Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

Massimo Percossi / EPA

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a ‘Big Apple’ é atualmente o epicentro do novo coronavírus nos Estados Unidos.

“Temos o que necessitamos para a próxima semana. Mas estou muito preocupado com o que pode acontecer depois de domingo, 5 de abril. Não sei se vamos ter equipas e o material médico necessário”, disse Bill de Blasio, na conferência de imprensa diária, onde afirmou que Nova Iorque tem atualmente 25.573 pessoas infetadas com o novo coronavírus e registou 366 mortes.

O autarca aproveitou para agradecer ao governo federal os 2.500 ventiladores recebidos, sustentando que “cada um deles pode salvar uma vida”, embora saliente que precisa de 10 mil, no total.

De Blasio rejeitou as declarações de quinta-feira do presidente dos EUA, Donald Trump, que duvidou que Nova Iorque precisasse dessa quantidade de ventiladores.

“Eu insisto neste número, porque acredito que esteja baseado em factos. Nova Iorque não está a receber o apoio que precisa de Washington”, criticou.

O edil mostrou ainda preocupação com as comunidades religiosas que continuam a reunir-se nas igrejas e sinagogas da cidade.

“Não há muitos casos, mas continuam a realizar-se”, disse, deixando claro que as instituições religiosas que não cumprirem as medidas de restrição estabelecidas poderão ser sancionadas pecuniariamente ou verem os locais de culto encerrados.

Segundo Bill de Blasio, as autoridades locais estão a considerar autuar todos os cidadãos que participem em grupos superiores a dez pessoas, número máximo permitido em Nova Iorque, região que regista quase metade dos mais de 100 mil infetados nos Estados Unidos.

Entretanto estão a decorrer averiguações para verificar a possibilidade de o vírus ter atingido uma residência da terceira idade no Centro de Assistência de Higland, no bairro de Queens, onde em pouco mais de quatro horas faleceram esta sexta-feira três pessoas.

Segundo a imprensa local, não se sabe ainda se estavam infetados pelo novo coronavírus. Um dos residentes, de 61 anos, sofria de hipertensão, um homem, de 91 anos, apresentava problemas cardíacos, bem como uma mulher de 99 anos.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pela Universidade Johns Hopkins, os EUA ultrapassaram a barreira dos 100 mil infetados, sendo que morreram 1.544 pessoas.

Assim, os Estados Unidos são o país com mais casos no mundo, à frente de Itália e a China, atualmente com 86.498 e 81.340 infetados, respetivamente.

Na quarta-feira, o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, manifestou a sua preocupação com a incapacidade do sistema de saúde dar resposta ao pico da crise de pandemia, dizendo que poderão vir a ser precisas 140 mil camas médicas, quando apenas existem 53 mil.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500. Dos casos de infeção, pelo menos 124.400 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …