Municípios espanhóis reforçam medidas (e oito vão para pré-confinamento)

Alberto Morante / EPA

Nos próximos dias, seis províncias devem aprovar a obrigatoriedade do uso de máscara em qualquer espaço público, mesmo quando seja possível manter uma distância de segurança.

Vários municípios espanhóis estão a anunciar medidas mais apertadas contra a pandemia e oito deles, da região de Segrià (Catalunha), vão novamente para o confinamento parcial, tendo em conta o aumento do número de novos casos de covid-19.

A conselheira da Saúde da Generalitat (Governo da Catalunha), Alba Vergés, anunciou este domingo à tarde que a cidade de Lleida e sete outros municípios da região de Segrià aplicarão, mais uma vez, o confinamento parcial, tendo em conta o aumento de casos de transmissão da covid-19, a partir da meia-noite de segunda-feira.

Alba Vergés anunciou que as populações afetadas por este confinamento parcial serão Lleida, Alcarràs, Serós, Soses, Aitona, La Granja d’Escarp, Massalcoreig, Torres de Segre e as unidades municipais descentralizadas de Sucs e Raimat.

A ministra da Sáude da Catalunha explicou que as pessoas devem ficar em casa e sair só para trabalhar, desde que não possam estar em teletrabalho, e para fazerem as compras básicas. As lojas de alimentos permanecerão abertas, enquanto a ida a outro tipo de estabelecimentos comerciais implicará marcação prévia.

Os centros de atividades de verão para crianças e jovens vão permanecer abertos, mas o setor da restauração só poderá trabalhar para entregas ao domicílio. Os centros desportivos e culturais encerram e só poderão ser praticados desportos de grupo com pessoas com quem se coabita.

A conselheira indicou que, embora a taxa de contágio pelo novo coronavírus tenha baixado em Lleida, na Segrià houve um aumento de 190 novos casos desde sábado e de 691 na última semana. A percentagem de pessoas testadas para a covid-19 e com resultados positivos é muito mais elevada em Segrià (35%) quando comparada com o resto da província da Catalunha, com 5% a 10%.

As províncias espanholas de Andaluzia, Aragão e La Rioja aprovarão na próxima semana o uso obrigatório de máscaras mesmo em situações em que a distância social possa ser mantida, medida que já foi aprovada pela Catalunha, Ilhas Baleares e Extremadura, e que está a ser estudada também pelas Astúrias, Cantábria e Múrcia.

O presidente do governo andaluz, Juanma Moreno, anunciou no sábado que na segunda-feira irá transferir para o comité técnico de acompanhamento da pandemia o seguimento do uso obrigatório de máscaras, como consequência dos surtos em Espanha.

Este domingo, o executivo aragonês adiantou que nesta segunda-feira aprovará o uso obrigatório, cujos pormenores serão explicados numa conferência de imprensa, dada pela conselheira da Saúde, Sira Repollés, e pelo diretor-geral da Saúde Pública, Francis Falo.

Por seu turno, o Governo de La Rioja indicou que aprovará na sua próxima reunião, marcada para o início da semana, o uso obrigatório de máscaras para prevenir infeções, informou o executivo regional em comunicado. Esta obrigação entrará em vigor imediatamente após a sua publicação no Diário da República de La Rioja.

A Catalunha, as Ilhas Baleares e a Extremadura já aplicaram o uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos, mesmo que a distância de segurança seja respeitada, para evitar a propagação do coronavírus.

Nas Ilhas Baleares, o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos abertos e a limitação das reuniões entrarão em vigor na próxima segunda-feira, e aqueles que não usarem proteção facial poderão ser multados até 600.000 euros.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 565 mil mortos e infetou mais de 12,74 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …