Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do “Esplendor”

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro, visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos. 

A pequena cidade, cheia de história, está localizada no topo de uma colina, a partir da qual é possível ter uma vista privilegiada sobre o Mediterrâneo. Apesar de vista deslumbrante, muitos moradores têm abandonado a região, procurando cidades maiores para viver.

Esta não é a primeira vez que a região faz ofertas de investimento atrativas, mas na nova iniciativa o processo de compra é ainda mais facilitado para os compradores interessados, uma vez que a Câmara Municipal de Sambuca é a proprietário de todas as casas que estão à venda por apenas um euro.

“Nós não somos intermediários que agem como um elo entre os antigos e os novos donos, se quiser aquela casa, terá, sem demora”, disse o presidente do município de Sambuca, Giuseppe Cacioppo, em declarações à CNN.

No entanto, existem condições: os novos proprietários devem comprometer-se a restaurar a casa escolhida dentro de três anos. Além disso, os compradores têm que fazer um depósito de segurança, uma espécie de caução de 5000 euros.

As obras de restauração poderão implicar despesas mais significativas, com valores a rondar os 15000 euros, uma vez que as habitações em causa têm entre 40 a 150 metros quadrados e estão bastante degradadas. No fim da restauração, o município garante devolver a quantia que foi depositada como caução.

Cacioppo assegura que os compradores não ficarão desapontados com o seu investimento, porque Sambuca “é conhecida como a Cidade do Esplendor“. “Esta terra fértil é apelidada de Paraíso Terrestre, estamos localizados dentro de uma reserva natural, cheia de história, cercada por belas praias, florestas e montanhas, é silenciosa e pacífica, um retiro idílico para uma estadia de desintoxicação”, acrescentou.

Até agora, foram vendidas dez casas  mas há ainda dezenas de habitações disponíveis, “que precisam de uma reforma”.

O autarca revela ter recebido muitos pedidos de compra, em particular de outros países. “Os estrangeiros estão a vir para cá, maravilhados com toda essa beleza”, disse Cacioppo, que espera que os novos moradores ajudem a dar uma nova vida à pequena cidade, impulsionando a economia local e preservando as jóias arquitetónicas locais.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “5000 euros (cerca de 5700 dólares).”
    Itália e Portugal usam o Euro, portanto não havia qualquer necessidade da referência ao valor em dólares!

  2. As informações são muito interessantes, porém, não há nenhuma referência de onde se possa manifestar o interesse. Será que alguém poderia ajudar-me por gentileza?

RESPONDER

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …