/

Luís Filipe Vieira e “Rei dos Frangos” detidos após buscas

2

Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, conhecido como ‘Rei dos Frangos’, foram detidos após buscas. O filho do presidente benfiquista também foi detido.

Em causa estarão suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Luís Filipe Vieira foi detido, em sua casa, em Algés, no âmbito deste processo. Entretanto, a TVI24 avançou José Manuel dos Santos, o filho do presidente do Benfica e um empresário de Braga também foram detidos.

“Os detidos serão presentes, previsivelmente no decurso do dia de amanhã, a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação, considerando a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, de medidas coação diferentes do termo de identidade e residência”, escreve o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) em comunicado, sugerindo que os arguidos podem ficar em prisão preventiva.

“No processo investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades”, lê-se ainda no comunicado.

Segundo o semanário Sol, a investigação está a ser liderada por Rosário Teixeira e Paulo Silva, da Inspeção Tributária de Braga, e pelo juiz Carlos Alexandre. Estão no terreno agentes da PSP e inspetores da Autoridade Tributária, numa operação coordenada pelo .

O presidente do SL Benfica é também suspeito do crime de abuso de confiança referente a ganhos milionários obtidos na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro. A investigação terá tido origem no processo Monte Branco, a rede suíça de fraude fiscal que operava em Portugal.

Fonte do Benfica e da PSP confirmaram à Tribuna Expresso que as buscas estavam a decorrer nas instalações da SAD ‘encarnada’. A SIC Notícias avança que as buscas também estão a decorrer na casa de Luís Filipe Vieira e no Novo Banco.

Por sua vez, fonte ligada ao processo explicou à Lusa que em causa está uma investigação relacionada com Luís Filipe Vieira a título individual e não como presidente do clube.

Também foi alvo de buscas o escritório da C2 Capital Partners, empresa liderada por Nuno Gaioso Ribeiro, antigo vice-presidente do Benfica.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.