Governo dispara e acerta no BE: “Se não é possível um acordo agora, quando é?”

António Pedro Santos / Lusa

O Governo está a começar a apertar o cerco ao Bloco de Esquerda. Esta quarta-feira, Mariana Vieira da Silva aumentou a pressão à esquerda para aprovar o OE2021 e atirou: “Se não é num Orçamento do Estado com estas características que é possível um acordo à esquerda, quando é?”

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, esteve esta quarta-feira na RTP3 para falar no conjunto de medidas que o Governo diz ter tomado para se aproximar dos partidos de esquerda e insistiu na “disponibilidade” que o Executivo tem demonstrado, falando quase sempre no Bloco de Esquerda, avança o Expresso.

“Tenho de acreditar [que haverá acordo]. Não posso aceitar que um Orçamento que responde desta maneira à crise possa não ter condições para ser aprovado”, disse.

Em relação à nova prestação social, Mariana Vieira da Silva diz não compreender as críticas que surgem por parte do Bloco: “Não compreendo que se possa dizer que é meramente simbólica ou um fogacho. Uma prestação social que tem um peso de 450 milhões de euros é mais do que o Complemento Solidário para Idosos e Rendimento Social de Inserção”.

Apesar de a nova prestação ter sido uma das medidas exigidas pelo Bloco de Esquerda, o partido de Catarina Martins continuar a querer que abranja mais pessoas.

O Governo considera que o Bloco não sai das suas linhas de partida e acrescenta novas exigências e linhas vermelhas à medida que o tempo passa. “Ainda temos tempo para aproximações”, lembrou a ministra durante a entrevista, realçando que em relação ao Novo Banco, por exemplo, houve uma mudança substancial do Governo para “ir ao encontro do BE”.

Mariana Vieira da Silva descarta negociações com o partido de Rui Rio, já que “não entendemos como positiva uma negociação de um Orçamento ser feita entre PS e PSD”. Este foi apenas um mote para a ministra deixar uma pergunta à esquerda: “Se não é agora num Orçamento com estas características [que há acordo], quando é?“.

PS e BE têm andado às turras desde a entrega do Orçamento do Estado para 2021, na segunda-feira. João Paulo Correia, vice-presidente da bancada parlamentar do PS, fez um discurso onde repetiu a disponibilidade para o diálogo, mas não deixou de lado as farpas ao partido de Catarina Martins.

“Se para o BE estes avanços são fogachos, para o PS estes avanços cumprem o desígnio de não deixarmos ninguém para trás, disse esta quarta-feira. “Os entendimentos alcançam-se com cedências de ambas as partes. Quem apresenta novas linhas vermelhas a toda a hora só pretende dificultar e inviabilizar negociações”, acrescentou.

Em entrevista ao podcast do PS Política com Palavra, António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, disse não haver “nenhum motivo” para que o OE2021 não seja aprovado à esquerda, acrescentando que o Governo está disponível para continuar a conversar com os partidos.

Sobre o Novo Banco, o governante frisou que “já foi dito claramente” que no OE2021 “não há nenhuma transferência do Estado para o Fundo de Resolução”, recusando-se a discutir “uma coisa que não está” na proposta orçamental.

Quanto ao IVAaucher, medida prevista no OE2021, que permite que o IVA pago com alojamento, restauração e atividades culturais seja descontado nas compras do trimestre seguinte, o secretário de Estado disse esperar que a medida entre em vigor no início do próximo ano.

O secretário de Estado recusou as críticas das associações empresariais à proposta orçamental, defendendo que as empresas “têm um grande apoio neste Orçamento do Estado”, dando como exemplo os cerca de 900 milhões de euros destinados ao apoio à retoma.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Liveblog Autárquicas. Urnas encerradas e abstenção entre 45 e 50%

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …