De Monção à Tanzânia, um milhão de peregrinos em Fátima para ver o Papa

Espera-se um milhão de pessoas no Santuário de Fátima para ver o Papa Francisco, no Centenário das Aparições, vindas desde Monção, no norte de Portugal, até recantos tão distantes como a Tanzânia.

O Papa Francisco inicia, nesta sexta-feira, uma visita de dois dias ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo de Leiria-Fátima, António Marto.

Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o Papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso de “papamóvel” entre o estádio de futebol e o Santuário.

Uma vasta operação de segurança está montada em torno desta visita, com milhares de operacionais envolvidos nas várias vertentes. Em Fátima, as questões relacionadas com a segurança são visíveis, desde logo nas restrições à circulação automóvel, bem como à colocação de barreiras de betão em diversos locais da cidade.

Nem chuva afasta peregrinos

Apesar da chuva que tem caído com intensidade em Fátima, o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, disse manter a perspectiva de que um milhão de pessoas visitem o Santuário, nos dois dias da visita do Papa Francisco.

E se há pessoas que vêm de todo o país, também há quem venha de propósito de países tão distantes como a Tanzânia, como é o caso de um grupo de peregrinos entrevistados pela Rádio Renascença e que fizeram uma viagem de 13 horas de avião, paga a 3.000 dólares, para pedirem a Fátima pela “paz no mundo”.

A Renascença nota que, entre 2010 e 2016, o Santuário recebeu 969 mil peregrinos de 131 países diferentes, conforme dados do Serviço de Peregrinos do Santuário.

Em termos de nacionalidades estrangeiras, a maioria dos peregrinos vem de Espanha (231 mil) e de Itália (138 mil), seguindo-se a Polónia (83 mil). EUA (55 mil), Brasil (52 mil) e Ucrânia (41 mil) surgem logo de seguida, e depois aparecem países como Coreia do Sul (20 mil), Alemanha (20 mil), Irlanda (17 mil), França (16 mil), Filipinas (14 mil), Reino Unido (12 mil), Índia (11 mil) e Indonésia (10 mil).

Um “mapa-mundo” que ilustra a globalidade de Fátima que recebe, todos os anos, peregrinos desde Monção, no norte de Portugal, até um lugar tão distante como a Indonésia, “o país com mais muçulmanos do mundo”, conforme sublinha a Renascença, frisando que “encabeça a lista dos países com a maior taxa de crescimento no que toca ao número de peregrinos em Fátima”.

-

Um dia “muito importante” de “grande alegria”

Para Marcelo Rebelo de Sousa, este é um dia “muito importante” para Portugal e de “grande alegria”.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado defendeu que “Portugal é um país muito seguro” e que “não há problema nenhum de segurança”, relacionado com esta visita do líder da Igreja Católica. Por isso, disse não ter “nenhum medo”.

Sobre o encontro que terá com o Papa Francisco, Marcelo não quis antecipar esse diálogo, “até porque há uma dose de inesperado e de improviso nessas conversas”. “Não estou nervoso. Já fui recebido pelo Papa. É uma pessoa pacifica e acalma, referiu.

O Presidente da República já dormiu em Fátima esta noite e hoje de manhã visitou a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para a Base Aérea de Monte Real, em Leiria, para receber o Papa, perto das 16 horas.

Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …