Na Austrália, as bicicletas são o novo papel higiénico

A pandemia de covid-19, que ditou uma série de restrições de circulação desde meados de março, fez disparar a procura por bicicletas na Austrália.

De acordo com o diário britânico The Guardian, os vendedores de bicicletas da Austrália não estão a conseguir dar resposta a toda a procura causada pela pandemia, temendo mesmo uma rutura de stock destes velocípedes.

Somos o novo papel higiénico e toda a gente quer um pedaço. Não conseguimos acompanhar as vendas. O telefone toca sem parar”, disse Grant Kaplan, um dos responsáveis por uma loja de bicicletas em Sydney, em declarações ao mesmo jornal.

O mesmo jornal dá conta que os funcionários tiveram de redobrar turno, fazer horas extras e até deixarem de fazer reparações para processar a “onda” de novas encomendas.

Por norma, a vendas chegavam aos aos 10 mil dólares (cerca de 6 mil euros) num sábado “normal”. Agora, ascendem aos 40 mil dólares (cerca de 23 mil euros) até à semana.

“Andar de bicicleta permite praticar exercício ao mesmo tempo que se mantém o distanciamento social”, explicou Nathan Ziino, responsável de outra loja de bicicletas.

Ziino acredita que a procura desenfreada continuará mesmo quando as medidas de restrição forem levantadas, uma vez que muitas pessoas terão de voltar ao trabalho e não quererão arriscar em deslocar-se através dos transportes públicos.

Os vendedores temem uma rutura de stock, uma vez que a maioria das bicicletas vendidas pelas grandes empresas de Sydney é produzida em Taiwan e na China, locais onde as fábricas interromperam a produção.

Em março, a utilização de transportes públicos caiu cerca de 75% em de Sydney.

Às 15h00 desta quarta-feira, a Austrália registava 6.547 casos positivos de covid-19, tendo a lamentar 67 vítimas mortais.

A pandemia de covid-19 já matou quase 178 mil pessoas e há mais de 2,5 milhões de infetados em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11:00. De acordo com os dados da agência, a partir de dados oficiais, foram registadas 177.822 mortos e mais de 2.571.880 infetados em 193 países.

Pelo menos 583.000 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …