Criança brasileira curada pelos Pastorinhos vem a Fátima

José Gomes / Flickr

-

A criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinto, e a sua família, vão assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima, com o papa Francisco, disse esta sexta-feira fonte do Santuário.

A família fará uma declaração à imprensa, no dia 11, em Fátima, ainda em horário a definir, mas a criança não aparecerá em público, dado que é menor.

“A família quer fazer esse testemunho em Fátima”, disse a mesma fonte.

A Rádio Vaticana noticiou, na quinta-feira, que o milagre reconhecido a 23 de março e que permite a canonização de Francisco e Jacinta se relaciona com a “cura inexplicável” de uma criança brasileira, que sobreviveu a uma queda de sete metros quando tinha 6 anos.

Esta informação, divulgada no dia em que o Vaticano anunciou que Jacinta e Francisco Marto seriam canonizados em Fátima, não identifica nem a criança nem o local do Brasil onde terão decorrido os acontecimentos, mas descreve o que se passou.

A criança “estava na casa do avô, a brincar com a irmã, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”.

Depois de transportada ao hospital em coma, foi operada, e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.

Segundo a Rádio do Vaticano, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.

A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como uma cura inexplicável do ponto de vista científico”.

“No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. E, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, destaca a Rádio Vaticano.

O arcebispo de Olinda e Recife mostrou-se satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que o Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos. Não conheço a criança, mas pretendo conhecê-la”, afirmou à Lusa António Saburido.

O papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de terem estado na origem do fenómeno de Fátima, com a sua prima Lúcia de Jesus, entre maio e outubro de 1917.

ZAP // Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. De facto este tipo de coisa vê-se bem que é mal amanhada. Na época das tais “aparições” morreram só em Portugal cerca de 120 mil pessoas (incluindo os 2 “pastorinhos”) de gripe espanhola; nunca na nossa história morreram em tão curto espaço de tempo tantos portugueses. Essa sim, seria a boa altura para um milagre.

  2. Muito bem montada esta campanha de marketing da Igreja… do melhor, mesmo!!!
    .
    Realmente esse tal pai brasileiro deve ter mesmo “invocado” os tais dois pastorinhos que, coitados, são tão santos e fazem tantos milagres que além da vida desgraçada que tiveram, não sabiam ler/escrever nem passaram dos 10 anos de idade!…
    Se calhar não havia nenhum santo no Brasil disponível…
    Também é pena não terem feito nenhum milagre em Portugal… se bem que, os milagres “internacionais” tem muito mais impacto!
    .
    Enfim… é só rir com esta palhaçada da Igreja que tem como único objectivo continuar com o “circo” e angariar (ainda mais) DINHERO!!
    Se bem que, supostamente, já o deus (que essa gente está constantemente a evocar) “dizia”:
    “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
    Lucas 16:13
    Pois, pois…

RESPONDER

NASA mostra como o furacão Ofélia influenciou os incêndios em Portugal

A estação espacial norte-americana NASA divulgou um vídeo que ilustra o impacto dos furacões que atingiram o Oceano Atlântico, nos últimos meses, mostrando em particular como o Ofélia teve influência nos grandes incêndios que abalaram …

Cesarianas e tempos de espera nas urgências vão condicionar financiamento

Os hospitais com taxas de cesariana superiores a 29,5% ou 31,5%, consoante o grau de diferenciação, não vão receber do Estado o pagamento pelos respetivos episódios de internamento, no âmbito do programa para a redução …

Empresas públicas escondem das Finanças os salários dos gestores

Cerca de metade das empresas públicas não comunicaram dados sobre os salários dos membros do conselho de Administração ao Ministério das Finanças, como está estipulado na Lei. O Correio da Manhã apurou que, em 2016, 118 …

"0 tiros disparados". PSP publica (e depois retira) post polémico sobre tiroteio

O post partilhado no Facebook da PSP, que parecia fazer alusão ao tiroteio que, na semana passada, provocou a morte de uma mulher, já foi retirado desta rede social. "0 tiros disparados", podia ler-se. A PSP …

PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas. Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro …

Negociações para formar Governo fracassam na Alemanha

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo. Desde as eleições …

Armada argentina duvida que chamadas de satélite sejam do submarino desaparecido

No sábado, bases navais da Argentina anunciaram ter recebido contactos por telefone-satélite que poderiam ter sido feitos a partir do submarino militar argentino Ara San Juan. De acordo com o Diário de Notícias, sete chamadas de …

Morreu o infame Charles Manson

Na sequência dos assassínios brutais que levou a cabo com a sua seita, Charles Manson tinha sido condenado à morte em 1971. Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, Charles Manson, líder de uma seita …

Portugal prepara-se para o regresso dos seus jihadistas

As autoridades portuguesas estão a preparar-se para o regresso dos jihadistas que partiram de Portugal para combater nas fileiras do Estado Islâmico. Polícia e entidades de apoio social estão a receber formação para prevenir a …

Criminologista espanhol encontrou a "mulher de roxo" do caso Maddie

A polícia inglesa procurava a "mulher de roxo", que tinha saído da Praia da Luz com o marido - um pedófilo condenado que entretanto morreu -  na mesma altura do desaparecimento de Madeleine McCann, em …