Criança brasileira curada pelos Pastorinhos vem a Fátima

José Gomes / Flickr

-

A criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinto, e a sua família, vão assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima, com o papa Francisco, disse esta sexta-feira fonte do Santuário.

A família fará uma declaração à imprensa, no dia 11, em Fátima, ainda em horário a definir, mas a criança não aparecerá em público, dado que é menor.

“A família quer fazer esse testemunho em Fátima”, disse a mesma fonte.

A Rádio Vaticana noticiou, na quinta-feira, que o milagre reconhecido a 23 de março e que permite a canonização de Francisco e Jacinta se relaciona com a “cura inexplicável” de uma criança brasileira, que sobreviveu a uma queda de sete metros quando tinha 6 anos.

Esta informação, divulgada no dia em que o Vaticano anunciou que Jacinta e Francisco Marto seriam canonizados em Fátima, não identifica nem a criança nem o local do Brasil onde terão decorrido os acontecimentos, mas descreve o que se passou.

A criança “estava na casa do avô, a brincar com a irmã, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”.

Depois de transportada ao hospital em coma, foi operada, e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.

Segundo a Rádio do Vaticano, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.

A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como uma cura inexplicável do ponto de vista científico”.

“No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. E, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, destaca a Rádio Vaticano.

O arcebispo de Olinda e Recife mostrou-se satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que o Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos. Não conheço a criança, mas pretendo conhecê-la”, afirmou à Lusa António Saburido.

O papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de terem estado na origem do fenómeno de Fátima, com a sua prima Lúcia de Jesus, entre maio e outubro de 1917.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. De facto este tipo de coisa vê-se bem que é mal amanhada. Na época das tais “aparições” morreram só em Portugal cerca de 120 mil pessoas (incluindo os 2 “pastorinhos”) de gripe espanhola; nunca na nossa história morreram em tão curto espaço de tempo tantos portugueses. Essa sim, seria a boa altura para um milagre.

  2. Muito bem montada esta campanha de marketing da Igreja… do melhor, mesmo!!!
    .
    Realmente esse tal pai brasileiro deve ter mesmo “invocado” os tais dois pastorinhos que, coitados, são tão santos e fazem tantos milagres que além da vida desgraçada que tiveram, não sabiam ler/escrever nem passaram dos 10 anos de idade!…
    Se calhar não havia nenhum santo no Brasil disponível…
    Também é pena não terem feito nenhum milagre em Portugal… se bem que, os milagres “internacionais” tem muito mais impacto!
    .
    Enfim… é só rir com esta palhaçada da Igreja que tem como único objectivo continuar com o “circo” e angariar (ainda mais) DINHERO!!
    Se bem que, supostamente, já o deus (que essa gente está constantemente a evocar) “dizia”:
    “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
    Lucas 16:13
    Pois, pois…

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …