Multas por falar ao telemóvel enquanto conduz vão custar o dobro

As multas a condutores que sejam apanhados a falar ao telemóvel enquanto conduzem vão passar a custar o dobro. Além disso, a infração vai levar o condutor a perder mais um ponto na carta de condução.

O Governo quer agravar o valor das multas para os condutores apanhados a falar ao telemóvel enquanto conduzem. A proposta de decreto-lei está em processo legislativo e prevê que as coimas sejam duas vezes mais caras, podendo ir dos 250 aos 1250 euros.

Além disso, o número de pontos perdidos na carta de condução também será maior. Em vez de perder dois, o condutor que seja apanhado a conduzir e a falar ao telemóvel perderá três pontos. A notícia avançada este sábado pelo jornal Público explica que o objetivo desta medida é promover a segurança rodoviária e diminuir a sinistralidade.

“Atenta a crescente causa de sinistralidade rodoviária por utilização ou manuseamento continuado de aparelhos radiotelefónicos e similares durante a marcha do veículo, sanciona-se de forma mais gravosa a utilização ou o manuseamento, durante a marcha do veículo, daqueles aparelhos, com vista a dissuadir estes comportamentos de risco”, pode ler-se na proposta do Governo.

De resto, a lei mantém-se igual, proibindo “a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução”. A exceção é para os aparelhos com um auricular único ou o uso de microfone em alta voz.

Segundo dados divulgados pela Lusa, no ano passado, a GNR e a PSP passaram, em média, 107 multas por dia devido ao uso do telemóvel durante a condução. Nos últimos cinco anos, foram autuados 237.045 condutores a cometer esta que é considerada uma contra-ordenação grave.

A proposta de decreto-lei prevê ainda mais regras de segurança para tratores ou máquinas agrícolas. O condutor de um destes veículos deve assegurar-se de que a estrutura de proteção em caso de capotagem se encontra instalada. Caso contrário, estão previstas multas entre os 120 e os 600 euros. Estes serão também os valores das coimas para condutores apanhados sem cinto de segurança.

Adicionalmente, sugere-se que os condutores de veículos em missão urgente de socorro passem a beneficiar das mesmas regras aplicadas às forças de segurança, impedindo-os de serem multados por infrações de segurança.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Era tão mais fácil a União em um projeto comum obrigar as montadora a acrescentar boas viaturas a trazerem inibidor do sinal dentro do habitáculo excluindo e claro se estiver ligado ao equinos mento da viatura. Mas não e a segurança que prevalece e sim a receita.

  2. À boa maneira socialista: tudo se resolve com taxas, taxinhas, aumentos de impostos e do valor das multas.
    Baixar impostos e criar condições para que os portugueses possam comprar carros novos e com tecnologias que mitiguem estes problemas, nada… Viva a República!!!

  3. Completamente em desacordo de que os motoristas que conduzem veículos em missão de emergência não poderem ser multados por infrações de segurança. Esta minha veemente repulsa deve-se ao facto de disse há muitos anos e na cidade de Vila Real um camião autotanque de bombeiros em serviço de urgência (ia para combater um incêndio), por ter ultrapassado o limite de velocidade e porque o motorista estava embriagado, despistou-se e embateu no meu carro. Fui para o hospital e a médica em serviço de urgência referiu-me estar espantada por eu estar ali porque quando se dirigia para a urgência e quando passou pelo local do acidente disse ao seu marido: o condutor do veículo, que era o meu, já não o vou ver no hospital……..pensava que eu teria ficado morto, tal era a gravidade do acidente. E para piorar: Não sei se continua a lei, então em vigor: os carros dos bombeiros estavam isentos de seguro!!!!

  4. Se ficassem com os telemóveis do pessoal de certeza que pensavam 2 vezes antes e pegar nele no carro! Não há desculpa para isto!!!

  5. Eu conduzo diariamnete e todos os dias vejo pessoas a conduzir e a falar ao telemovel. Se tem de falar ao telemovel, ou coloca um sistema de alta voz ou estaciona e fala. As multas deviam ser altas para tentar acabar com esse mau hábito de uma vez por todas.

    • Eu todos os dias vejo gente que nao guarda distancia de seguranca para o carro da frente que é basicamente 90% da causa dos acidentes

  6. Um policia numa rotunda colocou-se à minha direita para sair na 2ª saida à esquerda. Eu não deixei. Cumpri o código. Logo de seguida polícia atrás de mim o polícia liga a sirene para me ultrapssar…ridículo porque ele não estava a fazer nenhuma preseguição, andava simplesmente em “passeio”.

    • Sair numa rotunda à esquerda??? Hum, ou a descrição está errada ou então foi mesmo para dizer mal da Policia.
      sair numa rotunda á esquerda…. é com cada uma.

        • E entrar, pode!
          Pode perfeitamente ENTRAR na rotunda pela via da direita, mas, se não vai sair na 1º saída à direita, não pode circular dentro da rotunda pela via mais à direita!…
          Mas, o que tem isso a ver com a notícia?!

  7. Deveriam ter : valor total=valor mínimo + percentagem do valor da viatura + percentagem do rendimento
    adicionalmente “carteira de crédito social onde começassem a colocar pontos negativos” que criariam restrições no acesso a benefícios sociais

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …