Mundial de 2014: conheça as 32 seleções apuradas

Marcello Casal Jr. / ABr

foto: Marcello Casal Jr. / ABr

foto: Marcello Casal Jr. / ABr

A classificação do Uruguai na noite desta quarta-feira definiu o conjunto de 32 países participantes do Mundial de 2014. O evento, que cumpre a sua 20ª edição, vai contar pela primeira vez com oito campeões na disputa – além do Brasil e do recém-qualificado Uruguai, estarão presentes Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina.

Com a primeira participação a confirmar-se em junho, novembro foi o mês em que foram definidas as últimas 11 vagas do Mundial de 2014, de forma particularmente emocionante nas eliminatórias da Europa e da África.

A grande expectativa cai agora sobre o sorteio dos grupos, que acontecerá no dia 6 de dezembro na Bahia, Brasil. Neste evento serão definidas as oito chaves do Mundial, com boas hipóteses de se comporem os temidos “grupos da morte”. A distribuição das equipas pelos quatro potes só será definitivamente definida numa reunião a 3 de dezembro.

O primeiro jogo do Mundial será o do Brasil, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final, a 13 de julho, ocorrerá no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Eis as seleções apuradas, divididas por continentes:

África (5)

No continente africano, as classificadas são as mesmas que garantiram vaga ao Mundial de 2010 – a exceção é a África do Sul, que foi o país-sede do último Mundial. Nigéria, Gana e Camarões passaram sem sustos. O mesmo não se pode dizer da Costa do Marfim, contra o Senegal, e especialmente da Argélia, que precisou de um golo sofrido para eliminar Burkina Faso.

Ásia (4)

A primeira seleção a classificar-se, ainda em junho, foi o Japão. Com brilhante campanha nas Eliminatórias da Ásia, aos japoneses juntaram-se Austrália, Coreia do Sul e Irão.

Europa (13)

As primeiras seleções europeias garantidos saíram apenas em setembro, quando Itália e Holanda obtiveram a classificação com três jogos de antecipação. Depois, em outubro, foi a vez de outros sete países – EspanhaAlemanha, Rússia, Bélgica, Inglaterra, Suíça e a Bósnia-Herzegovina, a única estreante em Mundiais no Brasil.

No Velho Continente, os quatro duelos do play-off tiraram o fôlego dos adeptos, que presenciaram a superação da França para reverter uma desvantagem contra a Ucrânia e o grande futebol de Cristiano Ronaldo, que comandou Portugal à classificação com uma atuação de gala contra a Suécia de Ibrahimovic. A Croácia e a Grécia juntam-se aos representantes europeus.

América do Sul (6)

Sem contar com o Brasil, que entra automaticamente na contagem por ser o anfitrião do evento, a favorita Argentina foi a primeira a conquistar uma vaga, em setembro, e no mês seguinte vieram as classificações de Colômbia (de volta de 2002), Equador e Chile, jogando o Uruguai no play-off contra a Jordânia. O Paraguai, que jogou as últimas quatro edições do Mundial, ficou de fora.

América do Norte/Central e Caraíbas (4)

Outubro foi um mês de grandes emoções. Costa Rica e Estados Unidos tinham se classificado sem sustos logo em setembro. A seleção das Honduras precisou de pontos nas duas últimas rodadas para ter a terceira vaga direta. Quem passou por apuros mesmo foi o México, que precisou de uma ajuda dos rivais norte-americanos para avançar ao play-off intercontinental contra a Nova Zelândia, vencedora da Oceania, na qual conseguiram um lugar no Mundial desta vez sem problemas.

ZAP / MA / AE

PARTILHAR

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …