/

Município suíço dá mais de 1300 euros aos jovens que escolham lá ficar a viver

O município suíço de Grossdietwil, em Lucerna, vai oferecer 1.500 francos (mais de 1300 euros) aos jovens que decidam ficar na aldeia natal, em vez de procurar cidades vizinhas, quando deixam a casa dos seus pais.

Para se candidatar a este valor, os jovens devem ter menos de 30 anos, viver no município e ser a primeira vez que procuram a primeira casa de forma emancipada. Tal como recorda a rádio RTS, o valor não pode ser atribuído a recém-chegados à aldeia.

O município, localizada no meio de uma paisagem bucólica, tem pouco mais de 860 habitantes e nunca ultrapassou os mil desde meados do século XIX.

A ideia de incentivo aos jovens foi adotada pelos conselheiros locais depois de estes terem verificado o número de casas vagas em Grossdietwil.

De acordo com o presidente do município, Frank Challenge, a oferta não deve ser vista como uma forma de atrair os jovens, mas antes como um reconhecimento público por escolher ficar na sua terra natal. “Os jovens enriquecem a vida das pessoas com suas ideias”, disse o governante local, citado pelo Russia Today.

Em junho passado, outro município suíço, Monti Sciaga, propôs uma outra solução para colmatar o problema das casas vazias: vender casas ao preço de um franco suíço. Os novos habitantes tinham, como condição, de reconstruir a propriedade comprada de acordo com as leis regionais. Também Itália tem adotado políticas semelhantes.

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, anuncou em janeiro estar a vender casas por um euro, visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.