O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé e confirma a canonização dos dois Pastorinhos que foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000.

A canonização estava dependente do reconhecimento deste milagre e permite agora, aos católicos fazerem o culto público a Francisco (1908-1919) e a Jacinta Marto (1910-1920) como Santos.

Os dois irmãos que estão associados às aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, entre Maio e Outubro de 1917, tornam-se assim, nos “mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica”, conforme avança a Rádio Renascença.

A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada, mas é possível que venha a realizar-se em Fátima, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário, no âmbito das comemorações do centenário das Aparições da Virgem Maria.

O Vaticano também não divulga qual foi o milagre que o Papa reconheceu. Aos dois Pastorinhos é atribuída a cura de uma mulher paralítica, em Leiria, que já faleceu, e de uma criança brasileira, sem que se conheçam mais detalhes sobre este caso.

A Renascença explica que “os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre” passam por uma consulta médica promovida pela Congregação para as Causas dos Santos, que visa perceber se a cura “é inexplicável à luz da ciência actual”.

De seguida, o caso é avaliado por “consultores teológicos” e por uma sessão conjunta de cardeais e bispos, até finalmente, ser aprovado ou não pelo Papa, conforme nota a Rádio da Igreja.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se deve falar daquilo que não se sabe. Por acaso já leram ao pormenor a vida destas duas crianças? A transformação que se deu nas suas vidas, atitudes, comportamentos depois que tiveram uma experiência sobrenatural, depois que viram a SENHORA vestida de branco (seja da forma que for) é algo extraordinário e dificil de explicar humanamente. É pelas obras que se conhecem as pessoas, foi isso o que eles fizeram, deram-nos um grande exemplo de virtude e por isso merecem todo o nosso respeito, mesmo que não se tenha fé.

    • Bem… claramente não conhece muito sobre o assunto, por isso, siga o seu proprio concelho e nao fale do que nao sabe!
      Toda a gente que conhece minimamente a estoria de Fatima (incluindo padres, historiadores, etc), sabe que o tal milagre de Fatima tem um nome: BURLA!!!

    • Exmª. Srª., é-me difícil respeitar as crenças de quem não respeita a descrença dos outros. A religião tem sido isso mesmo, uma forma de imposição de crenças, perseguição, abuso de poder, manipulação, homicídio e genocídio sob o véu da caridade e da bondade. Não… realmente, é dificil respeitar perante tal panorama pessoal, institucional, “cultural”e institucional. A Idade Média mantém-se. E não acredito naquilo que alguns psicólogos defendem, de que daqui a 100 as pessoas religiosas serão internadas em sanatórios, por serem consideradas loucas – estamos muito longe disso, basta olhar em redor e para a ignorância e falta de ética vigente para percebermos que falta muito mais tempo para isso suceder.

  2. Há quem acredite que as vacas são sagradas, há quem acredite que se produzem milagres divinos rezando para um muro, há quem acredite que o Sol pode bailar a despropósito sem desregular toda a galáxia, há quem acredite que a mãe do Cristo pariu virgem e se manteve assim apesar de ter tido mais 3 filhos ( supõe-se que estes já do coitado do José ) enfim há toda a espécie de malucos. Agora, estes miúdos desgraçados que “viram” uma senhora “de saia travada” (!) em cima duma árvore e que morreram ( 2 deles ) passado 1 ano com a gripe espanhola ( parece que a senhora não os ajudou muito ) sendo a outra enclausurada em prisão perpétua porque, passado 1 ano, andava a contar umas coisas que já não batiam certo com a “estória” a troco dumas esmolas serem santos ?!?! Haja paciência ! Há quem nasça, cresça e morra embebido nestas fantasias : ainda falam dos “junkies” ! Claro que a padrecada ( nem todos ) alimenta isto porque lhes dá fortunas , à custa da ignorância, da crendice, da fragilidade mental, cultural e espiritual dos desgraçados pobres de espírito ( que deles será o reino dos céus !).

RESPONDER

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …