//

Nascente do Douro secou

4

A seca extrema está a deixar o rio Douro com níveis de água muito abaixo do normal, nesta época do ano, e a nascente em Espanha está completamente seca. Uma situação que está a afectar a qualidade da água para consumo humano e que deve vir a encarecer o seu preço.

O jornal El Mundo avançou, nesta semana, que nos Picos de Urbión, em Espanha, a nascente do rio Douro secou por completo. Um sinal preocupante e que reflecte a situação de seca extrema que se vive em toda a Península Ibérica.

O caudal do rio Douro revela essa falta de água, num Outono particularmente quente e sem chuva. E a seca está a complicar “a renovação dos caudais”, o que provoca uma degradação da qualidade da água.

A Águas do Douro e Paiva, que capta e trata as águas na região do Grande Porto, já está a gastar mais dinheiro nesse tratamento, conforme apurou o Jornal de Notícias (JN).

E se a situação persistir, com os custos a aumentarem, os preços pagos pelos consumidores de água vão também aumentar.

O investigador Adriano Bordalo e Sá, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto, explica ao JN que a falta de renovação dos caudais do rio Douro provoca “uma degradação muito intensa da qualidade da água“, o que provoca resultados “tremendos e desastrosos”.

“Havendo menos água, também existe uma menor diluição de todos os contaminantes”, refere Bordalo e Sá, realçando que isso pode “levar ao aparecimento das cinobactérias” que “são tóxicas, inclusivamente para as pessoas”.

O investigador também refere que “é da Barragem de Crestume-Lever,no Porto, que sai a água para abastecer quase 20% da população portuguesa“. Ora, “piorando a sua qualidade, o tratamento terá de ser mais complexo e com maiores custos” e “obviamente, alguém vai ter de pagar isso”, conclui Bordalo e Sá.

ZAP //

4 Comments

  1. o douro sem agua, barcos parados, rebelos no museu, vinho sem caves, francesinhas sem clientes, dragao sem lança chamas, nem fair play, comportas vazias, agua vai buscar…. agora é que vamos ver os bairristas esbracejar …em seco!!!!
    sera que vao desviar as aguas do rio minho para encher a ribeira? ou vao comprar agua a tuy?
    ponham os canelas a mijar para a etar!!!! sempre podem ser uteis a cidade imbicta!!!!

      • kkkkk….quem te dera a ti o tejo.. percebo que nao gostes do que nao conheces, e a isso se chama chauvinismo!!!!
        eu gosto muito do douro, pena que as aguas limpidas que la corriam ou por excesso de milraz ou de mosto, tenham intoxicado muitos morcoes!!!!.
        gostar da nossa terra é um bem!!!! parabens por teres mostrado indignaçao…..mas podias ser mais realista!!!!!
        eu tambem so quis fazer uma brincadeira com a materia em causa!!! biba o norte!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.