Notre-Dame. Grávidas e crianças chamadas a fazer exames

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

As autoridades de saúde parisienses pediram que crianças e grávidas que vivem perto de Notre-Dame façam exames de forma a detetar eventuais níveis de chumbo no sangue, após o incêndio na catedral.

Um menino que vive na Île de la Cité – a ilha no rio Sena onde fica a catedral – apresentou recentemente níveis de chumbo no sangue acima do nível de referência. Por esse motivo, surge a convocatória governamental para todas as crianças e grávidas que vivam perto da catedral parisiense.

Na sequência desta descoberta, foi aberta uma investigação para averiguar as causas dos elevados níveis de chumbo do menino e para determinar se há outra explicação que não o incêndio que assolou a catedral no dia 15 de abril, adiantou segunda-feira à noite a autoridade sanitária regional de Paris.

De acordo com o Sapo, a criança apresentou um nível acima da referência de 50 microgramas por litro de sangue. “Como precaução”, disseram as autoridades, solicitou-se às famílias com crianças menores de 7 anos e às grávidas que moram na Île de la Cité que “consultem seus médicos para que lhes faça um pedido de exame para avaliar os níveis de chumbo no sangue“.

O incêndio de Notre-Dame fez com que o chumbo se espalhasse pelo ar da cidade e pelo solo à volta do monumento. Para o público não há perigo, mas as autoridades já fecharam certas zonas. Além disso, quem vive em apartamentos próximos da catedral recebeu instruções específicas sobre como proceder à limpeza dos mesmos.

Em 15 de abril, quando deflagrou o violento incêndio que demorou 15 horas a ser extinto, Notre-Dame encontrava-se em obras de restauro no seu exterior. A causa ainda não está esclarecida, apesar de um curto-circuito ser a mais apontada.

As contribuições para a reconstrução da catedral parisiense excederam já os 800 milhões de euros, de anónimos ao Banco Central Europeu, à Apple, à petrolífera Total ou ás famílias Pinault e Arnault.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …