/

De Nova Iorque a Londres em 2 horas. É o novo avião hipersónico da Boeing

3

(dr) Boeing

Esta terça-feira, a Boeing revelou um dos seus mais ambiciosos projetos na Conferência do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica deste ano, na Geórgia: sobrevoar o oceano Atlântico em apenas duas horas.

“Estamos entusiasmados com o potencial da tecnologia hipersónica de ligar o mundo mais rápido do que nunca”, disse Kevin Bowcutt, cientista chefe de hipersónicos da Boeing.

Seis décadas de trabalho estão agora a dar frutos e a ser projetadas em veículos hipersónicos experimentais. “Isto torna-nos na companhia certa para liderar o esforço de trazer essa tecnologia para o mercado no futuro.”

De acordo com a Sputinik News, que cita a Aviation Week, o conceito, que vai ainda ser “batizado”, visa oferecer uma “capacidade de passageiros maior do que os jatos executivos de longo alcance, mas menor que o 737 da Boeing”.

Este avião hipersónico tem muitas semelhanças com o Concorde, um jato que consegue acomodar 92 a 128 passageiros, movido a turbojato, construído pela empresa franco-britânica Aérospatiale/BAC . Voava na velocidade de Mach 2.04.

O avião da Boeing voa a uma velocidade de cinco vezes a velocidade do som (Mach 5) sendo, por isso, capaz de atravessar o Atlântico em duas horas e o Pacífico em três. Atualmente, um jato de passageiros padrão demora cerca de sete horas a realizar esse percurso, enquanto que um voo sem escalas de Los Angeles para Tóquio leva cerca de 12 horas para ser concluído.

Embora Bowcutt não tenha avançado uma data exata para ser possível ver este avião rasgar os céus, o responsável afirmou que seriam necessários 20 a 30 anos para que o jato estivesse completamente operacional.

No entanto, o prazo pode encurtar se os criadores conseguirem preparar uma aeronave para os militares dos Estados Unidos. Se as coisas correrem bem, a aeronave será usada para testar uma ampla gama de tecnologias de fuselagem, sistemas e propulsão, avançou o Daily Mail.

“Tecnologicamente, conseguiríamos ter uma aeronave operacional militar hipersónica, como uma ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento), nos céus daqui a 10 anos. Mas um avião comercial implica muita coisa, incluindo os requisitos de mercado, quer regulatórios quer ambientais”, explicou Bowcutt.

O avião da Boeing estará em exibição no Farnborough Air Show do Reino Unido, de 16 a 22 de julho.

3 Comments

  1. Balelas… Já têm aviões supersónicos e inclusive superluminais há quase 60 anos. Perguntem à Lockheed e vejam o trabalho do Dr William Tompkins.
    O povo é sempre o último a saber depois deles andarem nos seus brinquedos há imenso tempo…
    Agora que o Musk anda a fazer-lhes séria concorrência, toca a apressar a tornar públicas as tecnologias que para eles já estão obsoletas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.