/

Fundo de Resolução nega mais dinheiro ao Novo Banco. Rui Rio fala em “vergonha sem limites”

4

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, durante a conferência de imprensa para a apresentação da nova imagem de marca

Rui Rio, presidente do PSD, considera que o pedido do Novo Banco, para receber mais 200 milhões de euros em ajudas, é “uma vergonha sem limites”. E uma fonte do Fundo de Resolução avisa que “não é devido qualquer pagamento” à entidade financeira.

O Novo Banco anunciou, nesta semana, lucros de 184,5 milhões de euros em 2021. Mas, apesar disso, pediu mais 200 milhões de euros em ajudas ao Fundo de Resolução. Um pedido justificado com o impacto de um mecanismo de tributação de imóveis que surge no Orçamento do Estado para 2021.

Mas o Fundo de Resolução entende que não há razões para dar mais dinheiro ao Novo Banco, conforme confirmou fonte desta entidade ao Expresso.

“Apesar da insuficiência de capital apurada pelo Novo Banco, os dados disponíveis confirmam o entendimento do Fundo de Resolução de que, em cumprimento do Acordo de Capitalização Contingente, não é devido qualquer pagamento relativamente às contas do exercício de 2021″, destaca uma fonte oficial do Fundo citada pelo semanário.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha criticado um novo pedido de ajuda do Novo Banco mesmo antes de este se ter concretizado.

E também Rui Rio se junta às críticas, falando de “uma vergonha sem limites” e apontando que o “Governo encara com a maior das tranquilidade” e a que “a Justiça assiste, calmamente, sentada no camarote”.

“É assim que o País “funciona”; sendo certo que assim não tem futuro“, escreve ainda o líder do PSD no Twitter.

ZAP //

4 Comments

  1. Admirável como o presidente do Novo Banco, com um passado honroso em várias instituições nacionais, consegue destruir todo esse crédito acumulado, ao colocar-se na devesa de uns quaisquer estrangeiros que detêm o banco. Acredito que a raiva que hoje suscita sos portugueses estará a par com a que sentimos por Ricardo Salgado.

  2. e Ninguem vai preso ! o Crime compensa em Portugal se estiver ligado a banca ,politica e as somas envolvidas forem aos milhoes , da para comprar tudo e todos

  3. A estes senhores disseram-lhes (o governo) que eles tinham um crédito de 3,9 MM para usar!!!
    Mesmo que tenham lucros e não precisem, eles vão tentar esgotar a massa toda.
    Anda Kosta, dá-lhes mais dinheirinho que quando saíres do governo o Ramalho arranja-te um tachito no banco!!!?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.