Não deixar partidos pequenos falar é “um grande erro”

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O Livre, Iniciativa Liberal e Chega, estreantes no Parlamento, não poderão intervir no debate quinzenal da próxima quarta-feira. Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é “sensível” aos argumentos dos partidos pequenos.

Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, classifica a decisão da conferência de líderes – que vai impedir os partidos que são representados apenas por um deputado de participar, pelo menos, no próximo debate quinzenal – de um “grande erro” e uma “falta de correção da análise política”.

A decisão – que afeta o Livre, Iniciativa Liberal e Chega – foi tomada pela antiga geringonça. PS, Bloco de Esquerda, PCP e PEV não concordaram que os pequenos partidos pudessem intervir nos debates, pelo menos até haver um novo regimento que enquadre a situação dos partidos com deputado único.

Em declarações ao Expresso, Ferro diz ser “sensível” aos pedidos dos partidos pequenos, “por entender que a sua participação trará maior representatividade aos debates em que venham a usar da palavra”.

Além disso, apesar de “não dispor de poderes” que lhe permitam decidir, uma vez que até haver novo regimento vale a palavra da conferência de líderes, Ferro Rodrigues recorda o caso do PAN, em que “por consenso de todos os grupos parlamentares” André Silva teve direito a um estatuto especial que lhe conferia, por exemplo, o direito de participar em debates quinzenais ou de ter assento na conferência de líderes, mas como observador.

Por isso, concluiu Ferro ao semanário, até haver novas regras, “não existir a mesma flexibilidade que na anterior legislatura (…) é um grande erro e uma falta de correção na análise política desta nova situação democrática”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …