Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa.

A lei, que entrou em vigor na semana passada, fazia parte de uma campanha anti-desperdício de alimentos que varreu o país no ano passado, após o presidente chinês Xi Jinping ter considerado o desperdício de alimentos um problema “angustiante” que ameaçava a segurança alimentar da China.

Além da proibição de pedir comida em excesso, é também proibido filmar ou partilhar vídeos de compulsão alimentar, um tipo de programa de alimentação conhecido como mukbang.

A China não enfrenta uma escassez iminente de alimentos. Contudo, conta o Vice, Xi lançou uma campanha de economia de alimentos em agosto, dizendo que a perturbação económica causada pela pandemia foi um alerta de que o país precisava para garantir o seu abastecimento de alimentos.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas disse que as interrupções na cadeia de abastecimento durante a pandemia estavam a levar dezenas de milhões de pessoas à beira da fome.

As autoridades locais na China criaram várias medidas para fazer cumprir a ordem do presidente. Por exemplo, funcionários foram enviados para verificar o desperdício de alimentos nas cantinas das empresas.

Noutro caso, grupos da indústria culinária promoveram as chamadas refeições “N-1”, o que significa que o número de pratos deve ser menor do que o número de convidados.

Alguns restaurantes comprometeram-se a oferecer opções de pequenas porções. Um restaurante na cidade central de Changsha colocou uma balança na entrada e dava recomendações de comida de acordo com o peso dos clientes.

Cerca de 35 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo na China todos os anos, de acordo com os media estatais chineses.

De acordo com a nova lei, os restaurantes podem ser multados em até 1.280 euros por induzir os consumidores a pedirem quantidades excessivas de alimentos e causar desperdício.

Estações de televisões e empresas de media online podem ser multadas em até 13.200 euros se forem apanhadas a fazer ou a exibir vídeos de compulsão alimentar.

A lei também exige que os organizadores de banquetes peçam as quantidades certas de comida. É uma prática comum na China os anfitriões pedirem mais comida do que o necessário, especialmente em negócios ou reuniões familiares, para demonstrar a sua riqueza e hospitalidade.

Alguns utilizadores da Internet questionam se a repressão ao desperdício de alimentos está a exagerar ou a infringir a liberdade das pessoas.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Alguns utilizadores da Internet questionam se a repressão ao desperdício de alimentos está a exagerar ou a infringir a liberdade das pessoas.”
    Liberdade das pessoas na ditadura mais controladora do mundo?!
    Deve ser piada…

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …