Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o capitão do Porto.

“O acesso pedonal vai ser proibido e vamos apelar à dispersão das pessoas concentradas junto ao Forte de S. Miguel para tentar reduzir os aglomerados“, disse à agência Lusa o comandante do Porto da Nazaré (distrito de Leiria), Zeferino Henriques.

Em causa está a presença de milhares de pessoas que hoje se concentraram nas arribas da praia do Norte, depois de ter sido anunciado nas redes sociais que se esperavam ondas gigantes, para quarta e quinta-feira.

O cenário “atrai muitos surfistas estrangeiros e portugueses para surfar na praia do Norte, e simultaneamente pessoas de vários países que se deslocam para assistir”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Porém, em ano de pandemia a afluência de público levanta problemas de segurança, já que “não é um evento, que depende de autorizações e normas das entidades de saúde”. Por outro lado, “é complicado, mesmo do ponto de vista legal, condicionar a circulação de pessoas, porque nem o país, nem a Nazaré estão fechados”, acrescentou Chicharro.

Dada a afluência de milhares de pessoas, a Capitania do Porto da Nazaré empenhou para a praia do Norte todos os meios da Estação Salva-Vidas (para socorro no mar), da Polícia Marítima, para atuar em terra, e conta ainda com o reforço da PSP, dos bombeiros, da proteção civil municipal e de uma empresa turística privada, que dá apoio aos surfistas.

Ainda assim, o capitão do Porto manifestou “grande preocupação com eventuais quedas de pessoas na falésia” e, por outro lado, “com o cumprimento das normas neste contexto pandémico”.

Quer a capitania, quer os bombeiros estão a fazer alertas “em várias línguas, para que as pessoas usem a máscara” (obrigatória ao ar livre desde quarta-feira quando não possa estar assegurado o distanciamento) e “cumpram o distanciamento social e a etiqueta respiratória”, disse Zeferino Henriques.

O facto de se tratar de “um concentração espontânea” de milhares de pessoas e não “um evento programado e com regras específicas torna ainda mais importante apelar à responsabilidade de cada um para que cumpra todas as normas de segurança, quer em termos de segurança individual, quer da proteção em contexto pandémico”, sublinhou o responsável local da autoridade marítima.

As ondas gigantes na praia da Nazaré antecedem o período de espera para o campeonato de ondas grandes, previsto para o próximo mês de novembro.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha. Enquanto uns responsáveis cumprem, há uma grande maioria que se está marinbando. Isto mesmo nas barbas das autoridades. Mas o principal responsável é este (des)governo, que atira as medidas e depois fica calado. Não é proibir um evento na hora, mas ter to….. , proibindo antes.
    Mas atenção… os turistas estão isentos das medidas que circulam em Portugal.
    Não se admirem de cada vez mais a população nacional estar com um azedume à politiquice.

  2. Mais uma prova de que HÁ FALTA DE PAÍS. Depois do Algarve com o automobilismo (e era a pagar), estava certo que, na Nazaré e de “borla”, haveria enchente. Mas o DESgoverno está lá para receber o bom e não para pensar no superior interesse dos portugueses.

  3. Que mais dizer ???????……………….. As Autoridades Locais vêm o lucro, estando-se a borrifar para as consequências. Pena pesada para este Imbeciloïdes desmiolados a começar por o Edil Local e Presidente da Câmara.

RESPONDER

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …

Novo hack permite roubar um Tesla em alguns minutos (e os investigadores mostraram como)

É possível roubar um Model X, da Tesla, em menos de dois minutos. Investigadores de segurança da Universidade KU Leuven provaram-no hackeando o sistema de entrada sem chave do automóvel via Bluetooth. Investigadores do grupo de …

"A rutura do Bloco foi anunciada aquando da formação do Governo"

Ainda que admita a existência de um fosse entre o PS e o Bloco de Esquerda, o antigo ministro Vieira da Silva não o vê como "irreversível". O ex-ministro Vieira da Silva defendeu que a rutura …

Líder do CDS recusa coligações com o Chega (e aponta Cristas como peso pesado para Lisboa)

Francisco Rodrigues dos Santos desafiou Rui Rio a reeditar a Aliança Democrática para as próximas legislativas e acredita que Assunção Cristas seria um "peso pesado" para Lisboa. Em entrevista ao Sol, Francisco Rodrigues dos Santos, líder …

Serviços de Inteligência da Coreia do Sul travam hack levado a cabo pelo Norte

O Serviço de Inteligência Sul Coreano (NIS) travou ataques informáticos levados a cabo pelo Norte a farmacêuticas, mas não especificou quantas companhias foram atacadas. Os serviços de inteligência Sul Coreanos intercetaram e travaram tentativas de invasão …

Rui Rio considera que formação é "vital" na política

Para a política ser mais do que "andar em eleições uns contra os outros" , há um ingrediente essencial: a formação, considera Rui Rio. Rui Rio, líder do PSD, defendeu que é “vital” uma maior aposta …