Nissan cria motor de compressão variável que poderá tornar motores diesel obsoletos

(dr) INFINITI Nissan

O novo Motor VC-T INFINITI Nissan com taxa de compressão variável

O novo Motor VC-T INFINITI Nissan com taxa de compressão variável

O futuro poderá ser eléctrico, mas a indústria automóvel não deixa de ir melhorando a tecnologia dos motores de combustão, e agora a Nissan estreia o primeiro com taxa de compressão variável num modelo de produção.

É normal acontecer que, precisamente nos momentos de transição para uma nova tecnologia, a tecnologia anterior que vai ser tornada obsoleta atinja o pico do seu desenvolvimento.

Por exemplo, nos ecrãs dos televisores, cujo futuro parece pertencer aos OLED, surgem agora e ainda no mercado os melhores LCDs já criados.

Pois agora a Nissan está a fazê-lo com os motores de combustão… e que poderá acabar de vez com a velha questão dos motores a gasolina versus motores diesel.

O novo motor VC-T da Nissan tem apenas 2.0l de cilindrada e 4 cilindros.

Mas graças à sua tecnologia de compressão variável, consegue ter potência e binários idênticos ao motor V6 3.5l, que irá substituir, com consumos bastante mais reduzidos.

O revolucionário motor deverá conseguir atingir performances equivalentes às de um motor 2.0 turbo, com taxa de compressão a oscilar entre 8:1 e 14:1, e o primeiro carro a usá-lo deverá ser o SUV compacto de luxo Infiniti QX50.

O motor é capaz de ajustar a altura alcançada pelos pistões em tempo real, assim podendo ajustar a taxa de compressão (partes de ar para uma de combustível) ao tipo de necessidade: máximo desempenho, ou baixo consumo, dependendo do tipo de condução.

Não menos importante, este motor a gasolina consegue obter binários comparáveis a motores a diesel, mas com muitas menos emissões poluentes – o que acontece num momento crítico, em que o escândalo dieselgate da VW voltou a levantar as questões das emissões dos veículos diesel.

Será sem dúvida uma obra-prima da engenharia mecânica… mas que se arrisca a ter um reinado curto – dependendo do tempo que demorarmos a transitar para os veículos 100% eléctricos.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A tecnologia de compressão variável já foi desenvolvida à uma boas dezenas de anos atrás!! Pela SAAB SCANIA! Por isso nada de novo, vamos aguardar pela fiabilidade desta nova tentativa. Quanto maior a taxa de compressão maior o rendimento menor o consumo, por isso nesta parte a noticia está correta.

  2. Sim! Carro 100% eletrico que para carregar as baterias ( que para fabricar consomem enormes recursos) usa eletricidade produzida em centrais termoelétricas a diesel, oleo, nuclear e algumas com subprodutos de agricultura intensiva que é uma “maravilha”! Carro elétrico sim mas com eletricidade “elétrica”

  3. “O motor é capaz de ajustar a altura alcançada pelos pistões em tempo real, assim podendo ajustar a taxa de compressão (partes de ar para uma de combustível) ao tipo de necessidade”. Quem foi o cretino que escreveu isto????? Mas a taxa de compressão não é a razão entre o volume varrido pelo êmbolo mais o volume da câmara de combustão e o volume da câmara de combustão??? Que estupidez.

  4. A potência desenvolvida pelo motor é consequência da quantidade de combustível queimado, da quantidade de ar, e das temperaturas da fonte quente e da fonte fria. É evidente que a taxa de compressão influencia a temperatura da fonte quente., pelo que o menor consumo é devido às temperaturas em jogo e o motor não vai cortar na quantidade de combustível, mas vai regular a quantidade de combustível para a potência desejada. A NOTÍCIA CONTINUA A SER ESTÚPIDA E SEM NEXO.

  5. Ao ler os sapientes comentários destes entendidos comentadores, questiono-me, onde andou tanto conhecimento que só agora se revela.
    Infelizmente mesmo com estes eruditos todos continuamos na idade do carvão.
    Oh cara, se é bom no assunto porque não se revelou há mais tempo?…
    Que desperdício…….

RESPONDER

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …