Municípios espanhóis reforçam medidas (e oito vão para pré-confinamento)

Alberto Morante / EPA

Nos próximos dias, seis províncias devem aprovar a obrigatoriedade do uso de máscara em qualquer espaço público, mesmo quando seja possível manter uma distância de segurança.

Vários municípios espanhóis estão a anunciar medidas mais apertadas contra a pandemia e oito deles, da região de Segrià (Catalunha), vão novamente para o confinamento parcial, tendo em conta o aumento do número de novos casos de covid-19.

A conselheira da Saúde da Generalitat (Governo da Catalunha), Alba Vergés, anunciou este domingo à tarde que a cidade de Lleida e sete outros municípios da região de Segrià aplicarão, mais uma vez, o confinamento parcial, tendo em conta o aumento de casos de transmissão da covid-19, a partir da meia-noite de segunda-feira.

Alba Vergés anunciou que as populações afetadas por este confinamento parcial serão Lleida, Alcarràs, Serós, Soses, Aitona, La Granja d’Escarp, Massalcoreig, Torres de Segre e as unidades municipais descentralizadas de Sucs e Raimat.

A ministra da Sáude da Catalunha explicou que as pessoas devem ficar em casa e sair só para trabalhar, desde que não possam estar em teletrabalho, e para fazerem as compras básicas. As lojas de alimentos permanecerão abertas, enquanto a ida a outro tipo de estabelecimentos comerciais implicará marcação prévia.

Os centros de atividades de verão para crianças e jovens vão permanecer abertos, mas o setor da restauração só poderá trabalhar para entregas ao domicílio. Os centros desportivos e culturais encerram e só poderão ser praticados desportos de grupo com pessoas com quem se coabita.

A conselheira indicou que, embora a taxa de contágio pelo novo coronavírus tenha baixado em Lleida, na Segrià houve um aumento de 190 novos casos desde sábado e de 691 na última semana. A percentagem de pessoas testadas para a covid-19 e com resultados positivos é muito mais elevada em Segrià (35%) quando comparada com o resto da província da Catalunha, com 5% a 10%.

As províncias espanholas de Andaluzia, Aragão e La Rioja aprovarão na próxima semana o uso obrigatório de máscaras mesmo em situações em que a distância social possa ser mantida, medida que já foi aprovada pela Catalunha, Ilhas Baleares e Extremadura, e que está a ser estudada também pelas Astúrias, Cantábria e Múrcia.

O presidente do governo andaluz, Juanma Moreno, anunciou no sábado que na segunda-feira irá transferir para o comité técnico de acompanhamento da pandemia o seguimento do uso obrigatório de máscaras, como consequência dos surtos em Espanha.

Este domingo, o executivo aragonês adiantou que nesta segunda-feira aprovará o uso obrigatório, cujos pormenores serão explicados numa conferência de imprensa, dada pela conselheira da Saúde, Sira Repollés, e pelo diretor-geral da Saúde Pública, Francis Falo.

Por seu turno, o Governo de La Rioja indicou que aprovará na sua próxima reunião, marcada para o início da semana, o uso obrigatório de máscaras para prevenir infeções, informou o executivo regional em comunicado. Esta obrigação entrará em vigor imediatamente após a sua publicação no Diário da República de La Rioja.

A Catalunha, as Ilhas Baleares e a Extremadura já aplicaram o uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos, mesmo que a distância de segurança seja respeitada, para evitar a propagação do coronavírus.

Nas Ilhas Baleares, o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos abertos e a limitação das reuniões entrarão em vigor na próxima segunda-feira, e aqueles que não usarem proteção facial poderão ser multados até 600.000 euros.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 565 mil mortos e infetou mais de 12,74 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …