Notre-Dame. Grávidas e crianças chamadas a fazer exames

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

As autoridades de saúde parisienses pediram que crianças e grávidas que vivem perto de Notre-Dame façam exames de forma a detetar eventuais níveis de chumbo no sangue, após o incêndio na catedral.

Um menino que vive na Île de la Cité – a ilha no rio Sena onde fica a catedral – apresentou recentemente níveis de chumbo no sangue acima do nível de referência. Por esse motivo, surge a convocatória governamental para todas as crianças e grávidas que vivam perto da catedral parisiense.

Na sequência desta descoberta, foi aberta uma investigação para averiguar as causas dos elevados níveis de chumbo do menino e para determinar se há outra explicação que não o incêndio que assolou a catedral no dia 15 de abril, adiantou segunda-feira à noite a autoridade sanitária regional de Paris.

De acordo com o Sapo, a criança apresentou um nível acima da referência de 50 microgramas por litro de sangue. “Como precaução”, disseram as autoridades, solicitou-se às famílias com crianças menores de 7 anos e às grávidas que moram na Île de la Cité que “consultem seus médicos para que lhes faça um pedido de exame para avaliar os níveis de chumbo no sangue“.

O incêndio de Notre-Dame fez com que o chumbo se espalhasse pelo ar da cidade e pelo solo à volta do monumento. Para o público não há perigo, mas as autoridades já fecharam certas zonas. Além disso, quem vive em apartamentos próximos da catedral recebeu instruções específicas sobre como proceder à limpeza dos mesmos.

Em 15 de abril, quando deflagrou o violento incêndio que demorou 15 horas a ser extinto, Notre-Dame encontrava-se em obras de restauro no seu exterior. A causa ainda não está esclarecida, apesar de um curto-circuito ser a mais apontada.

As contribuições para a reconstrução da catedral parisiense excederam já os 800 milhões de euros, de anónimos ao Banco Central Europeu, à Apple, à petrolífera Total ou ás famílias Pinault e Arnault.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Falta de controlo. Gestão de donativos de Pedrógão arrasada pelo Tribunal de Contas

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …