/

Novo Banco volta a dar prémios de milhões à gestão de Ramalho (após pedir mais dinheiro)

6

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

O Novo Banco definiu prémios de 1,6 milhões de euros para a equipa de gestão liderada por António Ramalho pelo desempenho em 2021, um ano em que voltou a pedir mais dinheiro ao Fundo de Resolução.

Em 2021, o Novo Banco apresentou lucros pela primeira vez, num valor de 185 milhões de euros. Apesar disso, a instituição financeira pediu uma nova injecção de capital, de 209 milhões de euros ao Fundo de Resolução.

Neste cenário, o relatório e contas do banco divulgado nesta quinta-feira aponta que a administração liderada por António Ramalho vai ter direito a prémios de 1,6 milhões de euros pelo desempenho em 2021.

A atribuição deste valor baseia-se no “desempenho individual e colectivo de cada membro, avaliado pelo Comité de Remunerações”, aponta o documento.

“Esta atribuição não deu origem a direitos adquiridos e nenhum pagamento foi realizado a estes membros, estando a mesma sujeita à verificação das condições previstas na Política de Remunerações“, explica também o relatório, dando a entender que o valor ainda está sujeito a ajustamentos.

Contudo, o pagamento destes prémios só pode ser feito depois de a Comissão Europeia aprovar o plano de reestruturação do banco que foi delineado em 2017.

No ano passado, o Novo Banco distribuiu prémios de 1,86 milhões de euros aos administradores pelo desempenho em 2020. A gestão de 2019 valeu aos gestores prémios de 1,99 milhões de euros.

Note-se que no todo destes três anos, o banco apresentou prejuízos em dois deles, só tendo lucro num.

O Fundo de Resolução e o Governo já têm criticado esta distribuição de prémios.

Além disso, o Fundo de Resolução opôs-se a mais uma injecção de capital na instituição. E o ministro das Finanças, Fernando Medina, também veio garantir que não vai haver mais dinheiro para o banco.

A instituição financeira já recebeu cerca de 3,4 mil milhões de euros do Fundo de Resolução ao abrigo do chamado mecanismo de capital contingente que foi criado no âmbito da venda do banco ao Fundo Lone Star. O valor máximo definido neste mecanismo é de 3,89 mil milhões de euros.

ZAP //

6 Comments

  1. Há umas certas drageias que resolvem muitos problemas e rapidamente, e que por muito mau que pareça estão a fazer muita falta em portugal!
    Não sei se sabem a que me refiro.

  2. Isto é que é um regime democrático onde os caloteiros governam-se é os trabalhadores sofrem privações.. Mas o mais engraçado é que o LFV vai a eleições no Benfica e consegue ganhar com 90%. É o povo português no seu melhor. O crime compensa em Portugal.

  3. Afinal de que serve o Tribunal de Contas? Sou reformado e o Banco Espirito Santo deveme 38.000€ sendo que fui confirmado pelo TRIBUNAL DE CONTAS como um credor, a minha pergunta é se á Euros para Prémios porque razão não somos resarcidos do que indevidamente nos foi subtraido.

  4. Afinal de que serve o Tribunal de Contas? Sou reformado e o Banco Espirito Santo deveme 38.000€ sendo que fui confirmado pelo TRIBUNAL DE CONTAS como um credor, a minha pergunta é se á Euros para Prémios porque razão não somos resarcidos do que indevidamente nos foi subtraido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.