Nova Zelândia abre exceção e deixa James Cameron entrar no país para filmar sequela de Avatar

Universe SoundTrack / YouTube

A Nova Zelândia abriu uma exceção para o realizador cinematográfico James Cameron viajar até ao país para gravar a sequela do filme Avatar.

Desde o início da epidemia, o arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registou 1.154 casos e 22 mortos. Havia 11 casos ativos a 24 de junho, todos eles residentes que regressaram do exterior e estão em quarentena obrigatória.

Com a situação aparentemente sob controlo, a Nova Zelândia permitiu que Cameron e a sua equipa de 30 profissionais entrassem no país, que está há três meses fechado para estrangeiros. Segundo o diário britânico Time, a produção da sequela de Avatar vai trazer emprego a 400 neozelandeses.

“Temos um novo superpoder, que é estar livre de covid num mundo infetado pelo vírus”, disse Roger Partridge, presidente do think tank The New Zealand Initiative. “Devemos pensar como é que podemos tirar proveito disso para trazer alguma vida de volta à economia”.

A sequela de Avatar está a ser produzida em Wellington em parceria com a Weta Digital, do realizador neozelandês Peter Jackson. Cameron alugou um avião e pagou a conta da quarentena de duas semanas no hotel da cidade para regressar ao trabalho.

“É um sinal para outros filmes de que eles podem voltar a trabalhar aqui com segurança e para outras empresas que talvez não pensassem em vir para a Nova Zelândia antes”, disse o produtor Jon Landau. “As oportunidades são imensas e somos o calço na porta que, esperançosamente, abre muito para a economia”.

O filme Avatar estreou nos cinemas em 2009, gerando 2,79 mil milhões de dólares em bilheteira e conquistando dois Óscares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …