//

Musk diz que a Neuralink pode tornar a linguagem humana obsoleta em 10 anos

9

O empresário norte-americano Elon Musk disse, numa entrevista, que a tecnologia em que está a trabalhar, a Neuralink,  pode tornar a linguagem humana obsoleta em entre 5 a 10 anos.

Em entrevista ao podcast “The Joe Rogan Experience”, Elon Musk, fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, previu que a sua nova sua empresa de neurotecnologia, a Neuralink, pode tornar a linguagem humana absoleta.

Musk disse que espera que a empresa consiga conectar um dispositivo Neuralink a um cérebro humano pela primeira vez no próximo ano. O chip, que é alimentado por bateria, será implantado no crânio e seus elótrodos inseridos “com muito cuidado” no cérebro.

A empresa quer desenvolver um dispositivo que liga o cérebro das pessoas a um computador para tratar lesões e traumas cerebrais, usando pequenos fios implantados diretamente nas partes relevantes do cérebro.

“Pode interagir com qualquer parte do cérebro, portanto pode ser algo que ajude a curar a visão“, disse Musk. “Em princípio, poderá consertar quase tudo o que há de errado com o cérebro”.

Neuralink

Embora os dispositivos de primeira geração se concentrem em ajudar a tratar lesões e distúrbios cerebrais, Musk disse que as versões posteriores provavelmente serão capazes de fazer muito mais.

Segundo o empresário de tecnologia, falar é um método ineficiente de troca de dados e pode ser aprimorado se usarmos Inteligência Artificial (IA). “O nosso cérebro esforça-se muito para compactar um conceito complexo em palavras e há muita perda de informação” ao fazê-lo.

 

Rogan perguntou a Musk se a Neuralink poderia ajudar a criar um mundo “onde se possa ler as mentes uns dos outros e poderá interagir com os outros de uma forma não-verbal e não-física em que se transferem dados sem precisar usar a boca”.

“Não seria necessário falar”, disse Musk. “Será possível comunicar muito rapidamente e com muito mais precisão. Não sei o que aconteceria com a linguagem. Numa situação como esta, seria como Matrix. Quer falar num idioma diferente? Não há problema, basta fazer o download do programa”.

Questionado sobre quanto tempo demoraria a sua empresa a desenvolver tecnologia suficientemente avançada para fazê-lo, Musk disse entre 5 e 10 anos, “se o desenvolvimento continuar a acelerar”.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia e já angariou mais de 150 milhões de investidores, cerca de 100 milhões diretamente do seu CEO Elon Musk, e pretende no futuro oferecer melhorias cibernéticas às pessoas.

ZAP //

9 Comments

  1. Elom Misk fala demais. Se falar não fosse eficiente a evolução se encarregaria de evoluir para para transmissão de pensamento. Além de ser necessária a uma mente sã. E prever que tratará todos males do cérebro. Só quem não tem bom senso acredita.

    • Meu caro, evolução não é algo só progresso, é também regressivo, e para algo evoluir até ao ponto mais alto possível seria necessário infinito tempo.
      Como estás a ver, a evolução levou a humanos e humanos vão levar a algo ainda melhor, nós estamos no meio ponto da evolução, o ponto onde a evolução fica “Self aware”.

    • Muitas considerações semelhantes foram feitas ao longo dos tempos com relação à quebra de paradigmas. Acreditava-se que o ser humano se desintegraria se ultrapassasse determinada velocidade como 60 km/h (impensável à época), se ousasse voar, se pisasse na Lua, se trocasse de coração, se clonasse…
      Não sabemos o que essa tecnologia da conexão eletrônica inteligente direta com o cérebro significará nos próximos 10 ou 20 anos mas parece insensato achar que não irá acontecer.
      Como tantos outros avanços, provavelmente terá consequências positivas e outras nem tanto para a humanidade. Mas o ceticismo absoluto parece não se servir do aprendizado histórico.

  2. Um homem que realmente é visionário, a compreensão dele e ganância vai além do que podemos vislumbrar. Mas este mesmo será o início do fim da humanidade; Sem dúvida!

  3. Isto de ler a mente dos outros teria o seu interesse no casos dos políticos. Estou mesmo a ver:

    – António Costa a falar – Estarão disponíveis milhões para apoiar as empresas
    – António Costa a falar – Nem estes gajos imaginam o que terão de esperar e as burocracias que terão de superar para ir buscar uns trocos. São mesmo uns lerdos.

  4. Conectar a mente do homem “mais honesto do mundo”, vulgo LULADRÃO, e ver se ele seria capaz de continuar enganando esses idiotas que o seguem já que as provas irrefutáveis que existem não o fazem… E o STF brasileiro. Hahahahahaha Ia ter muita gente desempregada nesse mundo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.