Mais seis altos quadros do Estado “apanhados” na China

Aos nove nomes já envolvidos no chamado “Huaweigate”, que terão feito uma viagem à China a convite da Huawei, juntam-se agora seis altos funcionários da Saúde e da Autoridade Tributária.

Segundo revela este sábado o jornal Expresso, seis altos quadros do Ministério da Saúde e da Autoridade Tributária terão viajado para a China no início de junho de 2015 com o apoio de uma empresa privada associada da Huawei, que terá suportado os custos da viagem, a rondar os 12 mil euros.

O jornal cita uma fonte ligada ao processo, segundo a qual a empresa de telecomunicações “pagou tudo, mesmo tudo”, incluindo a alimentação.

De acordo com o mesmo jornal, cinco dirigentes dos SAMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e um quadro superior da Autoridade Tributária viajaram para a China para visitar o hospital de Zhang Zhou e a sede da Huawei. Tanto a SPMS como o Ministério das Finanças confirmaram as viagens.

Em causa poderá estar a prática de um crime de recebimento indevido de vantagem, punível com cinco anos de prisão. O Ministério Público ainda não ouviu nenhum dos envolvidos, mas o Ministério das Finanças já abriu uma investigação à viagem do chefe do Núcleo de Sistemas Distribuídos.

Segundo adianta o semanário, os quadros do SPMS são Artur Trindade Mimoso, vogal executivo do conselho de administração, Nuno Lucas e Rui Gomes, directores de sistemas de informação, Ana Maurício, directora de comunicação, e Rute Belchior (diretora de compras).

O dirigente das Finanças é Carlos Santos, chefe da equipa multidisciplinar de 2º nível do Núcleo de Sistemas Distribuídos, que terá sido “convidado a participar numa cimeira de tecnologia no quartel-general da Huawei, de 9 a 14 de Fevereiro de 2015”.

Contactada pela Lusa, fonte do Ministério das Finanças indicou que a AT está a conduzir o inquérito para “verificação das circunstâncias que levaram à autorização e aceitação da viagem em questão”.

O Ministério da Saúde não considera ter havido qualquer ato ilícito na viagem com tudo pago de cinco diretores. Segundo o jornal, a Huawei manifestou-se “disponível” para esclarecer os factos “em sede própria”.

A SPMS justifica as viagens com a necessidade de “adquirir e partilhar conhecimentos” e que “fruto dessa viagem de trabalho” foi criado um centro de telemedicina.

Estes dirigentes juntam-se aos nove nomes envolvidos no caso das viagens pagas a políticos pela chinesa Huawei, que já causou da demissão do adjunto do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Nuno de Almeida Barreto.

Além de Nuno Barreto, também o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Sérgio Azevedo, o vereador do PSD em Oeiras Ângelo Pereira, e o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, estão envolvidos no caso da viagem à China, já conhecido como Huaweigate.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É tudo farinha do mesmo saco, todos ladroes e corruptos,
    país da treta, governado por abutres que se protegem uns aos outros.
    Venhaum novo 25 de abril não com cravos, mas sim com caçadeiras e facas bem aguçadas….

    • Como se isso fosse mudar alguma coisa. Para já o que importa é escolher o mal menor e tornar publico aldrabices quando possível.

    • Comentário da treta!…
      Se não fosse ignorante saberia que há vários casos (e bem mais graves) envolvendo a Huawei (e outras empresas “gigantes”) pelo mundo fora!…
      O 25 de Abril ainda não chegou até si e já está a pedir outro!…

  2. Caro,
    Já não vai a tempo.
    Agora nem de míssil acaba com eles.
    Já são 15.829 dias a roubar o POVO.
    A prática já está instalada.
    Tenha paciência, um dia destes aparece alguém para os colocar no campo GRANDE que o Pequeno já não chega 🙂

    • Olha outro “iluminado”!…
      Toda a gente sabe que antes desses 15.829 dias ninguém roubava o povo, nem a riqueza do país estava entregue a meia-dúzia de famílias!
      Será que uma dessas famílias de parasitas privilegiados (que vivia à custa do sacrifício da maioria do povo) é a sua?!
      Espero que sim, se não a estupidez é ainda mais gritante!!

  3. Se o fruto das viagens foi um centro de telemedicina dotado da mais alta tecnologia porque existiram as viagens? Podia ter sido dado o conhecimento aos senhores visados por intermédio de uma “telequalquercoisa” com a mais alta tecnologia. Só que se assim tivesse sido o “tudo pago” já não funcionaria como previsto…

RESPONDER

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …