Criança brasileira curada pelos Pastorinhos vem a Fátima

José Gomes / Flickr

-

A criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinto, e a sua família, vão assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima, com o papa Francisco, disse esta sexta-feira fonte do Santuário.

A família fará uma declaração à imprensa, no dia 11, em Fátima, ainda em horário a definir, mas a criança não aparecerá em público, dado que é menor.

“A família quer fazer esse testemunho em Fátima”, disse a mesma fonte.

A Rádio Vaticana noticiou, na quinta-feira, que o milagre reconhecido a 23 de março e que permite a canonização de Francisco e Jacinta se relaciona com a “cura inexplicável” de uma criança brasileira, que sobreviveu a uma queda de sete metros quando tinha 6 anos.

Esta informação, divulgada no dia em que o Vaticano anunciou que Jacinta e Francisco Marto seriam canonizados em Fátima, não identifica nem a criança nem o local do Brasil onde terão decorrido os acontecimentos, mas descreve o que se passou.

A criança “estava na casa do avô, a brincar com a irmã, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”.

Depois de transportada ao hospital em coma, foi operada, e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.

Segundo a Rádio do Vaticano, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.

A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como uma cura inexplicável do ponto de vista científico”.

“No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. E, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, destaca a Rádio Vaticano.

O arcebispo de Olinda e Recife mostrou-se satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que o Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos. Não conheço a criança, mas pretendo conhecê-la”, afirmou à Lusa António Saburido.

O papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de terem estado na origem do fenómeno de Fátima, com a sua prima Lúcia de Jesus, entre maio e outubro de 1917.

ZAP // Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. De facto este tipo de coisa vê-se bem que é mal amanhada. Na época das tais “aparições” morreram só em Portugal cerca de 120 mil pessoas (incluindo os 2 “pastorinhos”) de gripe espanhola; nunca na nossa história morreram em tão curto espaço de tempo tantos portugueses. Essa sim, seria a boa altura para um milagre.

  2. Muito bem montada esta campanha de marketing da Igreja… do melhor, mesmo!!!
    .
    Realmente esse tal pai brasileiro deve ter mesmo “invocado” os tais dois pastorinhos que, coitados, são tão santos e fazem tantos milagres que além da vida desgraçada que tiveram, não sabiam ler/escrever nem passaram dos 10 anos de idade!…
    Se calhar não havia nenhum santo no Brasil disponível…
    Também é pena não terem feito nenhum milagre em Portugal… se bem que, os milagres “internacionais” tem muito mais impacto!
    .
    Enfim… é só rir com esta palhaçada da Igreja que tem como único objectivo continuar com o “circo” e angariar (ainda mais) DINHERO!!
    Se bem que, supostamente, já o deus (que essa gente está constantemente a evocar) “dizia”:
    “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
    Lucas 16:13
    Pois, pois…

RESPONDER

-

Picada de carraça pode provocar alergia a carne

Com o início do verão, os médicos norte-americanos estão a observar cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada com uma picada do carraça estrela solitária- que provoca comichão, inchaço na pele …

Amazon Prime Air Drone

Amazon quer construir "colmeias gigantes" para drones

No passado dia 22 de junho, a Amazon, a gigante do comércio eletrónico, apresentou uma patente para a construção de torres, que se assemelham a colmeias gigantes, capazes de abastecer drones para entrega de produtos. Há …

-

EUA aprovam por lapso projecto-lei que permite às mulheres grávidas matar

No estado americano de Nova Hampshire, deputados republicanos aprovaram por lapso um projecto-lei que permite às mulheres grávidas cometerem homicídios sem qualquer punição. O caso aconteceu na sequência de uma formulação imprecisa no texto do projecto-lei, …

Um objeto de massa planetária, do tamanho de Marte, seria suficiente para produzir as perturbações observadas na distante Cintura de Kuiper.

Objeto misterioso do tamanho de Marte esconde-se no limite do Sistema Solar

Segundo um grupo de astrónomos, um "objeto de massa planetária" desconhecido, ainda por identificar, pode esconder-se nos confins do nosso Sistema Solar. Este objeto será diferente - e também muito mais próximo - do denominado …

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …