/

Musk pôs um chip no cérebro de um macaco (que começou a jogar videojogos com a mente)

12

O empresário milionário Elon Musk anunciou que uma das suas startups colocou um chip no cérebro de um macaco e que, agora, o animal é capaz de jogar videojogos com a mente.

O anúncio foi feito no Clubhouse, uma aplicação social privada onde os utilizadores hospedam conversas informais de improviso.

Embora a plataforma seja apenas destinada a chamadas em conferência, conta com cerca de cinco milhões de utilizadores, um salto comparativamente aos três milhões que tinha 10 dias antes do anúncio de Musk.

Na aplicação, questionado sobre os últimos desenvolvimentos da Neuralink – uma empresa de investigação médica que está a trabalhar num dispositivo para fornecer uma ligação direta entre um computador e um chip inserido no cérebro -, Elon Musk disse que foi colocado um chip no cérebro de um macaco, que, agora, é capaz de jogar videojogos com a mente.

“Temos um macaco com um implante sem fios no seu crânio que consegue jogar videojogos com a mente”, afirmou Musk, citado pelo Bloomberg.

“Não se consegue ver onde está o implante e é um macaco feliz. Temos as melhores instalações para macacos do mundo. Queremos que joguem mind-Pong um com o outro”, disse Musk, acrescentando que os vídeos dos macacos com os chips seriam divulgados em breve – talvez um mês.

Esta não é a primeira vez que a Neuralink coloca chips nos cérebros de animais. Em agosto, o chip de um computador da empresa foi inserido no cérebro de um porco e usado para transmitir a atividade neural do animal em tempo real.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia e, entretanto, já angariou mais de 150 milhões de investidores, cerca de 100 milhões diretamente de Musk, e pretende, no futuro, oferecer melhorias cibernéticas às pessoas.

Em 2019, Musk disse que a empresa estava a trabalhar num dispositivo “semelhante a uma máquina de costura” que forneceria uma ligação direta entre um computador e um chip inserido no cérebro.

O dispositivo assemelha-se a uma moeda com fios extremamente finos a sair de um dos lados e foi projetado para ser implantado no crânio, com os fios inseridos alguns milímetros na superfície do cérebro. Esses fios podem detetar quando os neurónios estão a disparar ou mesmo emitir os seus próprios sinais elétricos, para fazer os neurónios dispararem.

A esperança é que estes pequenos dispositivos consigam ler e escrever sinais de neurónios, ajudando a tratar problemas médicos com origem no cérebro e na coluna e, talvez, permitir que humanos integrem computadores nos seus cérebros num futuro distante.

Em maio, Musk disse que a Neuralink pode tornar a linguagem humana obsoleta em 5 a 10 anos. No início de julho, o empresário sugeriu que o chip da Neuralink será capaz de curar a depressão e o vício, “treinando” as partes do cérebro responsáveis.

Em agosto, o empresário afirmou ainda que a instalação de um chip no cérebro pode ser capaz de resolver vários problemas, como a perda de audição, visão e movimentos.

Maria Campos, ZAP //

12 Comments

  1. Ele devia era por um chip era na con… da mãe dele, filhos da put… inventem vacinas para este vírus isso sim, deixem os pobres dos animais como são é desta maneira que os queremos, como eles são.

  2. Ningém consegue parar os avanços da ciência e da tecnologia, quando, para mais, quem a patrocina é um dos DDT do mundo.
    Convém porém criar desde já um comité de ética mundial com um respectivo tribunal e um efectivo quadro condenatório, para avaliar e decidir até onde se pode ir com experiências deste tipo e punir quem for além do permitido. Mas que fossem punições com prisão efectiva e não pecuniárias, pois isso é que estas empresas e pessoas ligadas a elas têm.

  3. Um chip destes no cérebro do Ventura poderia levá-lo a gostar de ciganos… A não ser que o cérebro dele não seja tão desenvolvido como o do macaco da experiência…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.