Namorada do Ministro do Ambiente nomeada para cargo em empresa pública

A namorada do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, foi nomeada para o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Águas do Norte. A nomeação de Fernanda Lacerda foi feita por um órgão tutelado pelo governante e coincidiu com o início da relação.

João Matos Fernandes é o mais recente elemento do Governo a estar envolvido na polémica das relações familiares que tem marcado a actualidade política nacional.

Depois de se ter ficado a saber que a ex-mulher do ministro, Ana Isabel Marrana, foi nomeada duas vezes para organismos da tutela do Ambiente, enquanto era casada com o governante, surge agora a notícia de que a namorada de Matos Fernandes também foi nomeada para um cargo numa empresa pública.

Fernanda Lacerda foi apontada para vice-presidente do conselho de administração da Águas do Norte pelo grupo estatal Águas de Portugal, que é tutelado pelo Ministério do Ambiente, como apurou o Correio da Manhã (CM). A nomeação aconteceu em Junho de 2018 e coincidiu com o início da relação com o ministro, frisa o jornal.

A engenheira civil de 46 anos já era administradora da Águas do Norte desde 2016, e foi “eleita em Assembleia-Geral para o mandato 2018-2020”, acrescenta uma fonte do gabinete de comunicação da empresa pública ao CM.

Ela passou por um processo de “avaliação de mérito” e recebeu um “parecer favorável” da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP), segundo afiança o Jornal de Notícias (JN).

Matos Fernandes e Fernanda Lacerda trabalharam juntos na Águas do Porto, entre 2014 e 2015, quando ela desempenhava funções de directora e ele era presidente, realça o JN. A engenheira tem no currículo 20 anos de experiência no grupo ADP – Águas de Portugal.

Ministro não fala da “vida pessoal”

Confrontado com este dado, Matos Fernandes recusou tecer quaisquer explicações. “Não sei do que está a falar, não lhe vou falar de nada da minha vida pessoal“, afirmou aos jornalistas.

Sobre o caso da ex-mulher, negou que tenha tido quaisquer benefícios, argumentando que Ana Isabel Marrana “foi chefe de gabinete de uma pessoa com quem trabalhou durante dez anos antes disso e foi para o Ministério do Ambiente sem ter sido nomeada” por si.

“Depois disso voltou para a sua vida profissional normal e, ao abrigo da disposição que todo e qualquer funcionário público pode recorrer, pediu para sair da CCDR-N [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte] para ir para a APA [Agência Portuguesa do Ambiente]”, acrescentou o governante.

Ana Isabel Marrana “não foi nomeada”, mas sim “requisitada”, assevera também o ministro, frisando que a ex-mulher “trabalha há mais de 30 anos sempre na área do ambiente”.

À margem do lançamento de um concurso para a expansão da rede de metro em Vila Nova de Gaia, no Porto, o ministro do Ambiente refere também que ainda não há um sucessor para o secretário de Estado do Ambiente que se demitiu depois da polémica com o primo que nomeou para adjunto.

“Ainda não está decidido. Para a semana haverá novidades”, realça Matos Fernandes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Portugal consegue mais um feito.
    Conseguiu transformar a República numa Monarquia.
    E, vem estes Sr. apregoar as boas regras da ética.
    Só que deviam ter a coragem de dizer, estes são os nossos princípios, pois unidos dificilmente seremos vencidos.

  2. grande novidade! continua como deputada uma tal marilú swap que após ter causado uma crise mais conhecida como a birrinha do irrevogável, que nos custou milhões de euros chegou a chefe de finanças depois de ter andado a vender swap’s e hoje em simultâneo desempenha sujas funções na arrow um grupo mafioso a quem deu enormes facilidades quando era chefe de finanças o que não deixa dúvidas quanto à finalidade deste tacho que é receber o fruto do roubo que fez aos contribuites a favor destes mafiosos além do que rouba todos meses através da assembleia onde leva uma vida de cão.

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …