Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é “boa solução” a curto prazo

Manuel de Almeida / Lusa

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo.

“Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi um ano e meio muito duro, em circunstância difíceis. Foi um ano e meio de luta política muito violenta e eu achava que os tempos agora são de luta interna, entre candidatos que já se perfilaram, e o debate político deve ser entre essas pessoas”, revelou aos microfones da TSF.

Garantindo que deixa a bancada do PSD sem qualquer mágoa, Negrão descarta um eventual regresso ao cargo. Essa hipótese “fica completamente posta de parte”, afirmou, dizendo estar “disponível para qualquer outra missão difícil que possa surgir”.

Quanto a Rui Rio, que assumiu esta segunda-feira que vai liderar a bancada parlamentar do PSD até às eleições diretas de janeiro, acumulando este cargo com o de líder do partido, Negrão considerou que esta não é uma boa solução a longo prazo.

“Se me perguntasse se como solução definitiva isto é uma boa solução eu diria que não. Mas o próprio doutor Rui Rio explicou que não é uma solução definitiva“.

“Enquanto eu fui líder parlamentar os deputados perceberam que a unidade do grupo parlamentar é importante para que o partido tenha um referencial de estabilidade e tenho a certeza que os deputados agora, por maioria da razão, compreenderão que essa estabilidade do grupo parlamentar é fundamental como referencial do PSD como um partido de oposição ao PS e a quem governa”, disse, dando conta que, até janeiro, a bancada vai atravessar um período tranquilo.

Ainda sobre Rio, recordou os dez anos de experiência como deputado e a sua capacidade para fazer oposição “acutilante”. Rui Rio sempre “muito bem preparado, nas áreas económicas e financeiras principalmente (…) “Tenho a certeza que assumirá com convicção e vontade de construir uma verdadeira alternativa”, disse, citado pela TSF.

O líder do PSD falou esta segunda-feira pela primeira vez desde as eleições legislativas de outubro. Numa conferência de imprensa num hotel do Porto, Rui Rio assumiu oficialmente que ia recandidatar-se à liderança do PSD pelo futuro do partido e para travar os liberais.

“O PSD precisa de uma liderança que defenda a social-democracia e mantenha o partido no centro político, não permitindo que ele se transforme numa força partidária ideologicamente vazia ou de perfil eminentemente liberal”, afirmou, destacando o seu compromisso em assumir uma “postura corajosa e frontal”.

Na mesma declaração, Rio disse ainda que será líder parlamentar do PSD até às próximas eleições diretas, data em que se escolherá em definitivo o novo líder parlamentar.

Rui Rio é o terceiro candidato assumido à liderança dos sociais-democratas, depois de Luís Montenegro, antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, e de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …