De Nova Iorque a Londres em 2 horas. É o novo avião hipersónico da Boeing

(dr) Boeing

Esta terça-feira, a Boeing revelou um dos seus mais ambiciosos projetos na Conferência do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica deste ano, na Geórgia: sobrevoar o oceano Atlântico em apenas duas horas.

“Estamos entusiasmados com o potencial da tecnologia hipersónica de ligar o mundo mais rápido do que nunca”, disse Kevin Bowcutt, cientista chefe de hipersónicos da Boeing.

Seis décadas de trabalho estão agora a dar frutos e a ser projetadas em veículos hipersónicos experimentais. “Isto torna-nos na companhia certa para liderar o esforço de trazer essa tecnologia para o mercado no futuro.”

De acordo com a Sputinik News, que cita a Aviation Week, o conceito, que vai ainda ser “batizado”, visa oferecer uma “capacidade de passageiros maior do que os jatos executivos de longo alcance, mas menor que o 737 da Boeing”.

Este avião hipersónico tem muitas semelhanças com o Concorde, um jato que consegue acomodar 92 a 128 passageiros, movido a turbojato, construído pela empresa franco-britânica Aérospatiale/BAC . Voava na velocidade de Mach 2.04.

O avião da Boeing voa a uma velocidade de cinco vezes a velocidade do som (Mach 5) sendo, por isso, capaz de atravessar o Atlântico em duas horas e o Pacífico em três. Atualmente, um jato de passageiros padrão demora cerca de sete horas a realizar esse percurso, enquanto que um voo sem escalas de Los Angeles para Tóquio leva cerca de 12 horas para ser concluído.

Embora Bowcutt não tenha avançado uma data exata para ser possível ver este avião rasgar os céus, o responsável afirmou que seriam necessários 20 a 30 anos para que o jato estivesse completamente operacional.

No entanto, o prazo pode encurtar se os criadores conseguirem preparar uma aeronave para os militares dos Estados Unidos. Se as coisas correrem bem, a aeronave será usada para testar uma ampla gama de tecnologias de fuselagem, sistemas e propulsão, avançou o Daily Mail.

“Tecnologicamente, conseguiríamos ter uma aeronave operacional militar hipersónica, como uma ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento), nos céus daqui a 10 anos. Mas um avião comercial implica muita coisa, incluindo os requisitos de mercado, quer regulatórios quer ambientais”, explicou Bowcutt.

O avião da Boeing estará em exibição no Farnborough Air Show do Reino Unido, de 16 a 22 de julho.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Balelas… Já têm aviões supersónicos e inclusive superluminais há quase 60 anos. Perguntem à Lockheed e vejam o trabalho do Dr William Tompkins.
    O povo é sempre o último a saber depois deles andarem nos seus brinquedos há imenso tempo…
    Agora que o Musk anda a fazer-lhes séria concorrência, toca a apressar a tornar públicas as tecnologias que para eles já estão obsoletas.

RESPONDER

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …