“Não há almoços grátis”, diz Marques Mendes

António Cotrim / Lusa

Luis Marques Mendes

Marques Mendes afirmou, este domingo, no seu espaço de comentário na SIC, que “não há almoços grátis” e que o caso das viagens pagas a altos quadros dos Ministérios das Finanças e da Saúde não é “nada normal”. Quanto ao deputado social-democrata: “fez muito, muito mal” em aceitar.

No habitual espaço semanal na SIC, Marques Mendes comentou este domingo o caso das viagens à China pagas por uma empresa parceira da tecnológica Huawei a altos quadros dos Ministérios das Finanças e da Saúde.

Segundo o Expresso, o ex-líder do PSD afirma que até pode não estar em causa um crime mas que a situação em causa não é normal e que “não há almoços grátis”.

“Têm funções executivas, podem ter de tratar de compras do Estado, e quem tem de tratar de compras do Estado tem de conhecer as empresas potencialmente fornecedoras, isso é normal”, reconheceu o comentador.

No entanto, Marques Mendes realça que “o que já não é normal é ir visitar as empresas potencialmente fornecedoras com viagens e deslocações pagas por essas empresas”. Para o social-democrata, “uma empresa não investe milhares de euros numa deslocação de uma pessoa apenas por simpatia“.

O Expresso, que inicialmente avançou a notícia, garante que o ministro da Saúde tenciona tomar uma decisão sobre o futuro dos quadros do seu Ministério ainda esta segunda-feira. “Uma posição firme” de Adalberto Campos Fernandes que, se se vier a concretizar, merecerá “o nosso cumprimento”, disse o comentador.

Deputado do PSD “fez muito mal”

Quanto ao caso do deputado social-democrata Sérgio Azevedo, Marques Mendes não tem dúvidas de que “fez muito, muito mal” em aceitar viagens pagas por empresas privadas.

Fez muito, muito mal em ter ido à China custeado por esta empresa”, disse. “Um deputado não tem funções executivas, não trata de compras para o Estado, portanto não se percebe qual é a razão profissional que o levou a fazer isto”, acrescentou.

Para o comentador, há duas hipóteses que explicam esta viagem: “ou foi fazer turismo à custa de uma empresa e como deputado não deveria ter aceite essa situação ou, mais grave ainda, foi pago por uma empresa que pensa que vai ter a ajuda dele no futuro“.

Na sequência da polémica à volta da sua viagem à China, Sérgio Azevedo já disse que não foi realizada sob as funções que desempenha como deputado à Assembleia da República.

“Mantenho a convicção de que, quer no plano ético quer no plano da licitude, agi em conformidade”, afirmou numa nota sobre esta assunto divulgada no final de julho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …