“Sentimo-nos nus.” Alguns norte-americanos hesitam em tirar as máscaras

Fernando Bizerra / Lusa

Apesar do relaxamento das medidas do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), há norte-americanos que garantem que vão continuar a usar a máscara perto de outras pessoas. Tudo por precaução.

Nos Estados Unidos, e de acordo com as indicações do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), as pessoas que tenham sido plenamente vacinadas contra a covid-19 não necessitam de usar máscaras ou praticar o distanciamento social em zonas interiores ou exteriores, exceto em casos específicos.

“A população completamente vacinada pode começar a fazer as coisas que parou de fazer por causa da pandemia”, anunciou Rochelle Walensky, diretora do CDC, durante um briefing na semana passada. “Todos esperámos por este momento em que podemos ter um pouco mais de normalidade.”

No entanto, segundo a Reuters, há norte-americanos que hesitam na hora de dispensar o uso de máscara. Entrevistas realizadas a mais de uma dúzia de pessoas, na capital e nos arredores, revelaram uma variedade de razões para alguns cidadãos estarem relutantes.

“Sentimo-nos nus sem máscaras”, disse AJ Barber, um universitário de 19 anos, totalmente vacinado, que visitava o Lincoln Memorial.

Não me acho o Super Homem“, afirmou, por sua vez, Andrew Nussbaum, um norte-americano de 57 anos que falava enquanto mantinha a sua máscara por perto, numa mesa ao ar livre em Great Falls, na Virgínia.

Por outro lado, a nova orientação do CDC soou algo vazia em algumas áreas suburbanas e rurais, onde o uso de máscaras era menos comum ao ar livre, e em estados e condados conservadores, onde a prática nunca foi amplamente adotada.

Muitos norte-americanos dessas áreas encararam o uso obrigatório de máscara como uma violação da liberdade pessoal, um ponto de vista encorajado pelo ex-Presidente Donald Trump, que disse, em tempos, que o uso da máscara devia ser voluntário.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano para desempregado

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de desemprego. Transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança e branqueamento de …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …

Julgamento de Ricardo Salgado volta a ser adiado a pedido da sua defesa e do MP

O julgamento ao ex-patrão do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, foi adiado para 6 de julho. Segundo o Correio da Manhã, o julgamento foi adiado, pela segunda vez, depois do …

Moedas de prata encontradas na Polónia podem ter sido resgate pago a invasores vikings

Especialistas acreditam que 118 moedas de prata encontradas na Polónia pertençam a um resgate pago pelos franceses aos vikings para interromper o cerco da cidade de Paris. Um tesouro de 118 moedas de prata foi encontrado …