“Não há acordo secreto para manter a lei laboral”

partidosocialista / Flickr

O ministro José António Vieira da Silva

O ministro José António Vieira da Silva

Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, garante que “não há nenhum acordo secreto” com os patrões para manter a Lei laboral.

A posição do governante surge depois de o Expresso ter avançado que o governo tinha assumido um compromisso com os patrões, garantindo que não haveria mudanças à Lei Laboral, para assegurar o acordo de concertação social, no seguimento do chumbo da descida da Taxa Social Única (TSU).

“Não existe acordo secreto entre ninguém”, sustenta Vieira da Silva à TSF.

O ministro diz ainda, que o compromisso que existe, entre os parceiros sociais, é a “reavaliação e um eventual acordo para mudanças no quadro laboral”, mas que esse “quadro geral vai ser discutido na concertação social”.

Vieira da Silva também sublinhou à TSF que o acordo firmado tem “vários aspectos importantes”, embora se tenha discutido essencialmente, a TSU.

“Nesse acordo, os parceiros sociais comprometeram-se a, durante 18 meses, não provocar a caducidade da contratação colectiva”, atesta o ministro que sublinha que “há aspectos que coincidem” com as exigências dos aliados do PS à Esquerda, enquanto outros “não são compromissos que o governo tenha assumido”.

De qualquer dos modos, o governo está “disponível para discutir” todas as questões, refere o governante.

CGTP pede mudanças e ameaça com greve geral

O líder da CGTP, Arménio Carlos, tinha solicitado, na segunda-feira, esclarecimentos ao governo sobre esta temática.

“Se houve algum acordo com as confederações patronais para não se mexer na legislação laboral, é inaceitável, e bom será que o governo, rapidamente, clarifique a sua posição publicamente, se há alguns acordos secretos ou se não há, porque para nós a coisas têm de ser transparentes”, defendeu Arménio Carlos numa entrevista ao Negócios e à Antena1, conforme cita a Agência Lusa.

Arménio Carlos também considerou, nessa entrevista, que é chegado “o momento de os partidos, quer o PS quer o PCP, o Bloco de Esquerda e o PEV, darem o salto significativo na mudança de políticas, procurando responder àquilo que são necessidades e anseios dos trabalhadores e da nossa população”.

“Se não tivermos respostas mais claras e inequívocas da parte do governo nos próximos tempos, isto quer dizer que as coisas se vão complicar“, acentuou o sindicalista que pede medidas na área laboral e social.

E fica já o aviso ao governo de que pode vir a fazer “sentido” falar de uma greve geral, “se porventura o executivo não der resposta” àquilo que são as expectativas dos trabalhadores.

“Dizemos ao governo: atenção que a partir daqui o diálogo e a negociação têm de ter alguma eficácia. E, para ter eficácia, tem de ter alguma resposta”, salientou Arménio Carlos.

“O Governo deve estar mais atento para sacudir algumas pressões externas e internas”, avisou ainda o líder da CGTP, notando que “não se pode deixar ficar refém nem dos interesses instalados, nem de grupos devidamente identificados” que “estão a procurar beneficiar daquilo que são os impostos pagos pelos trabalhadores e pelos reformados e que vêm do orçamento”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …