O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé e confirma a canonização dos dois Pastorinhos que foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000.

A canonização estava dependente do reconhecimento deste milagre e permite agora, aos católicos fazerem o culto público a Francisco (1908-1919) e a Jacinta Marto (1910-1920) como Santos.

Os dois irmãos que estão associados às aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, entre Maio e Outubro de 1917, tornam-se assim, nos “mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica”, conforme avança a Rádio Renascença.

A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada, mas é possível que venha a realizar-se em Fátima, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário, no âmbito das comemorações do centenário das Aparições da Virgem Maria.

O Vaticano também não divulga qual foi o milagre que o Papa reconheceu. Aos dois Pastorinhos é atribuída a cura de uma mulher paralítica, em Leiria, que já faleceu, e de uma criança brasileira, sem que se conheçam mais detalhes sobre este caso.

A Renascença explica que “os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre” passam por uma consulta médica promovida pela Congregação para as Causas dos Santos, que visa perceber se a cura “é inexplicável à luz da ciência actual”.

De seguida, o caso é avaliado por “consultores teológicos” e por uma sessão conjunta de cardeais e bispos, até finalmente, ser aprovado ou não pelo Papa, conforme nota a Rádio da Igreja.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se deve falar daquilo que não se sabe. Por acaso já leram ao pormenor a vida destas duas crianças? A transformação que se deu nas suas vidas, atitudes, comportamentos depois que tiveram uma experiência sobrenatural, depois que viram a SENHORA vestida de branco (seja da forma que for) é algo extraordinário e dificil de explicar humanamente. É pelas obras que se conhecem as pessoas, foi isso o que eles fizeram, deram-nos um grande exemplo de virtude e por isso merecem todo o nosso respeito, mesmo que não se tenha fé.

    • Bem… claramente não conhece muito sobre o assunto, por isso, siga o seu proprio concelho e nao fale do que nao sabe!
      Toda a gente que conhece minimamente a estoria de Fatima (incluindo padres, historiadores, etc), sabe que o tal milagre de Fatima tem um nome: BURLA!!!

    • Exmª. Srª., é-me difícil respeitar as crenças de quem não respeita a descrença dos outros. A religião tem sido isso mesmo, uma forma de imposição de crenças, perseguição, abuso de poder, manipulação, homicídio e genocídio sob o véu da caridade e da bondade. Não… realmente, é dificil respeitar perante tal panorama pessoal, institucional, “cultural”e institucional. A Idade Média mantém-se. E não acredito naquilo que alguns psicólogos defendem, de que daqui a 100 as pessoas religiosas serão internadas em sanatórios, por serem consideradas loucas – estamos muito longe disso, basta olhar em redor e para a ignorância e falta de ética vigente para percebermos que falta muito mais tempo para isso suceder.

  2. Há quem acredite que as vacas são sagradas, há quem acredite que se produzem milagres divinos rezando para um muro, há quem acredite que o Sol pode bailar a despropósito sem desregular toda a galáxia, há quem acredite que a mãe do Cristo pariu virgem e se manteve assim apesar de ter tido mais 3 filhos ( supõe-se que estes já do coitado do José ) enfim há toda a espécie de malucos. Agora, estes miúdos desgraçados que “viram” uma senhora “de saia travada” (!) em cima duma árvore e que morreram ( 2 deles ) passado 1 ano com a gripe espanhola ( parece que a senhora não os ajudou muito ) sendo a outra enclausurada em prisão perpétua porque, passado 1 ano, andava a contar umas coisas que já não batiam certo com a “estória” a troco dumas esmolas serem santos ?!?! Haja paciência ! Há quem nasça, cresça e morra embebido nestas fantasias : ainda falam dos “junkies” ! Claro que a padrecada ( nem todos ) alimenta isto porque lhes dá fortunas , à custa da ignorância, da crendice, da fragilidade mental, cultural e espiritual dos desgraçados pobres de espírito ( que deles será o reino dos céus !).

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …