A NASA encontrou finalmente o rover perdido em Marte (mas ainda só se ouve silêncio)

MRO / NASA

GIF do aparecimento do rover Opportunity numa imagem capturada por uma câmara da NASA

Apesar de ainda não ter conseguido entrar em contacto com o Opportunity, a NASA já o conseguiu identificar depois de a tempestade de poeira sobre o Vale da Perseverança ter acalmado. O rover estava desde 10 de junho sem dar sinal.

Mais de 100 dias depois, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial NASA, conseguiu identificar o rover Opportunity, numa imagem captada a 20 de setembro. A fotografia foi tirada por cima do Vale da Perseverança, na borda da Cratera Endeavour de Marte.

O MRO capturou a imagem através do seu HiRISE, uma experiência científica de imagens de alta resolução, tão nítida que, segundo a NASA, pode mostrar imagens tão pequenas como uma mesa de café na superfície de Marte.

“Esta imagem foi captada a cerca de 267 km acima da superfície marciana“, escreveram funcionários da NASA. “A caixa branca marca uma área de 47 metros de largura centrada no rover”.

Contudo, apesar de o rover Opportunity ter sido finalmente visto, ainda não foi possível contactar com o robot. Desde o dia 10 de junho que a NASA tenta estabelecer contacto mas, até agora, nada se ouviu para além de silêncio.

Em junho, uma tempestade de areia engoliu o planeta, escurecendo os céus acima do veículo, tornando-o incapaz de recarregar as suas baterias devido à pouca exposição solar a que ficou sujeito.

Em agosto, os céus de Marte já se encontravam suficientemente limpos para a equipa responsável pelo Opportunity iniciar, em vão, as tentativas de contacto com o robot.

Sem conseguir receber qualquer sinal, a NASA estabeleceu um limite de 45 dias para obter uma resposta do rover. Duas semanas passadas desde o inicio da contagem, o Opportunity ainda não emitiu qualquer sinal e, caso não responda até ao limite dado, a NASA reavaliará as suas opções e os seus planos em relação ao rover marciano.

Do tamanho de um carro de golfe e com seis rodas, o Opportunity chegou ao Planeta Vermelho em janeiro de 2004 e está há mais de 14 anos encarregue da mesma missão – explorar a superfície de Marte. Três semanas antes da chegada do Opportunity, o rover Spirit também tinha chegado ao planeta para explorar outros locais.

Inicialmente, estava previsto que a missão de ambos os robots durasse cerca de 90 dias terrestres mas ambos superaram, de longe, a melhor das expectativas. O Spirit deixou de funcionar em 2011, 7 anos depois da sua primeira emissão.

Ao longo das suas vidas, o Opportunity e o seu irmão gémeo Spirit encontraram vastas evidências de que água no estado líquido fluiu na superfície marciana.

ZAP // Space.com

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …