As mulheres podem usar gravata? Professora diz que está errado e ameaça aluno com falta

nicholasjon / Flickr

O ministério da Educação tem em mãos um conflito sobre igualdade de género ocorrido na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, depois de uma professora de Inglês ter considerado errada a resposta positiva de um aluno à pergunta se as mulheres poderiam usar gravata.

O caso é relatado pelo Jornal de Notícias (JN) e baseia-se na versão do aluno Eduardo Couto, que frequenta o 11.º ano do Curso Profissional de Técnico Comercial na Escola Secundária de Santa Maria da Feira.

Está em causa um Teste de Inglês e, particularmente, uma pergunta onde a professora questiona se “mala de mão”, “gravata”, “boné”, “collants“, “colar”, cachecol” e “cinto” são “acessórios de homem ou de mulher”. O aluno respondeu a todos os itens “ambos” e a professora considerou que, no caso de “gravata”, “boné” e “collants“, ele estava errado.

O aluno divulga no seu perfil do Facebook esta parte do teste com a pergunta que parece demasiado básica para o nível de ensino do 11.º ano, incluindo as suas respostas e a correcção da professora.

Eduardo Couto contestou a correcção da professora na sala de aula. “Apesar de não se mostrar receptiva à minha opinião, tentei explicar com exemplos práticos”, explica o aluno ao JN, notando que é “normal existirem mulheres com gravata ou homens com collants“.

Mas perante a sua insistência, a professora terá ameaçado que, caso não parasse de argumentar, lhe aplicaria “uma falta disciplinar”, como garante o estudante.

Eduardo Couto, que é simpatizante do Bloco de Esquerda e que foi “o mais novo delegado a discursar na convenção” deste partido, em Novembro passado, como destaca o JN, promete que vai continuar a debater-se por “uma sociedade igualitária”, frisando que “a roupa não tem género”.

A direcção da Escola não tomou qualquer posição pública sobre o caso. Mas o Ministério da Educação terá sido chamado a intervir, segundo o JN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … o que eu comento é a falta de pensares que sirva a todos e neste caso a professora tem direito ao seu pensar mas não pode faltar ao respeito do pensar do aluno que a meu ver o seu teste está todo correto, a professora que pare para pensar e não para ameaçar o que é não pode ser negável a liberdade de pensar.

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …