Demorou quase um ano, mas Graça Freitas tem sucessora: o percurso de Rita Sá Machado

1

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas

Médica e conselheira da Organização Mundial de Saúde vai assumir o cargo em Novembro, até 2028.

A médica Rita Sá Machado será a partir do dia 01 de novembro a nova diretora-geral da Saúde, substituindo Graça Freitas, anunciou o Ministério da Saúde.

Médica e conselheira da Organização Mundial de Saúde na área da saúde e migrações vai assumir o cargo por um período de cinco anos.

De acordo com a nota bibliográfica divulgada pelo Governo, Rita Sá Machado, de 36 anos, formou-se em Medicina na Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, tendo formação em Medicina em Viagem e Populações Móveis, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Possui ainda uma pós-graduação em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School e uma pós-graduação em Educação Médica pela Harvard Medical School.

“A nova diretora-geral da Saúde desempenhava funções em Genebra, como conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da Saúde e Migrações. Antes, foi conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal, e chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde (DGS)”, adianta a nota do Governo.

Rita Sá Machado iniciou funções como médica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, tendo também exercido funções na área da saúde pública da Direção-Geral da Saúde, na Administração Regional de Saúde do Norte e na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal).

“O ministro da Saúde deseja os maiores sucessos à nova diretora-geral da Saúde e aproveita este momento para renovar o agradecimento à anterior diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública.

Será também aberto um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta Santos”, lê-se no comunicado.

Quase um ano depois

Este anúncio surge praticamente 10 meses depois da saída de Graça Freitas, cuja reforma foi anunciada no final de Dezembro de 2022.

No entanto, os meses foram passando e a futura ex-diretora-geral foi continuando no cargo. A “saída de cena” deveria ter acontecido no início de 2023 mas Graça Freitas aceitou ser diretora até ser encontrada a sucessora.

Logo em Fevereiro, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, disse que estava “totalmente preparado” para ser o próximo líder da entidade.

No entanto, em Maio, Rui Portugal demitiu-se. Era o único aparente candidato ao cargo, na altura.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.