Musk quer ligar cérebros a computadores (e já tem mais de metade do dinheiro)

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

A startup Neuralink, criada por Elon Musk, já conseguiu angariar 39 milhões de dólares em financiamento para cumprir os seus planos de ligar o cérebro humano a computadores.

Dos 51 milhões de dólares que Elon Musk diz precisar para financiar a sua empresa Neuralink, já conseguiu reunir 39 milhões. Sem ainda se saber muito como pretende conseguir este feito, a mente por detrás da Tesla pretende ligar o cérebro humano a computadores.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia. Segundo o MRT, a empresa contratou vários neurologistas de renome e um laboratório da Universidade da Califórnia para conduzirem experiências com primatas.

“Provavelmente, vai haver alguma coisa notável para anunciar nos próximos meses“, disse Musk num tweet publicado no mês passado. A startup já tinha conseguido angariar 27 milhões de dólares há dois anos atrás, apesar de ter ambicionado conseguir 100 milhões.

Em declarações à Axios, no ano passado, disse que a tecnologia da Neuralink envolveria um “elétrodo para a interface de neutrões a nível microscópico”. Basicamente seria “um chip e um monte de fios minúsculos” implantados cirurgicamente no crânio. A confirmar-se, consistiria num grande avanço a nível tecnológico.

Cientistas relacionados com a Neuralink publicaram um estudo, há dois meses, na revista bioRxiv, que explica uma forma de implantar a interface, de que Musk falava, em cérebros de ratos.

“A aspiração a longo prazo da Neuralink será alcançar uma simbiose com a inteligência artificial e alcançar uma espécie de democratização da inteligência, de tal modo que ela não seja garantida de forma digital por governos e grandes empresa”, disse Musk na entrevista com à Axios.

Isso tornaria todos extremamente inteligentes“, acrescentou Musk. O americano deixou ainda a previsão de uma década até que esta tecnologia esteja pronta a funcionar na sua plenitude.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …