Não foi o fogo. Autópsia revela que vítimas de Tondela morreram esmagadas

Nuno André Ferreira / Lusa

Incêndio em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, causou pelo menos oito mortos

A autópsia feita às oito vítimas mortais do incêndio numa Associação Recreativa em Vila Nova da Rainha, em Tondela, revelaram que nenhum dos oito mortos foi vítima direta do incêndio.

Foi o pânico que acabou por ditar uma sentença de morte às oito pessoas que morreram no incêndio de sábado à noite em Tondela.

De acordo com a autópsia feita aos oito corpos, seis das oito vítimas mortais morreram sufocadas pelos corpos que por cima se amontoaram e as outras duas foram vítimas de fraturas ao nível do pescoço, tendo em conta a violência empregue na tentativa de fuga de todos os que se encontravam dentro do espaço.

O Correio da Manhã revela que as autópsias “não deixam dúvidas” e quem se salvou foi quem ficou por cima no amontoado de corpos gerado pelo pânico da fuga, ou quem ficou para o fim, escapando com queimaduras ou intoxicados, mas com vida.

Maioria das associações recreativas estão isentas de licenças e vistorias

Segundo o Diário de Notícias, que cita o perito Marco Miguel, formador na APSEI (Associação Portuguesa de Segurança) e consultor de segurança contra incêndios em edifícios, “as vistorias nesta área, que são da competência da Autoridade Nacional de Proteção Civil, não são obrigatórias”.

“Até ao atual regime de segurança contra incêndios, que é de 2008 mas foi atualizado em 2015, as obras destas associações recreativas estavam isentas de licenciamento. Com o Simplex, no processo de licenciamento basta um técnico ou o diretor técnico da obra assumir que esta cumpre os regulamentos para já não se realizar a vistoria”, explica o perito.

Como adianta o perito da APSEI, a “competência para realizar as inspeções regulares ao local é apenas da ANPC ou de entidades devidamente credenciadas por esta, mas as câmaras podem sempre, por desconfiança de existirem equipamentos não conformes com a lei, exigir uma vistoria de segurança”, precisa Marco Miguel.

No entanto, nenhuma das exigências foi feita às instalações da associação em questão.

A Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Telha, em Tondela, tinha “duas portas de saída que abriam para dentro e um teto falso em poliuretano expandido, material altamente inflamável”, denuncia António Carvalho, consultor de seguradoras no risco de incêndio em edifício.

O ex-inspetor da Polícia Judiciária acrescenta que as sociedades recreativas, na generalidade, “são como fundos de caridade, dispensadas de licenciamento e de vistorias”.

Ninguém teria morrido no sábado na associação de Tondela se as portas fossem de segurança e, de acordo com o que está previsto para espaços públicos, abrissem para fora e tivessem a barra de pânico (que faz com que a porta abra com o peso da pessoa)”.

Para António Carvalho, para o fogo se ter propagado daquela maneira é porque houve “fuga na tubagem de uma salamandra e com a acumulação de gases junto ao teto estes é que se inflamaram”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi o incêndio que vitimou aquela pobre gente mas não foi o fogo. O título está incorreto, é preciso ter atenção á formulação das ideias quando se constroiem os títulos, erro comum nos novos médias.

    • Caro Miguel.
      Não é “á” mas sim “à”. De igual modo, “constroiem” não existe. Queria, obviamente, referir “constroem”.
      Como refere, e bem, é preciso ter atenção à formulação das ideias e, acrescentamos nós, à sua correta expressão.

RESPONDER

Nanocorpo de alpaca é capaz de bloquear infeção por covid-19

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram um pequeno anticorpo neutralizante - nanocorpo - que consegue bloquear a entrada do Sars-CoV-2 nas células humanas. Uma equipa de investigadores suecos, do Instituto Karolinska, descobriu que um nanocorpo …

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …