Na Europa, já há um país “livre” da pandemia

Igor Kuplkenik / EPA

A Eslovénia tornou-se o primeiro país europeu a declarar o fim da epidemia do novo coronavírus no país e anunciou que todos os indicadores apontam para uma desaceleração na propagação do covid-19 na sua população.

A Eslovénia, ao proclamar o fim da epidemia de covid-19, reabriu as suas fronteiras, mas algumas medidas preventivas implementadas para retardar a propagação do vírus vão continuar em vigor. Algumas restrições vigoram até ao fim do mês.

De acordo com a RFI, Janez Jansa, primeiro-ministro da Eslovénia, tinha afirmado, esta terça-feira, que “hoje a Eslovénia tem a melhor situação cliníca da Europa, o que nos permite pôr termo ao estado de epidemia”.

Segundo o Ministério da Saúde esloveno, nos últimos 14 dias havia apenas 35 novos infetados e o número de contágio (R-0) do coronavírus é menor do que um.

De acordo com a rádio pública eslovena ao declarar o fim da epidemia, o Governo evita prolongar até ao fim de junho, de forma automática, um plano de ajuda às empresas e à população. Estas medidas expirariam no final deste mês de maio.

As fronteiras deste Estado da Europa central vão reabrir a todos os cidadãos do bloco dos 27. Apenas cidadãos da União Europeia que apresentem sintomas claros ou que se declarem doentes com a covid-19 serão proibidos de entrar no país. Os outros cidadãos devem continuar a cumprir um período de quarentena.

A Eslovénia faz fronteira com a Itália, um dos países mais severamente afetados pela pandemia, a Croácia e a Áustria. Desde o início do mês de abril, os cidadãos europeus, ao chegarem à Eslovénia, deveriam cumprir um período de isolamento de pelo menos sete dias.

A partir da próxima semana, os centros comerciais e os hotéis com uma capacidade até 30 camas vão poder voltar a abrir as portas.

O uso de máscara continuará a ser obrigatório, bem como o respeito do distanciamento social e a proibição de aglomerações públicas, devido ao risco de uma segunda vaga de covid-19.

De acordo com a Newsweek, a Eslovênia registrou o seu primeiro caso de coronavírus em 4 de março e mpôs medidas emergenciais pouco mais de uma semana depois, em 12 de março. Com dois milhões de habitantes o país registou 1.465 casos de covid-19 e 103 óbitos.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …