Musk diz que a Neuralink pode tornar a linguagem humana obsoleta em 10 anos

O empresário norte-americano Elon Musk disse, numa entrevista, que a tecnologia em que está a trabalhar, a Neuralink,  pode tornar a linguagem humana obsoleta em entre 5 a 10 anos.

Em entrevista ao podcast “The Joe Rogan Experience”, Elon Musk, fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, previu que a sua nova sua empresa de neurotecnologia, a Neuralink, pode tornar a linguagem humana absoleta.

Musk disse que espera que a empresa consiga conectar um dispositivo Neuralink a um cérebro humano pela primeira vez no próximo ano. O chip, que é alimentado por bateria, será implantado no crânio e seus elótrodos inseridos “com muito cuidado” no cérebro.

A empresa quer desenvolver um dispositivo que liga o cérebro das pessoas a um computador para tratar lesões e traumas cerebrais, usando pequenos fios implantados diretamente nas partes relevantes do cérebro.

“Pode interagir com qualquer parte do cérebro, portanto pode ser algo que ajude a curar a visão“, disse Musk. “Em princípio, poderá consertar quase tudo o que há de errado com o cérebro”.

Neuralink

Embora os dispositivos de primeira geração se concentrem em ajudar a tratar lesões e distúrbios cerebrais, Musk disse que as versões posteriores provavelmente serão capazes de fazer muito mais.

Segundo o empresário de tecnologia, falar é um método ineficiente de troca de dados e pode ser aprimorado se usarmos Inteligência Artificial (IA). “O nosso cérebro esforça-se muito para compactar um conceito complexo em palavras e há muita perda de informação” ao fazê-lo.

 

Rogan perguntou a Musk se a Neuralink poderia ajudar a criar um mundo “onde se possa ler as mentes uns dos outros e poderá interagir com os outros de uma forma não-verbal e não-física em que se transferem dados sem precisar usar a boca”.

“Não seria necessário falar”, disse Musk. “Será possível comunicar muito rapidamente e com muito mais precisão. Não sei o que aconteceria com a linguagem. Numa situação como esta, seria como Matrix. Quer falar num idioma diferente? Não há problema, basta fazer o download do programa”.

Questionado sobre quanto tempo demoraria a sua empresa a desenvolver tecnologia suficientemente avançada para fazê-lo, Musk disse entre 5 e 10 anos, “se o desenvolvimento continuar a acelerar”.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia e já angariou mais de 150 milhões de investidores, cerca de 100 milhões diretamente do seu CEO Elon Musk, e pretende no futuro oferecer melhorias cibernéticas às pessoas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Elom Misk fala demais. Se falar não fosse eficiente a evolução se encarregaria de evoluir para para transmissão de pensamento. Além de ser necessária a uma mente sã. E prever que tratará todos males do cérebro. Só quem não tem bom senso acredita.

    • Meu caro, evolução não é algo só progresso, é também regressivo, e para algo evoluir até ao ponto mais alto possível seria necessário infinito tempo.
      Como estás a ver, a evolução levou a humanos e humanos vão levar a algo ainda melhor, nós estamos no meio ponto da evolução, o ponto onde a evolução fica “Self aware”.

    • Muitas considerações semelhantes foram feitas ao longo dos tempos com relação à quebra de paradigmas. Acreditava-se que o ser humano se desintegraria se ultrapassasse determinada velocidade como 60 km/h (impensável à época), se ousasse voar, se pisasse na Lua, se trocasse de coração, se clonasse…
      Não sabemos o que essa tecnologia da conexão eletrônica inteligente direta com o cérebro significará nos próximos 10 ou 20 anos mas parece insensato achar que não irá acontecer.
      Como tantos outros avanços, provavelmente terá consequências positivas e outras nem tanto para a humanidade. Mas o ceticismo absoluto parece não se servir do aprendizado histórico.

  2. Um homem que realmente é visionário, a compreensão dele e ganância vai além do que podemos vislumbrar. Mas este mesmo será o início do fim da humanidade; Sem dúvida!

  3. Isto de ler a mente dos outros teria o seu interesse no casos dos políticos. Estou mesmo a ver:

    – António Costa a falar – Estarão disponíveis milhões para apoiar as empresas
    – António Costa a falar – Nem estes gajos imaginam o que terão de esperar e as burocracias que terão de superar para ir buscar uns trocos. São mesmo uns lerdos.

  4. Conectar a mente do homem “mais honesto do mundo”, vulgo LULADRÃO, e ver se ele seria capaz de continuar enganando esses idiotas que o seguem já que as provas irrefutáveis que existem não o fazem… E o STF brasileiro. Hahahahahaha Ia ter muita gente desempregada nesse mundo…

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …