Não foi o fogo. Autópsia revela que vítimas de Tondela morreram esmagadas

Nuno André Ferreira / Lusa

Incêndio em Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, causou pelo menos oito mortos

A autópsia feita às oito vítimas mortais do incêndio numa Associação Recreativa em Vila Nova da Rainha, em Tondela, revelaram que nenhum dos oito mortos foi vítima direta do incêndio.

Foi o pânico que acabou por ditar uma sentença de morte às oito pessoas que morreram no incêndio de sábado à noite em Tondela.

De acordo com a autópsia feita aos oito corpos, seis das oito vítimas mortais morreram sufocadas pelos corpos que por cima se amontoaram e as outras duas foram vítimas de fraturas ao nível do pescoço, tendo em conta a violência empregue na tentativa de fuga de todos os que se encontravam dentro do espaço.

O Correio da Manhã revela que as autópsias “não deixam dúvidas” e quem se salvou foi quem ficou por cima no amontoado de corpos gerado pelo pânico da fuga, ou quem ficou para o fim, escapando com queimaduras ou intoxicados, mas com vida.

Maioria das associações recreativas estão isentas de licenças e vistorias

Segundo o Diário de Notícias, que cita o perito Marco Miguel, formador na APSEI (Associação Portuguesa de Segurança) e consultor de segurança contra incêndios em edifícios, “as vistorias nesta área, que são da competência da Autoridade Nacional de Proteção Civil, não são obrigatórias”.

“Até ao atual regime de segurança contra incêndios, que é de 2008 mas foi atualizado em 2015, as obras destas associações recreativas estavam isentas de licenciamento. Com o Simplex, no processo de licenciamento basta um técnico ou o diretor técnico da obra assumir que esta cumpre os regulamentos para já não se realizar a vistoria”, explica o perito.

Como adianta o perito da APSEI, a “competência para realizar as inspeções regulares ao local é apenas da ANPC ou de entidades devidamente credenciadas por esta, mas as câmaras podem sempre, por desconfiança de existirem equipamentos não conformes com a lei, exigir uma vistoria de segurança”, precisa Marco Miguel.

No entanto, nenhuma das exigências foi feita às instalações da associação em questão.

A Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Telha, em Tondela, tinha “duas portas de saída que abriam para dentro e um teto falso em poliuretano expandido, material altamente inflamável”, denuncia António Carvalho, consultor de seguradoras no risco de incêndio em edifício.

O ex-inspetor da Polícia Judiciária acrescenta que as sociedades recreativas, na generalidade, “são como fundos de caridade, dispensadas de licenciamento e de vistorias”.

Ninguém teria morrido no sábado na associação de Tondela se as portas fossem de segurança e, de acordo com o que está previsto para espaços públicos, abrissem para fora e tivessem a barra de pânico (que faz com que a porta abra com o peso da pessoa)”.

Para António Carvalho, para o fogo se ter propagado daquela maneira é porque houve “fuga na tubagem de uma salamandra e com a acumulação de gases junto ao teto estes é que se inflamaram”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi o incêndio que vitimou aquela pobre gente mas não foi o fogo. O título está incorreto, é preciso ter atenção á formulação das ideias quando se constroiem os títulos, erro comum nos novos médias.

    • Caro Miguel.
      Não é “á” mas sim “à”. De igual modo, “constroiem” não existe. Queria, obviamente, referir “constroem”.
      Como refere, e bem, é preciso ter atenção à formulação das ideias e, acrescentamos nós, à sua correta expressão.

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …