O Papa aprovou o milagre. Francisco e Jacinta já são Santos

Ecclesia

Os três pastorinhos de Fátima

Os três pastorinhos de Fátima

O Papa Francisco aprovou, nesta quinta-feira, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

O anúncio foi feito no site oficial da sala de imprensa da Santa Sé e confirma a canonização dos dois Pastorinhos que foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000.

A canonização estava dependente do reconhecimento deste milagre e permite agora, aos católicos fazerem o culto público a Francisco (1908-1919) e a Jacinta Marto (1910-1920) como Santos.

Os dois irmãos que estão associados às aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima, entre Maio e Outubro de 1917, tornam-se assim, nos “mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica”, conforme avança a Rádio Renascença.

A cerimónia de canonização ainda não tem data marcada, mas é possível que venha a realizar-se em Fátima, durante a visita do Papa Francisco ao Santuário, no âmbito das comemorações do centenário das Aparições da Virgem Maria.

O Vaticano também não divulga qual foi o milagre que o Papa reconheceu. Aos dois Pastorinhos é atribuída a cura de uma mulher paralítica, em Leiria, que já faleceu, e de uma criança brasileira, sem que se conheçam mais detalhes sobre este caso.

A Renascença explica que “os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre” passam por uma consulta médica promovida pela Congregação para as Causas dos Santos, que visa perceber se a cura “é inexplicável à luz da ciência actual”.

De seguida, o caso é avaliado por “consultores teológicos” e por uma sessão conjunta de cardeais e bispos, até finalmente, ser aprovado ou não pelo Papa, conforme nota a Rádio da Igreja.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não se deve falar daquilo que não se sabe. Por acaso já leram ao pormenor a vida destas duas crianças? A transformação que se deu nas suas vidas, atitudes, comportamentos depois que tiveram uma experiência sobrenatural, depois que viram a SENHORA vestida de branco (seja da forma que for) é algo extraordinário e dificil de explicar humanamente. É pelas obras que se conhecem as pessoas, foi isso o que eles fizeram, deram-nos um grande exemplo de virtude e por isso merecem todo o nosso respeito, mesmo que não se tenha fé.

    • Bem… claramente não conhece muito sobre o assunto, por isso, siga o seu proprio concelho e nao fale do que nao sabe!
      Toda a gente que conhece minimamente a estoria de Fatima (incluindo padres, historiadores, etc), sabe que o tal milagre de Fatima tem um nome: BURLA!!!

    • Exmª. Srª., é-me difícil respeitar as crenças de quem não respeita a descrença dos outros. A religião tem sido isso mesmo, uma forma de imposição de crenças, perseguição, abuso de poder, manipulação, homicídio e genocídio sob o véu da caridade e da bondade. Não… realmente, é dificil respeitar perante tal panorama pessoal, institucional, “cultural”e institucional. A Idade Média mantém-se. E não acredito naquilo que alguns psicólogos defendem, de que daqui a 100 as pessoas religiosas serão internadas em sanatórios, por serem consideradas loucas – estamos muito longe disso, basta olhar em redor e para a ignorância e falta de ética vigente para percebermos que falta muito mais tempo para isso suceder.

  2. Há quem acredite que as vacas são sagradas, há quem acredite que se produzem milagres divinos rezando para um muro, há quem acredite que o Sol pode bailar a despropósito sem desregular toda a galáxia, há quem acredite que a mãe do Cristo pariu virgem e se manteve assim apesar de ter tido mais 3 filhos ( supõe-se que estes já do coitado do José ) enfim há toda a espécie de malucos. Agora, estes miúdos desgraçados que “viram” uma senhora “de saia travada” (!) em cima duma árvore e que morreram ( 2 deles ) passado 1 ano com a gripe espanhola ( parece que a senhora não os ajudou muito ) sendo a outra enclausurada em prisão perpétua porque, passado 1 ano, andava a contar umas coisas que já não batiam certo com a “estória” a troco dumas esmolas serem santos ?!?! Haja paciência ! Há quem nasça, cresça e morra embebido nestas fantasias : ainda falam dos “junkies” ! Claro que a padrecada ( nem todos ) alimenta isto porque lhes dá fortunas , à custa da ignorância, da crendice, da fragilidade mental, cultural e espiritual dos desgraçados pobres de espírito ( que deles será o reino dos céus !).

RESPONDER

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …