Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do “Esplendor”

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro, visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos. 

A pequena cidade, cheia de história, está localizada no topo de uma colina, a partir da qual é possível ter uma vista privilegiada sobre o Mediterrâneo. Apesar de vista deslumbrante, muitos moradores têm abandonado a região, procurando cidades maiores para viver.

Esta não é a primeira vez que a região faz ofertas de investimento atrativas, mas na nova iniciativa o processo de compra é ainda mais facilitado para os compradores interessados, uma vez que a Câmara Municipal de Sambuca é a proprietário de todas as casas que estão à venda por apenas um euro.

“Nós não somos intermediários que agem como um elo entre os antigos e os novos donos, se quiser aquela casa, terá, sem demora”, disse o presidente do município de Sambuca, Giuseppe Cacioppo, em declarações à CNN.

No entanto, existem condições: os novos proprietários devem comprometer-se a restaurar a casa escolhida dentro de três anos. Além disso, os compradores têm que fazer um depósito de segurança, uma espécie de caução de 5000 euros.

As obras de restauração poderão implicar despesas mais significativas, com valores a rondar os 15000 euros, uma vez que as habitações em causa têm entre 40 a 150 metros quadrados e estão bastante degradadas. No fim da restauração, o município garante devolver a quantia que foi depositada como caução.

Cacioppo assegura que os compradores não ficarão desapontados com o seu investimento, porque Sambuca “é conhecida como a Cidade do Esplendor“. “Esta terra fértil é apelidada de Paraíso Terrestre, estamos localizados dentro de uma reserva natural, cheia de história, cercada por belas praias, florestas e montanhas, é silenciosa e pacífica, um retiro idílico para uma estadia de desintoxicação”, acrescentou.

Até agora, foram vendidas dez casas  mas há ainda dezenas de habitações disponíveis, “que precisam de uma reforma”.

O autarca revela ter recebido muitos pedidos de compra, em particular de outros países. “Os estrangeiros estão a vir para cá, maravilhados com toda essa beleza”, disse Cacioppo, que espera que os novos moradores ajudem a dar uma nova vida à pequena cidade, impulsionando a economia local e preservando as jóias arquitetónicas locais.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “5000 euros (cerca de 5700 dólares).”
    Itália e Portugal usam o Euro, portanto não havia qualquer necessidade da referência ao valor em dólares!

  2. As informações são muito interessantes, porém, não há nenhuma referência de onde se possa manifestar o interesse. Será que alguém poderia ajudar-me por gentileza?

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …