O asteroide 2023 DW pode colidir com a Terra no Dia dos Namorados de 2046

2

Eyes On Asteroids / NASA

O asteroide 2023 DW tem 50m de diâmetro e está a 18 mil milhões de km da Terra

A NASA anunciou esta terça-feira que está a vigiar o recentemente descoberto 2023 DW — um asteroide com quase 50 metros de diâmetro que tem uma pequena probabilidade de atingir a Terra em 2046.

Numa publicação no seu perfil no Twitter, a agência espacial norte-americana NASA anunciou estar a vigiar um pequeno asteroide, com cerca de 50 metros de diâmetro — o tamanho aproximado de uma piscina olímpica.

O asteroide em causa, designado 2023 DW, foi descoberto a 27 de fevereiro e encontra-se atualmente a cerca de 0,12 UAs da Terra (cerca de 18 mil milhões de quilómetros). Uma UA, ou Unidade Astronómica, é a distância entre o nosso planeta e o Sol.

Segundo uma estimativa divulgada esta quarta-feira pelo Centro de Coordenação de Objetos Próximos da Terra da agência espacial europeia ESA, há uma probabilidade pequena, mas não nula, de o asteroide colidir com o nosso planeta:  1 em 560, ou seja, 0,18%.

A eventual colisão do asteroide aconteceria no dia 14 fevereiro de 2046 — e este é um encontro que ninguém gostaria de ter no Dia dos Namorados.

O impacto de um corpo desta dimensão causaria estragos significativos à escala regional, mas não seria um Extinction Level Event; a humanidade sobreviveria tranquilamente ao evento.

Por comparação, o asteroide que explodiu em Chicxulub, que recentemente se confirmou ter sido responsável pela extinção dos dinossauros, tinha um diâmetro de 10 a 15 quilómetros — cerca de 200 vezes maior do que o do 2023 DW.

O 2023 DW é, ainda assim, quase três vezes maior do que o asteroide de  Chelyabinsk, corpo com 20 metros e 13.000 toneladas que em 2013 atingiu a atmosfera sobre os Montes Urais, na Rússia, a uma velocidade superior a 18 km/s.

O corpo celeste explodiu a uma altitude de 30 km, libertando uma energia de cerca de meia megatonelada — o equivalente a 35 bombas de Hiroxima.

Neste momento, o asteroide está classificado com 1 na Escala de Torino, que categoriza de 0 a 10 os corpos celestes de acordo com a sua probabilidade de  impacto na Terra —ou seja, a probabilidade de colisão do 2023 DW é muito baixa, mas não nula.

A rota do asteroide está a ser acompanhada em tempo real pelo programa Eyes On Asteroids da NASA, e será traçada com melhor precisão nas próximas semanas.

Segundo o EarthSky, a probabilidade de colisão do 2023 DW foi inicialmente estimada em 1/700 — um pouco mais baixa do que os 1/560 apontados neste momento.

“Quando descobrimos um novo objeto, demoramos algumas semanas a recolher dados para reduzir as incertezas e prever a sua órbita futura”, explica a agência espacial norte-americana.

É provável então que a rota do 2023 DW seja traçada com mais precisão e que a possibilidade de colisão com a Terra venha a ser brevemente descartada.

Mas caso se venha a verificar que o asteroide está mesmo a caminho do nosso planeta, nem tudo está perdido.

O recente sucesso da Missão DART, da NASA,  que em outubro enviou uma nave suicida contra o asteroide Dimorphos e desviou a sua rota, permite-nos antever que lá para 2046 estaremos ainda mais bem preparados para o que der e vier.

Armando Batista, ZAP //

1. 18 mil milhões de quilómetros são 120 UA.
    0,12 UA são 18 milhões de quilómetros.
    Revejam lá as vossas contas pois estão a colocar o objeto 3 vezes mais longe do que Plutão. A essa distância nem nunca nos atingiria nem os astrónomos nunca veriam um objeto tão pequeno.