Nova nota de 10 euros em circulação a 23 de Setembro

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que a nova nota de 10 euros vai entrar em circulação a 23 de setembro, defendendo que há tempo suficiente para preparar uma introdução suave.

O BCE informou que a nova nota de 10 euros será facilmente reconhecível porque o desenho é parecido com o da primeira edição.

“O desenho incorpora avanços na tecnologia de notas que a tornam mais resistente à falsificação”, segundo o BCE.

A entidade monetária europeia vai introduzir as novas notas da série Europa paulatinamente ao longo de vários anos.

A nova nota de 5 euros da série Europa está em circulação desde 2 de maio em toda a zona euro, mas algumas máquinas registaram problemas para as aceitar.

Estas novas notas são o resultado dos avanços realizados no âmbito da tecnologia de notas desde a introdução da primeira série há mais de dez anos e incorporam novos e melhores elementos de segurança.

O BCE recorda que 334 milhões de pessoas em 18 países utilizam atualmente o euro.

O membro luxemburguês do Comité Executivo do BCE, Yves Mersch, afirmou na apresentação das novas notas de 10 euros que “12 anos depois as notas e moedas do euro terem entrado em circulação, é fácil tomá-los como garantidos e esquecer que introduzir o euro foi um projeto ambicioso”.

“A moeda única ajudou a unir milhões de europeus em toda a nossa diversidade e as notas e moedas são um símbolo tangível da nossa determinação de apoiar a União Europeia”, adiantou Mersch.

O BCE e os bancos centrais nacionais estabeleceram um programa de colaboração tanto para fabricantes e fornecedores de maquinaria de tratamento de notas, como para clientes e utilizadores, depois de algumas máquinas terem registado problemas no ano passado para aceitar a nova nota de 5 euros.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

BPI multiplica lucros por dez no primeiro trimestre

O banco BPI obteve um lucro de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, multiplicando por dez o resultado líquido obtido no período homólogo de 2020, resultado justificado pelo alívio na constituição de …

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …