Criança brasileira curada pelos Pastorinhos vem a Fátima

José Gomes / Flickr

-

A criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinto, e a sua família, vão assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima, com o papa Francisco, disse esta sexta-feira fonte do Santuário.

A família fará uma declaração à imprensa, no dia 11, em Fátima, ainda em horário a definir, mas a criança não aparecerá em público, dado que é menor.

“A família quer fazer esse testemunho em Fátima”, disse a mesma fonte.

A Rádio Vaticana noticiou, na quinta-feira, que o milagre reconhecido a 23 de março e que permite a canonização de Francisco e Jacinta se relaciona com a “cura inexplicável” de uma criança brasileira, que sobreviveu a uma queda de sete metros quando tinha 6 anos.

Esta informação, divulgada no dia em que o Vaticano anunciou que Jacinta e Francisco Marto seriam canonizados em Fátima, não identifica nem a criança nem o local do Brasil onde terão decorrido os acontecimentos, mas descreve o que se passou.

A criança “estava na casa do avô, a brincar com a irmã, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”.

Depois de transportada ao hospital em coma, foi operada, e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.

Segundo a Rádio do Vaticano, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.

A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como uma cura inexplicável do ponto de vista científico”.

“No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. E, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, destaca a Rádio Vaticano.

O arcebispo de Olinda e Recife mostrou-se satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que o Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos. Não conheço a criança, mas pretendo conhecê-la”, afirmou à Lusa António Saburido.

O papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de terem estado na origem do fenómeno de Fátima, com a sua prima Lúcia de Jesus, entre maio e outubro de 1917.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. De facto este tipo de coisa vê-se bem que é mal amanhada. Na época das tais “aparições” morreram só em Portugal cerca de 120 mil pessoas (incluindo os 2 “pastorinhos”) de gripe espanhola; nunca na nossa história morreram em tão curto espaço de tempo tantos portugueses. Essa sim, seria a boa altura para um milagre.

  2. Muito bem montada esta campanha de marketing da Igreja… do melhor, mesmo!!!
    .
    Realmente esse tal pai brasileiro deve ter mesmo “invocado” os tais dois pastorinhos que, coitados, são tão santos e fazem tantos milagres que além da vida desgraçada que tiveram, não sabiam ler/escrever nem passaram dos 10 anos de idade!…
    Se calhar não havia nenhum santo no Brasil disponível…
    Também é pena não terem feito nenhum milagre em Portugal… se bem que, os milagres “internacionais” tem muito mais impacto!
    .
    Enfim… é só rir com esta palhaçada da Igreja que tem como único objectivo continuar com o “circo” e angariar (ainda mais) DINHERO!!
    Se bem que, supostamente, já o deus (que essa gente está constantemente a evocar) “dizia”:
    “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
    Lucas 16:13
    Pois, pois…

RESPONDER

Para muitos, ir ao Rock in Rio é para "viver a experiência"

Há quem gaste 200 euros, quem não dispense um brinde e quem espere à sombra até ao concerto desejado. Para muitos dos espetadores, a ideia é viver “a experiência” do Rock in Rio Lisboa, que …

Francesa esteve detida 2 semanas por atravessar por engano fronteira EUA-Canadá

A francesa Cedella Roman, de 19 anos, passou o "maior susto da sua vida": foi detida pelo serviço de imigração norte-americano e esteve presa durante duas semanas num centro de imigrantes por ter atravessado acidentalmente …

Os buracos negros podem ser dois wormholes que colidiram

Quando dois wormholes colidem, são criadas ondulações no espaço-tempo. Esses ecos gravitacionais poderiam ser detetados por instrumentos futuros, fornecendo evidências de que essa hipotética colisão através do espaço-tempo existe mesmo. O Observatório de Ondas Gravitacionais por …

Bruno de Carvalho destituído da presidência do Sporting

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi destituído do cargo, por decisão da maioria dos sócios que votaram em Assembleia Geral extraordinária, este sábado, na Altice Arena, em Lisboa. O presidente da Mesa da Assembleia …

É hoje: mulheres sauditas conquistam o direito de conduzir automóveis

A Arábia Saudita levanta este domingo, 24 de Junho, a proibição imposta às mulheres de conduzirem automóveis nas estradas do reino, decisão do príncipe herdeiro Mohammad bin Salman integrada num plano de modernização do país. "Será …

Sobrinho alvo de tentativa de agressão. Bruno foi votar

O empresário Álvaro Sobrinho, líder da Holdimo, segundo maior acionista do Sporting, foi hoje alvo de tentativa de agressão dentro do Altice Arena, em Lisboa, durante a Assembleia Geral (AG) de destituição que decide o …

Marcelo já teve alta. Causa do desmaio apurada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deixou o hospital de Braga onde foi observado depois de se ter sentido mal ao final da manhã, tendo o próprio explicado aos jornalistas que teve …

Bélgica vs Tunísia | Goleada “dos diabos”

Num dos melhores jogos desta fase de grupos, a Bélgica apurou-se para os oitavos-de-final do Mundial, graças a uma goleada por 5-2 ante a Tunísia. Sete golos numa partida de futebol ofensivo, aberto, com muitas …

Este é o primeiro dia do resto da vida do Sporting

Os sócios do Sporting reúnem-se hoje para a primeira Assembleia Geral (AG) de destituição da história do clube, na qual decidirão o futuro do presidente, Bruno de Carvalho, legitimado há quatro meses por larga maioria. A …

Costa recupera assessor arguido no caso das viagens ao Euro2016

O assessor económico de António Costa que foi constituído arguido na sequência da investigação às viagens pagas pela Galp para assitir a jogos do Euro2016, em França, continua a trabalhar com o primeiro Ministro. O economista …