O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé e confirma a canonização dos dois Pastorinhos que foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000.

A canonização estava dependente do reconhecimento deste milagre e permite agora, aos católicos fazerem o culto público a Francisco (1908-1919) e a Jacinta Marto (1910-1920) como Santos.

Os dois irmãos que estão associados às aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, entre Maio e Outubro de 1917, tornam-se assim, nos “mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica”, conforme avança a Rádio Renascença.

A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada, mas é possível que venha a realizar-se em Fátima, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário, no âmbito das comemorações do centenário das Aparições da Virgem Maria.

O Vaticano também não divulga qual foi o milagre que o Papa reconheceu. Aos dois Pastorinhos é atribuída a cura de uma mulher paralítica, em Leiria, que já faleceu, e de uma criança brasileira, sem que se conheçam mais detalhes sobre este caso.

A Renascença explica que “os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre” passam por uma consulta médica promovida pela Congregação para as Causas dos Santos, que visa perceber se a cura “é inexplicável à luz da ciência actual”.

De seguida, o caso é avaliado por “consultores teológicos” e por uma sessão conjunta de cardeais e bispos, até finalmente, ser aprovado ou não pelo Papa, conforme nota a Rádio da Igreja.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se deve falar daquilo que não se sabe. Por acaso já leram ao pormenor a vida destas duas crianças? A transformação que se deu nas suas vidas, atitudes, comportamentos depois que tiveram uma experiência sobrenatural, depois que viram a SENHORA vestida de branco (seja da forma que for) é algo extraordinário e dificil de explicar humanamente. É pelas obras que se conhecem as pessoas, foi isso o que eles fizeram, deram-nos um grande exemplo de virtude e por isso merecem todo o nosso respeito, mesmo que não se tenha fé.

    • Bem… claramente não conhece muito sobre o assunto, por isso, siga o seu proprio concelho e nao fale do que nao sabe!
      Toda a gente que conhece minimamente a estoria de Fatima (incluindo padres, historiadores, etc), sabe que o tal milagre de Fatima tem um nome: BURLA!!!

    • Exmª. Srª., é-me difícil respeitar as crenças de quem não respeita a descrença dos outros. A religião tem sido isso mesmo, uma forma de imposição de crenças, perseguição, abuso de poder, manipulação, homicídio e genocídio sob o véu da caridade e da bondade. Não… realmente, é dificil respeitar perante tal panorama pessoal, institucional, “cultural”e institucional. A Idade Média mantém-se. E não acredito naquilo que alguns psicólogos defendem, de que daqui a 100 as pessoas religiosas serão internadas em sanatórios, por serem consideradas loucas – estamos muito longe disso, basta olhar em redor e para a ignorância e falta de ética vigente para percebermos que falta muito mais tempo para isso suceder.

  2. Há quem acredite que as vacas são sagradas, há quem acredite que se produzem milagres divinos rezando para um muro, há quem acredite que o Sol pode bailar a despropósito sem desregular toda a galáxia, há quem acredite que a mãe do Cristo pariu virgem e se manteve assim apesar de ter tido mais 3 filhos ( supõe-se que estes já do coitado do José ) enfim há toda a espécie de malucos. Agora, estes miúdos desgraçados que “viram” uma senhora “de saia travada” (!) em cima duma árvore e que morreram ( 2 deles ) passado 1 ano com a gripe espanhola ( parece que a senhora não os ajudou muito ) sendo a outra enclausurada em prisão perpétua porque, passado 1 ano, andava a contar umas coisas que já não batiam certo com a “estória” a troco dumas esmolas serem santos ?!?! Haja paciência ! Há quem nasça, cresça e morra embebido nestas fantasias : ainda falam dos “junkies” ! Claro que a padrecada ( nem todos ) alimenta isto porque lhes dá fortunas , à custa da ignorância, da crendice, da fragilidade mental, cultural e espiritual dos desgraçados pobres de espírito ( que deles será o reino dos céus !).

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …