de Vieira, precisamente a Promovalor II (66%) e a Inland (63%).

No Relatório e Contas do Novo Banco alusivo ao ano passado assume-se a dívida das VMOC e também a dura realidade de que os activos destas duas empresas são insuficientes para garantir o pagamento da dívida de 160 milhões de euros, estimando-se que valem apenas 2,4 milhões no melhor cenário possível.

Entretanto, o Novo Banco vai também tornar-se accionista da Benfica SAD depois do arresto das acções de Vieira.

Estão em causa 753.615 acções que representam 3,28% do capital da Benfica SAD e que o banco espera vender para tentar recuperar alguns dos prejuízos causados pelas empresas de Vieira.

O Fundo de Resolução já suportou 290 milhões de euros com perdas do Novo Banco relacionadas com o grupo de Vieira, segundo a comunicação que a entidade enviou ao Ministério Público no âmbito da operação judicial “Cartão Vermelho”, onde o ex-presidente do Benfica é o principal arguido.

Apesar de todos os relatos de prejuízos e de mais pedidos de dinheiro ao Fundo de Resolução, o Novo Banco tem distribuído prémios aos seus gestores, o que tem motivado diversas críticas.

ZAP //

12 Comments

  1. Novamente o povo paga pelos corruptos!
    Aguentem que foi por isso que ficaram em casa todos os dias em vez de reclamar por políticos melhores!! A corrupção favorece a corrupção e vocês povo só vão ver isso quando a vossa vida depender das boas ações desta gente!!

  2. Lamento, mas isto não dá. Não dá.
    Fico a pensar no 1º filme de uma certa trilogia dos anos 70, em que as pessoas são forçadas a fazer propostas que não se podem recusar.

    • E no 2º e 3º filmes continua tudo na mesma…infelizmente também vi algum paralelismo nesses filmes com a relação atual entre a política e “a alta finança”, embora com menos “sangue” propriamente dito mas com milhões à mesma a passarem dos nossos bolsos para os “bolsos de padrinhos”, mediante esquemas financeiros muito pouco ou nada transparentes.

  3. Os ramalhos deste país no seu melhor , bem como os governos que se equivalem aos da guerra civil de oitocentos quando o liberalismo de D. Pedro entrou no reino aos pulos na pelintrice. Viva a nova carta , os Vieiras , os Pintos, os Espíritos dos Santos , os Socrates e as Portas e as Varas deste ocidente lustroso. Uma vergonhosa gestão a favor dumas dúzias de pançudos! Na avalanche politica , hã um único pagante, o povo. Onde está esse povo unido com que tomaram o poder?
    Jamais será vencido???? A Comédia continua!!!!!!

    • Onde está esse povo unido?
      Já não está. Precisamos de um novo Salgueiro Maia, mas de um Salgueiro Maia que viva o tempo suficiente para conduzir tantas colunas quantas as necessárias, de Santarém ou de outro qualquer ponto do país até Lisboa.

  4. Então tanto prejuizo e depois, Novo Banco tem distribuído prémios aos seus gestores, só para rir na Republica das bananas ou então Banca sempre a parte, porque pagamos todos; por isso não recebi nada do IRS e com ordenado na media nacional, está correcto Eu é que estou errado

  5. Qual o País que tem o povo mais conformado do mundo?

    Portugal.

    Noutros tempos, os Franceses usaram a guilhotina.

    Agora basta arrestar bens e prender estes bandidos.

  6. Se o Rui Costa como Presidente do Benfica permitir este negócio, esta será a prova definitiva de que ele tambem está envolvido nos negócios do LFV e que o Benfica tem outra vez um presidente corrupto á sua frente. Mesmo assim, num Estado de direito isto não devia ser permitido. A procuradoria tem de intervir e proibir este negócio. O Benfica tem de ir a novas eleições porque pelos vistos o LFV continua a mandar no Benfica através do Rui Costa.

    • Vai desculpar-me, mas o Rui Costa não é visto nem achado no negócio: as acções do Vieira são executadas (ou servem para dação em cumprimento) e o NB assume a posição do Vieira na SAD do Benfica.
      Depois o NB vende a quem quiser (que até pode ser ao próprio Benfica – clube ou SAD).
      Mas o Benfica e o Rui Costa nada podem fazer ba primeira operação, porque é uma execução de património.
      Em suma: quando não percebemos minimamente do assunto o melhor é estarmos calados.

  7. Quem acredita não ser gado para os ricos comerem, ou está a enganar-se a si próprio, ou é um deles. Dividir para conquistar, é a arma que usam desde sempre.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.