Na rentrée, o Bloco é o primeiro partido a voltar de férias

*Bloco / Flickr

Catarina Martins e João Semedo, líderes do Bloco de Esquerda

Catarina Martins e João Semedo, líderes do Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (BE) promove entre 29 e 31 de agosto o Fórum Socialismo 2014, que marca a rentrée do partido, este ano o primeiro a regressar em pleno ao ativo após as férias de verão.

Excluindo a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de agosto, o final do mês e o começo de setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de verão, a rentrée.

Este ano há a particularidade de o PS não realizar a sua típica Universidade de Verão, num momento em que António José Seguro e António Costa disputam o lugar de candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas legislativas. As primárias socialistas decorrem a 28 de setembro.

BE debate “do que é que a Esquerda não pode abdicar”

Entre 29 e 31 de agosto o BE promove em Évora o Fórum Socialismo 2014 – Debates para a Alternativa, com dezenas de painéis de temas variados.

A abrir a iniciativa deste ano discute-se “Do que é que a esquerda não pode abdicar”, por exemplo, e ao longo de três dias de trabalhos passarão pela cidade alentejana figuras como o ex-líder Francisco Louçã, o economista João Ferreira do Amaral e diversos dirigentes e deputados bloquistas.

A abertura e o encerramento dos trabalhos serão feitos pelos coordenadores do partido, Catarina Martins e João Semedo.

Universidade de Verão do PSD com figuras da esquerda

Já o PSD organiza entre 1 e 7 de setembro a sua tradicional Universidade de Verão que se realiza desde 2003, sempre em Castelo de Vide.

Os alunos são 100 jovens com uma média de idades de 23 anos, este ano, e esta é uma “iniciativa virada para a formação de jovens quadros”, diz o eurodeputado Carlos Coelho, diretor da Universidade de Verão.

Este ano estarão presentes em Castelo de Vide diversos ministros, casos de Jorge Moreira da Silva, Miguel Poiares Maduro ou Maria Luís Albuquerque, o ex-líder social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa, o sociólogo António Barreto, e figuras da esquerda, como o socialista António Vitorino ou o líder do partido Livre, Rui Tavares.

O encerramento estará a cargo do líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Revolução dos Cravos no Avante!

No primeiro fim de semana de setembro, o PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, que decorre entre os dias 5 e 7 na Quinta da Atalaia, no Seixal.

A 38ª Festa do Avante! vai ter uma exposição sobre a “Revolução dos Cravos” de 1974 e outros espaços evocativos dos 100 e dos 75 anos sobre o início das duas grandes guerras mundiais, além do Espaço Ciência, este ano dedicado à temática da sexualidade.

Tradicionalmente, o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, abre na sexta-feira os trabalhos da Festa e encerra-os no domingo, numa rentrée sempre marcada pela música e que contará, entre outros intérpretes e bandas, com Jorge Palma, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Camané, Buraka Som Sistema, The Legendary Tiger Man, Mind da Gap, OqueStrada, Dany Silva, Nu Soul Family, A Naifa, Cristina Branco ou Diabo na Cruz.

Constituição entre os temas das “Ideias com Futuro” do CDS

O CDS-PP, por seu turno, assinala a sua rentrée este ano com um encontro de militantes de 11 a 14 de setembro, em Peniche, onde juntará sessões de formação aos dirigentes “mais jovens” à comemoração dos 40 anos do partido.

De acordo com Diogo Feio, vice-presidente do partido, serão debatidos ao longo de quatro dias temas como o “papel do CDS dentro do quadro partidário português” e o modo como o partido vê o atual “texto constitucional”, sem esquecer que o CDS “está no Governo”.

As “alterações sentidas na sociedade portuguesa” com diversas reformas nos últimos anos serão também analisadas no encontro, que acaba no domingo, 14 de setembro, com uma intervenção do presidente do partido e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Destinado particularmente a jovens quadros com idades entre os 16 e os 30 anos, o ciclo de conferências e debates que assinala a rentrée do CDS tem o nome de “Ideias com Futuro” e realiza-se num hotel em Peniche entre 11 e 14 de setembro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.