“Ninguém merece ter tanto dinheiro”, diz Zuckerberg, um dos homens mais ricos do mundo

Shawn Thew / EPA

Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, assume que não sabe estabelecer um limite para o dinheiro que uma pessoa deve ter, mas que a partir de um certo ponto é um exagero.

“Não sei se tenho um limite exato para a quantidade de dinheiro que alguém deve ter, mas a um certo nível ninguém merece ter tanto dinheiro“, disse Mark Zuckerberg. O criador do Facebook é considerado o quinto homem mais rico do mundo, mas não teve papas na língua na altura de comentar sobre a riqueza excessivos dos multimilionários.

A declaração do norte-americano foi feita numa transmissão em direto no Facebook, na qual foi confrontado com a ideia de Bernie Sanders, candidato democrata às eleições americanas em 2020, que pretende acabar com os multimilionários. Ironia ou não, em abril, o Politico escrevia que, em 2016, o democrata tornou-se milionário ao acumular ganhos superiores a um milhão de dólares.

Apesar de tudo, Zuckerberg pareceu concordar em parte com Sanders, compreendendo o político quando este diz que os milionários não deviam existir. “Acho que se fazes algo que é bom, és recompensado, mas creio que alguma da riqueza que pode ser acumulada é excessiva”, acrescentou, citado pela Visão.

Com uma fortuna de 70 mil milhões de dólares, Zuckerberg é o quinto homem mais rico do mundo segundo a Bloomberg.

As declarações de Zuckerberg surgem também pouco tempo depois do The Verge ter revelado o áudio de uma reunião interna da administração da empresa. Nela, Zuckerberg fala dos críticos, concorrentes e do governo americano, falando nomeadamente da ideia de outra candidata democrata, Elizabeth Warren, em acabar com o Facebook.

“Temos alguém como Elizabeth Warren que pensa que a resposta correta é separar as empresas se for eleita Presidente, então acredito que teríamos um desafio legal e que o ganharíamos. E isso é mau para nós? Sim. Não quero ter um grande processo legal contra o nosso governo”, ouve-se na gravação.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O socialista Sanders dizer que os milionários não deviam existir, é uma contradição nos próprios termos, visto que o próprio é milionário e tem 3 casas.

  2. Não é uma hipocrisia total um cara com uma fortuna de 70 bilhões afirmar que “ninguém merece ter tanto dinheiro”, mas ao mesmo tempo não faz absolutamente nada para corroborar sua afirmação?

  3. Um milionário não é quem tem um milhão de dólares. O termo tem de ser adaptado.
    Ser milionário é ter centenas de milhões de dólares, isso é que é verdadeiramente ser milionário.

  4. alguém conhece o email do sujeito para lhe mandar meu niv? puxa tenho amigos que são faladores como ele, mas até hoje ninguém me quis dar algum da fortuna

  5. Só vejo notícias hipócritas, este diz que ninguém merece ter tanto dinheiro, outros fazem fundações com as quais usam alguns milhões para fazerem filantropia que dá muita promoção e parecem preocupados com os pobres no mundo. Mas ao mesmo tempo colocam as cedes das empresas em paraísos fiscais para não pagarem tantos impostos nos vários países onde prestam alguns serviços para assim ficarem mais ricos. Se pagassem a nível mundial os impostos devidos, já contribuíam para que os tais pobres tivessem uma vida melhor, mas assim não ficavam tão ricos nem eram considerados filantopegos! Na realidade estão a fazer caridade com o dinheiro que deviam ter pago e não pagaram em impostos.

RESPONDER

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …