O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé e confirma a canonização dos dois Pastorinhos que foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000.

A canonização estava dependente do reconhecimento deste milagre e permite agora, aos católicos fazerem o culto público a Francisco (1908-1919) e a Jacinta Marto (1910-1920) como Santos.

Os dois irmãos que estão associados às aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, entre Maio e Outubro de 1917, tornam-se assim, nos “mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica”, conforme avança a Rádio Renascença.

A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada, mas é possível que venha a realizar-se em Fátima, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário, no âmbito das comemorações do centenário das Aparições da Virgem Maria.

O Vaticano também não divulga qual foi o milagre que o Papa reconheceu. Aos dois Pastorinhos é atribuída a cura de uma mulher paralítica, em Leiria, que já faleceu, e de uma criança brasileira, sem que se conheçam mais detalhes sobre este caso.

A Renascença explica que “os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre” passam por uma consulta médica promovida pela Congregação para as Causas dos Santos, que visa perceber se a cura “é inexplicável à luz da ciência actual”.

De seguida, o caso é avaliado por “consultores teológicos” e por uma sessão conjunta de cardeais e bispos, até finalmente, ser aprovado ou não pelo Papa, conforme nota a Rádio da Igreja.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se deve falar daquilo que não se sabe. Por acaso já leram ao pormenor a vida destas duas crianças? A transformação que se deu nas suas vidas, atitudes, comportamentos depois que tiveram uma experiência sobrenatural, depois que viram a SENHORA vestida de branco (seja da forma que for) é algo extraordinário e dificil de explicar humanamente. É pelas obras que se conhecem as pessoas, foi isso o que eles fizeram, deram-nos um grande exemplo de virtude e por isso merecem todo o nosso respeito, mesmo que não se tenha fé.

    • Bem… claramente não conhece muito sobre o assunto, por isso, siga o seu proprio concelho e nao fale do que nao sabe!
      Toda a gente que conhece minimamente a estoria de Fatima (incluindo padres, historiadores, etc), sabe que o tal milagre de Fatima tem um nome: BURLA!!!

    • Exmª. Srª., é-me difícil respeitar as crenças de quem não respeita a descrença dos outros. A religião tem sido isso mesmo, uma forma de imposição de crenças, perseguição, abuso de poder, manipulação, homicídio e genocídio sob o véu da caridade e da bondade. Não… realmente, é dificil respeitar perante tal panorama pessoal, institucional, “cultural”e institucional. A Idade Média mantém-se. E não acredito naquilo que alguns psicólogos defendem, de que daqui a 100 as pessoas religiosas serão internadas em sanatórios, por serem consideradas loucas – estamos muito longe disso, basta olhar em redor e para a ignorância e falta de ética vigente para percebermos que falta muito mais tempo para isso suceder.

  2. Há quem acredite que as vacas são sagradas, há quem acredite que se produzem milagres divinos rezando para um muro, há quem acredite que o Sol pode bailar a despropósito sem desregular toda a galáxia, há quem acredite que a mãe do Cristo pariu virgem e se manteve assim apesar de ter tido mais 3 filhos ( supõe-se que estes já do coitado do José ) enfim há toda a espécie de malucos. Agora, estes miúdos desgraçados que “viram” uma senhora “de saia travada” (!) em cima duma árvore e que morreram ( 2 deles ) passado 1 ano com a gripe espanhola ( parece que a senhora não os ajudou muito ) sendo a outra enclausurada em prisão perpétua porque, passado 1 ano, andava a contar umas coisas que já não batiam certo com a “estória” a troco dumas esmolas serem santos ?!?! Haja paciência ! Há quem nasça, cresça e morra embebido nestas fantasias : ainda falam dos “junkies” ! Claro que a padrecada ( nem todos ) alimenta isto porque lhes dá fortunas , à custa da ignorância, da crendice, da fragilidade mental, cultural e espiritual dos desgraçados pobres de espírito ( que deles será o reino dos céus !).

RESPONDER

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …