Na Europa, já há um país “livre” da pandemia

Igor Kuplkenik / EPA

A Eslovénia tornou-se o primeiro país europeu a declarar o fim da epidemia do novo coronavírus no país e anunciou que todos os indicadores apontam para uma desaceleração na propagação do covid-19 na sua população.

A Eslovénia, ao proclamar o fim da epidemia de covid-19, reabriu as suas fronteiras, mas algumas medidas preventivas implementadas para retardar a propagação do vírus vão continuar em vigor. Algumas restrições vigoram até ao fim do mês.

De acordo com a RFI, Janez Jansa, primeiro-ministro da Eslovénia, tinha afirmado, esta terça-feira, que “hoje a Eslovénia tem a melhor situação cliníca da Europa, o que nos permite pôr termo ao estado de epidemia”.

Segundo o Ministério da Saúde esloveno, nos últimos 14 dias havia apenas 35 novos infetados e o número de contágio (R-0) do coronavírus é menor do que um.

De acordo com a rádio pública eslovena ao declarar o fim da epidemia, o Governo evita prolongar até ao fim de junho, de forma automática, um plano de ajuda às empresas e à população. Estas medidas expirariam no final deste mês de maio.

As fronteiras deste Estado da Europa central vão reabrir a todos os cidadãos do bloco dos 27. Apenas cidadãos da União Europeia que apresentem sintomas claros ou que se declarem doentes com a covid-19 serão proibidos de entrar no país. Os outros cidadãos devem continuar a cumprir um período de quarentena.

A Eslovénia faz fronteira com a Itália, um dos países mais severamente afetados pela pandemia, a Croácia e a Áustria. Desde o início do mês de abril, os cidadãos europeus, ao chegarem à Eslovénia, deveriam cumprir um período de isolamento de pelo menos sete dias.

A partir da próxima semana, os centros comerciais e os hotéis com uma capacidade até 30 camas vão poder voltar a abrir as portas.

O uso de máscara continuará a ser obrigatório, bem como o respeito do distanciamento social e a proibição de aglomerações públicas, devido ao risco de uma segunda vaga de covid-19.

De acordo com a Newsweek, a Eslovênia registrou o seu primeiro caso de coronavírus em 4 de março e mpôs medidas emergenciais pouco mais de uma semana depois, em 12 de março. Com dois milhões de habitantes o país registou 1.465 casos de covid-19 e 103 óbitos.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Auto-agendamento para jovens de 16 e 17 anos já está disponível

O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 16 ou mais anos ficou hoje de madrugada disponível no site na Internet da Direção-Geral da Saúde. A possibilidade de os jovens a partir dos 16 …

Jacobs, o americano 100% italiano que quase não fala inglês

O atleta mais rápido nos Jogos Olímpicos foi Marcell Jacobs, que nasceu nos Estados Unidos da América mas viveu (quase) sempre em Itália. Lamont Marcell Jacobs Jr. não estava entre os maiores favoritos à conquista da …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze

O canoísta português Fernando Pimenta, que hoje conquistou a medalha de bronze em K1 1.000 metros, admitiu ter cumprido “um dos sonhos”, mas “faltou o outro, de ser campeão olímpico”. Fernando Pimenta, de 31 anos, que …

Afinal, altos níveis de testosterona não resultam em homens mais bem-sucedidos

Anteriormente, vários estudos relacionaram níveis elevados de testosterona ao sucesso socioeconómico. Contudo, uma ligação é diferente de uma causa e uma pesquisa sugere que este fator pode ser menos importante. Ao contrário do que se concluiu …

A rotação da Terra está a diminuir (e essa pode ser a razão pela qual vamos ter sempre oxigénio)

Desde a sua formação, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, a rotação da Terra tem vindo a diminuir gradualmente e, como resultado, os seus dias têm-se tornado progressivamente mais longos. Segundo o site Science …

Afinal, os misteriosos reflexos no polo sul de Marte não são lagos

A descoberta de lagos nas profundezas abaixo da calota de gelo no polo sul de Marte foi feita utilizando um instrumento de radar a bordo do orbital Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA). Mas, …

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …