As mulheres podem usar gravata? Professora diz que está errado e ameaça aluno com falta

nicholasjon / Flickr

O ministério da Educação tem em mãos um conflito sobre igualdade de género ocorrido na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, depois de uma professora de Inglês ter considerado errada a resposta positiva de um aluno à pergunta se as mulheres poderiam usar gravata.

O caso é relatado pelo Jornal de Notícias (JN) e baseia-se na versão do aluno Eduardo Couto, que frequenta o 11.º ano do Curso Profissional de Técnico Comercial na Escola Secundária de Santa Maria da Feira.

Está em causa um Teste de Inglês e, particularmente, uma pergunta onde a professora questiona se “mala de mão”, “gravata”, “boné”, “collants“, “colar”, cachecol” e “cinto” são “acessórios de homem ou de mulher”. O aluno respondeu a todos os itens “ambos” e a professora considerou que, no caso de “gravata”, “boné” e “collants“, ele estava errado.

O aluno divulga no seu perfil do Facebook esta parte do teste com a pergunta que parece demasiado básica para o nível de ensino do 11.º ano, incluindo as suas respostas e a correcção da professora.

Eduardo Couto contestou a correcção da professora na sala de aula. “Apesar de não se mostrar receptiva à minha opinião, tentei explicar com exemplos práticos”, explica o aluno ao JN, notando que é “normal existirem mulheres com gravata ou homens com collants“.

Mas perante a sua insistência, a professora terá ameaçado que, caso não parasse de argumentar, lhe aplicaria “uma falta disciplinar”, como garante o estudante.

Eduardo Couto, que é simpatizante do Bloco de Esquerda e que foi “o mais novo delegado a discursar na convenção” deste partido, em Novembro passado, como destaca o JN, promete que vai continuar a debater-se por “uma sociedade igualitária”, frisando que “a roupa não tem género”.

A direcção da Escola não tomou qualquer posição pública sobre o caso. Mas o Ministério da Educação terá sido chamado a intervir, segundo o JN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. … o que eu comento é a falta de pensares que sirva a todos e neste caso a professora tem direito ao seu pensar mas não pode faltar ao respeito do pensar do aluno que a meu ver o seu teste está todo correto, a professora que pare para pensar e não para ameaçar o que é não pode ser negável a liberdade de pensar.

RESPONDER

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …