A NASA encontrou finalmente o rover perdido em Marte (mas ainda só se ouve silêncio)

MRO / NASA

GIF do aparecimento do rover Opportunity numa imagem capturada por uma câmara da NASA

Apesar de ainda não ter conseguido entrar em contacto com o Opportunity, a NASA já o conseguiu identificar depois de a tempestade de poeira sobre o Vale da Perseverança ter acalmado. O rover estava desde 10 de junho sem dar sinal.

Mais de 100 dias depois, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial NASA, conseguiu identificar o rover Opportunity, numa imagem captada a 20 de setembro. A fotografia foi tirada por cima do Vale da Perseverança, na borda da Cratera Endeavour de Marte.

O MRO capturou a imagem através do seu HiRISE, uma experiência científica de imagens de alta resolução, tão nítida que, segundo a NASA, pode mostrar imagens tão pequenas como uma mesa de café na superfície de Marte.

“Esta imagem foi captada a cerca de 267 km acima da superfície marciana“, escreveram funcionários da NASA. “A caixa branca marca uma área de 47 metros de largura centrada no rover”.

Contudo, apesar de o rover Opportunity ter sido finalmente visto, ainda não foi possível contactar com o robot. Desde o dia 10 de junho que a NASA tenta estabelecer contacto mas, até agora, nada se ouviu para além de silêncio.

Em junho, uma tempestade de areia engoliu o planeta, escurecendo os céus acima do veículo, tornando-o incapaz de recarregar as suas baterias devido à pouca exposição solar a que ficou sujeito.

Em agosto, os céus de Marte já se encontravam suficientemente limpos para a equipa responsável pelo Opportunity iniciar, em vão, as tentativas de contacto com o robot.

Sem conseguir receber qualquer sinal, a NASA estabeleceu um limite de 45 dias para obter uma resposta do rover. Duas semanas passadas desde o inicio da contagem, o Opportunity ainda não emitiu qualquer sinal e, caso não responda até ao limite dado, a NASA reavaliará as suas opções e os seus planos em relação ao rover marciano.

Do tamanho de um carro de golfe e com seis rodas, o Opportunity chegou ao Planeta Vermelho em janeiro de 2004 e está há mais de 14 anos encarregue da mesma missão – explorar a superfície de Marte. Três semanas antes da chegada do Opportunity, o rover Spirit também tinha chegado ao planeta para explorar outros locais.

Inicialmente, estava previsto que a missão de ambos os robots durasse cerca de 90 dias terrestres mas ambos superaram, de longe, a melhor das expectativas. O Spirit deixou de funcionar em 2011, 7 anos depois da sua primeira emissão.

Ao longo das suas vidas, o Opportunity e o seu irmão gémeo Spirit encontraram vastas evidências de que água no estado líquido fluiu na superfície marciana.

ZAP // Space.com

PARTILHAR

RESPONDER

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …