De Monção à Tanzânia, um milhão de peregrinos em Fátima para ver o Papa

Espera-se um milhão de pessoas no Santuário de Fátima para ver o Papa Francisco, no Centenário das Aparições, vindas desde Monção, no norte de Portugal, até recantos tão distantes como a Tanzânia.

O Papa Francisco inicia, nesta sexta-feira, uma visita de dois dias ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo de Leiria-Fátima, António Marto.

Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o Papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso de “papamóvel” entre o estádio de futebol e o Santuário.

Uma vasta operação de segurança está montada em torno desta visita, com milhares de operacionais envolvidos nas várias vertentes. Em Fátima, as questões relacionadas com a segurança são visíveis, desde logo nas restrições à circulação automóvel, bem como à colocação de barreiras de betão em diversos locais da cidade.

Nem chuva afasta peregrinos

Apesar da chuva que tem caído com intensidade em Fátima, o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, disse manter a perspectiva de que um milhão de pessoas visitem o Santuário, nos dois dias da visita do Papa Francisco.

E se há pessoas que vêm de todo o país, também há quem venha de propósito de países tão distantes como a Tanzânia, como é o caso de um grupo de peregrinos entrevistados pela Rádio Renascença e que fizeram uma viagem de 13 horas de avião, paga a 3.000 dólares, para pedirem a Fátima pela “paz no mundo”.

A Renascença nota que, entre 2010 e 2016, o Santuário recebeu 969 mil peregrinos de 131 países diferentes, conforme dados do Serviço de Peregrinos do Santuário.

Em termos de nacionalidades estrangeiras, a maioria dos peregrinos vem de Espanha (231 mil) e de Itália (138 mil), seguindo-se a Polónia (83 mil). EUA (55 mil), Brasil (52 mil) e Ucrânia (41 mil) surgem logo de seguida, e depois aparecem países como Coreia do Sul (20 mil), Alemanha (20 mil), Irlanda (17 mil), França (16 mil), Filipinas (14 mil), Reino Unido (12 mil), Índia (11 mil) e Indonésia (10 mil).

Um “mapa-mundo” que ilustra a globalidade de Fátima que recebe, todos os anos, peregrinos desde Monção, no norte de Portugal, até um lugar tão distante como a Indonésia, “o país com mais muçulmanos do mundo”, conforme sublinha a Renascença, frisando que “encabeça a lista dos países com a maior taxa de crescimento no que toca ao número de peregrinos em Fátima”.

-

Um dia “muito importante” de “grande alegria”

Para Marcelo Rebelo de Sousa, este é um dia “muito importante” para Portugal e de “grande alegria”.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado defendeu que “Portugal é um país muito seguro” e que “não há problema nenhum de segurança”, relacionado com esta visita do líder da Igreja Católica. Por isso, disse não ter “nenhum medo”.

Sobre o encontro que terá com o Papa Francisco, Marcelo não quis antecipar esse diálogo, “até porque há uma dose de inesperado e de improviso nessas conversas”. “Não estou nervoso. Já fui recebido pelo Papa. É uma pessoa pacifica e acalma, referiu.

O Presidente da República já dormiu em Fátima esta noite e hoje de manhã visitou a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para a Base Aérea de Monte Real, em Leiria, para receber o Papa, perto das 16 horas.

Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …