Criança brasileira curada pelos Pastorinhos vem a Fátima

José Gomes / Flickr

-

A criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinto, e a sua família, vão assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio em Fátima, com o papa Francisco, disse esta sexta-feira fonte do Santuário.

A família fará uma declaração à imprensa, no dia 11, em Fátima, ainda em horário a definir, mas a criança não aparecerá em público, dado que é menor.

“A família quer fazer esse testemunho em Fátima”, disse a mesma fonte.

A Rádio Vaticana noticiou, na quinta-feira, que o milagre reconhecido a 23 de março e que permite a canonização de Francisco e Jacinta se relaciona com a “cura inexplicável” de uma criança brasileira, que sobreviveu a uma queda de sete metros quando tinha 6 anos.

Esta informação, divulgada no dia em que o Vaticano anunciou que Jacinta e Francisco Marto seriam canonizados em Fátima, não identifica nem a criança nem o local do Brasil onde terão decorrido os acontecimentos, mas descreve o que se passou.

A criança “estava na casa do avô, a brincar com a irmã, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”.

Depois de transportada ao hospital em coma, foi operada, e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.

Segundo a Rádio do Vaticano, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.

A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como uma cura inexplicável do ponto de vista científico”.

“No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. E, nessa mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, destaca a Rádio Vaticano.

O arcebispo de Olinda e Recife mostrou-se satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que o Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos. Não conheço a criança, mas pretendo conhecê-la”, afirmou à Lusa António Saburido.

O papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de terem estado na origem do fenómeno de Fátima, com a sua prima Lúcia de Jesus, entre maio e outubro de 1917.

ZAP // Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. De facto este tipo de coisa vê-se bem que é mal amanhada. Na época das tais “aparições” morreram só em Portugal cerca de 120 mil pessoas (incluindo os 2 “pastorinhos”) de gripe espanhola; nunca na nossa história morreram em tão curto espaço de tempo tantos portugueses. Essa sim, seria a boa altura para um milagre.

  2. Muito bem montada esta campanha de marketing da Igreja… do melhor, mesmo!!!
    .
    Realmente esse tal pai brasileiro deve ter mesmo “invocado” os tais dois pastorinhos que, coitados, são tão santos e fazem tantos milagres que além da vida desgraçada que tiveram, não sabiam ler/escrever nem passaram dos 10 anos de idade!…
    Se calhar não havia nenhum santo no Brasil disponível…
    Também é pena não terem feito nenhum milagre em Portugal… se bem que, os milagres “internacionais” tem muito mais impacto!
    .
    Enfim… é só rir com esta palhaçada da Igreja que tem como único objectivo continuar com o “circo” e angariar (ainda mais) DINHERO!!
    Se bem que, supostamente, já o deus (que essa gente está constantemente a evocar) “dizia”:
    “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
    Lucas 16:13
    Pois, pois…

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …