Município suíço dá mais de 1300 euros aos jovens que escolham lá ficar a viver

O município suíço de Grossdietwil, em Lucerna, vai oferecer 1.500 francos (mais de 1300 euros) aos jovens que decidam ficar na aldeia natal, em vez de procurar cidades vizinhas, quando deixam a casa dos seus pais.

Para se candidatar a este valor, os jovens devem ter menos de 30 anos, viver no município e ser a primeira vez que procuram a primeira casa de forma emancipada. Tal como recorda a rádio RTS, o valor não pode ser atribuído a recém-chegados à aldeia.

O município, localizada no meio de uma paisagem bucólica, tem pouco mais de 860 habitantes e nunca ultrapassou os mil desde meados do século XIX.



A ideia de incentivo aos jovens foi adotada pelos conselheiros locais depois de estes terem verificado o número de casas vagas em Grossdietwil.

De acordo com o presidente do município, Frank Challenge, a oferta não deve ser vista como uma forma de atrair os jovens, mas antes como um reconhecimento público por escolher ficar na sua terra natal. “Os jovens enriquecem a vida das pessoas com suas ideias”, disse o governante local, citado pelo Russia Today.

Em junho passado, outro município suíço, Monti Sciaga, propôs uma outra solução para colmatar o problema das casas vazias: vender casas ao preço de um franco suíço. Os novos habitantes tinham, como condição, de reconstruir a propriedade comprada de acordo com as leis regionais. Também Itália tem adotado políticas semelhantes.

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, anuncou em janeiro estar a vender casas por um euro, visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …