Na Galiza, abre-se com medo a porta aos turistas. Presidente da região quer travão se voltarem contágios

Alberto Morante / EPA

Espanha vai abrir as fronteiras com os países do espaço Schengen a 21 de junho. A única exceção será Portugal.

Alberto Núñez Feijóo, presidente do governo da Galiza, tem receio de que a abertura das fronteiras favoreça novo surto da pandemia e pede expressamente “uma norma de saúde pública que permita proibir a mobilidade entre territórios se o número de contágios for elevado”.

Apesar de Espanha ser o quinto país do mundo com mais casos de covid-19, os peritos que assessoram o Governo consideram que a situação está controlada. Aliás, segundo o Expresso, as cifras de novos contágios, com uma taxa de 3,6 casos por cada 100 mil habitantes, cumprem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para permitir um aligeiramento das medidas de confinamento.

O turismo está entusiasmado, já que é o setor que calcula perdas diárias de 5.000 milhões de euros por dia. Esta segunda-feira, começaram a chagar às ilhas Baleares os primeiros turistas vindos da Alemanha e tanto o governo da região como os empresários organizaram um “corredor seguro” para levar a Maiorca e Ibiza perto de 11 mil cidadãos alemães e comprovar a capacidade destes destinos para voltar à normalidade.

De acordo com o semanário, o primeiro voo do corredor, procedente de Dusseldorf, chegou esta segunda-feira de manhã, prevendo-se mais 47 nas próximas duas semanas.

À chegada, os passageiros tiveram de se submeter a controlos de temperatura corporal e receberão uma chamada diária dos serviços de saúde para controlar a sua localização. Apesar de não estarem brigados a cumprir a quarentena de 14 dias decretada para qualquer outro viajante estrangeiro que entre em Espanha até 21 de junho, terão de aceitar ser isolados caso haja novo surto da doença.

No próximo dia 21 de junho será também levantado o estado de emergência, a ferramenta constitucional que restringiu os espanhóis durante três meses. Mas o levantamento faz-se a medo por todo o país.

Esta segunda-feira, Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, lançou um novo apelo à “unidade” dos cidadãos e à responsabilidade individual no cumprimento das medidas de proteção. “É, como nunca antes, a hora dos cidadãos.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Temos muito a concretizar". Marcelo e Bolsonaro em encontro sem espaço para debater divergências

As posições comuns entre Portugal e o Brasil marcaram a conversa desta segunda-feira entre Marcelo Rebelo de Sousa e Jair Bolsonaro, num encontro sem espaço para discutir divergências ou uma eventual visita do Presidente brasileiro …

Neandertais tinham tipos sanguíneos, tal como os humanos modernos

Um novo estudo indica que os Neandertais, tal como nós, humanos modernos, também podiam ter outros tipos de sangue encontrados no sistema ABO. De acordo com o site EurekAlert!, cientistas analisaram os genomas previamente sequenciados …

Moedas assume: "Tenho de lutar muito nesta fase em Lisboa"

Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos à Câmara Municipal de Lisboa, entregou esta segunda-feira as listas dos candidatos aos órgãos autárquicos. O cabeça de lista da coligação Novos Tempos à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, …

Auto-agendamento para jovens de 16 e 17 anos já está disponível

O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. A possibilidade de os jovens a partir dos 16 …

Jacobs, o americano 100% italiano que quase não fala inglês

O atleta mais rápido nos Jogos Olímpicos foi Marcell Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos da América mas viveu (quase) sempre em Itália. Lamont Marcell Jacobs Jr. não estava entre os maiores favoritos à conquista da …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O canoísta português Fernando Pimenta, que hoje conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, admitiu ter cumprido “um dos sonhos”, mas “faltou o outro, de ser campeão olímpico”. Fernando Pimenta, de 31 anos, que …

Afinal, altos níveis de testosterona não resultam em homens mais bem-sucedidos

Anteriormente, vários estudos relacionaram níveis elevados de testosterona ao sucesso socioeconómico. Contudo, uma ligação é diferente de uma causa e uma pesquisa sugere que este fator pode ser menos importante. Ao contrário do que se concluiu …

A rotação da Terra está a diminuir (e essa pode ser a razão pela qual vamos ter sempre oxigénio)

Desde a sua formação, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a rotação da Terra tem vindo a diminuir gradualmente e, como resultado, os seus dias têm-se tornado progressivamente mais longos. Segundo o site Science …

Afinal, os misteriosos reflexos no polo sul de Marte não são lagos

A descoberta de lagos nas profundezas abaixo da calota de gelo no polo sul de Marte foi feita utilizando um instrumento de radar a bordo do orbital Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). Mas, …

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …