As mulheres podem usar gravata? Professora diz que está errado e ameaça aluno com falta

nicholasjon / Flickr

O ministério da Educação tem em mãos um conflito sobre igualdade de género ocorrido na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, depois de uma professora de Inglês ter considerado errada a resposta positiva de um aluno à pergunta se as mulheres poderiam usar gravata.

O caso é relatado pelo Jornal de Notícias (JN) e baseia-se na versão do aluno Eduardo Couto, que frequenta o 11.º ano do Curso Profissional de Técnico Comercial na Escola Secundária de Santa Maria da Feira.

Está em causa um Teste de Inglês e, particularmente, uma pergunta onde a professora questiona se “mala de mão”, “gravata”, “boné”, “collants“, “colar”, cachecol” e “cinto” são “acessórios de homem ou de mulher”. O aluno respondeu a todos os itens “ambos” e a professora considerou que, no caso de “gravata”, “boné” e “collants“, ele estava errado.

O aluno divulga no seu perfil do Facebook esta parte do teste com a pergunta que parece demasiado básica para o nível de ensino do 11.º ano, incluindo as suas respostas e a correcção da professora.

Eduardo Couto contestou a correcção da professora na sala de aula. “Apesar de não se mostrar receptiva à minha opinião, tentei explicar com exemplos práticos”, explica o aluno ao JN, notando que é “normal existirem mulheres com gravata ou homens com collants“.

Mas perante a sua insistência, a professora terá ameaçado que, caso não parasse de argumentar, lhe aplicaria “uma falta disciplinar”, como garante o estudante.

Eduardo Couto, que é simpatizante do Bloco de Esquerda e que foi “o mais novo delegado a discursar na convenção” deste partido, em Novembro passado, como destaca o JN, promete que vai continuar a debater-se por “uma sociedade igualitária”, frisando que “a roupa não tem género”.

A direcção da Escola não tomou qualquer posição pública sobre o caso. Mas o Ministério da Educação terá sido chamado a intervir, segundo o JN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … o que eu comento é a falta de pensares que sirva a todos e neste caso a professora tem direito ao seu pensar mas não pode faltar ao respeito do pensar do aluno que a meu ver o seu teste está todo correto, a professora que pare para pensar e não para ameaçar o que é não pode ser negável a liberdade de pensar.

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …