“Quem é Nossa Senhora?” entre as perguntas mais populares sobre Fátima no Google

Paulo Cunha / Lusa

-

Quem é a Nossa Senhora de Fátima e onde apareceu, qual o milagre dos pastorinhos, como chegar a Fátima e quanto gasta um peregrino foram algumas das perguntas feitas no Google, em Portugal, entre quarta-feira e domingo.

Segundo os dados enviados à agência Lusa, no topo das questões sobre o tópico “Fátima”, os portugueses perguntaram quem era a Nossa Senhora de Fátima, onde e em que ano apareceu e se é “mãe de Jesus“.

No entanto, nas perguntas mais populares, também houve quem quisesse saber quanto pesa o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima, quais os segredos de Fátima, como é que se faz uma promessa e quem é que fez a imagem que está na Cova da Iria.

O dia da chegada do papa, na sexta-feira, foi aquele em que os portugueses fizeram mais pesquisas sobre Francisco, perguntando no motor de pesquisa quando chegava Jorge Bergoglio, que idade tinha e a última vez que um papa tinha vindo a Portugal, informou à agência Lusa a Google.

Já os pastorinhos, apesar de terem sido canonizados no dia seguinte, também motivaram mais pesquisas na sexta-feira, com os portugueses a perguntarem a idade com que morreram, como e quando morreram, qual foi o seu milagre e o que terá dito Nossa Senhora de Fátima às três crianças.

Sobre a canonização, os portugueses quiseram saber o que era, como funcionava, que diferença havia com a beatificação e qual o milagre que tornou Jacinta e Francisco santos.

As atenções viraram-se também para o “milagre do sol”, com as pessoas a perguntarem no Google qual era a explicação científica desse fenómeno.

O trânsito em Fátima, como é que os peregrinos voltavam para casa e quanto gastavam foram também outras das perguntas feitas em torno da visita do papa.

Na sexta-feira, com mais de 100 mil pesquisas, o papa Francisco foi o segundo tópico mais popular, atrás do Benfica, tendo também registado grande popularidade no dia anterior à sua visita, a 11. Já no dia 13 as atenções viraram-se para o Benfica e para Salvador Sobral que conquistou o festival Eurovisão.

A 15 de dezembro de 2016, quando foi confirmada a visita de Francisco a Fátima, entre 12 e 13 de maio, os portugueses perguntaram como se consegue uma bênção papal, o que é o 13 de outubro e como é que faz a novena a Nossa Senhora de Fátima.

Já a 20 de abril, após o anúncio de que a canonização seria em Fátima, os portugueses perguntaram, entre outras questões, onde se comprava o pendente “Papa Fátima 2017” e “o que achavam os médicos” do milagre que terá curado uma criança brasileira e que permitiu a elevação dos pastorinhos a santos.

O papa Francisco esteve em Fátima na sexta-feira e no sábado, durante perto de 24 horas, para presidir às cerimónias do centenário das “aparições” e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que, em 1917, afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria. Um milhão de pessoas presenciou ao vivo as celebrações nestes dois dias.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …