ARS de Lisboa e Vale do Tejo garante que não houve recusa de apoio médico no lar do Barreiro

SXC

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo contrariou a acusação do presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos.

Um dia depois de Manuel Lemos ter dito que “médicos do centro de saúde do Barreiro” se terão “recusado a dar apoio” ao lar de idosos, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo veio garantir que os residentes do lar São João foram acompanhados presencialmente por um médico e uma enfermeira do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho “nos dias solicitados” pela provedora da instituição.

Não houve recusa“, assegurou esta terça-feira a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, citada pelo Público. “Um médico do ACES Arco Ribeirinho [a que pertence o centro de saúde do Barreiro] disponibilizou-se, após contacto da direção” do agrupamento de centros de saúde a “prestar cuidados de saúde aos doentes do Lar de S. José, conforme solicitado telefonicamente pela” provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

A ARS adiantou ainda que os doentes, atualmente estáveis e assintomáticos, continuam a ser “acompanhados diariamente pelas equipas de saúde do ACES Arco Ribeirinho, através de contacto não presencial” e monitorizados na plataforma informática criada para o efeito (Trace Covid).

O diário revela ainda que o secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos em Lisboa e Vale do Tejo exigiu que a provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro pedisse publicamente desculpa pelas “falsas” declarações.

Na passada segunda-feira, Manuel Lemos explicou aos jornalistas que pediu a reunião com Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM) para lhe fazer um apelo: sensibilizar os profissionais para que “não deixem as pessoas sem médicos nos lares das misericórdias”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos diz que PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta

O ministro das Infraestruturas e da Habitação defendeu, este domingo, que o PS não se pode comportar como se tivesse maioria absoluta, mas sim colaborar com BE e PCP porque a geringonça "não pode ser …

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …