Mulheres em maioria (e até um astronauta) no novo Governo espanhol

Javier Lizon / POOL / EPA

O novo Governo espanhol, chefiado pelo socialista Pedro Sánchez, toma posse numa cerimónia com o rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, em Madrid

O novo primeiro-ministro espanhol comunicou, esta quarta-feira, ao rei Felipe VI a composição do seu Governo formado por uma maioria de 11 mulheres, em 17 ministérios, que também serão responsáveis pelas pastas mais relevantes.

Pedro Sánchez deu a conhecer a lista de ministros à comunicação social através de uma declaração, sem perguntas, depois de a ter entregado em pessoa, na tarde desta quarta-feira, ao rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela.

Os 17 ministros espanhóis, onze mulheres e seis homens, tomaram hoje posse perante o chefe de Estado. A cerimónia decorreu, pela primeira vez, sem símbolos religiosos, tal como aconteceu na tomada de posse de Sanchéz no passado sábado.

Os presidentes do Congresso, do Senado, do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal estiveram presentes no Salão de Audiências na tomada de posse do novo Governo que, na história de Espanha, regista o maior número de mulheres. O novo primeiro-ministro já tinha afirmado que este é um Governo “comprometido com a igualdade” de género e um “fiel reflexo” do movimento feminista.

Carmen Calvo será a número dois de Sánchez, ficando na vice-presidência do Executivo espanhol, Nadia Calviño fica com a pasta da Economia e María Jesús Montero com a das Finanças, Dolores Delgado é a nova ministra da Justiça, Margarita Robles fica na Defesa, Isabel Celaá na Educação e Formação (e foi ainda escolhida como porta-voz), Magdalena Valerio no Emprego e Segurança Social, Reyes Maroto na Indústria, Meritxell Batet na Política Territorial, Teresa Ribera na Transição Energética e, por fim, Carmen Montón fica encarregue da pasta da Saúde.

Os restantes ministros são Josep Borrel, que fica com os Negócios Estrangeiros, Fernando Grande-Marlaska no Interior, José Luis Ábalos no Investimento, Luis Planas na Agricultura, Màxim Huerta na Cultura e Desporto e ainda Pedro Duque na Inovação.

Destaque para Fernando Grande-Marlaska, juiz conhecido pelas suas decisões duras contra a ETA e que, segundo o Observador, é o primeiro governante assumidamente gay num Governo espanhol mas também para Pedro Duque que, de acordo com o Público, foi também o primeiro astronauta espanhol, ao voar na missão inaugural para construir a Estação Espacial Internacionl (EEI), em outubro de 1998.

Na sexta-feira, os membros do Executivo irão reunir-se pela primeira vez em Conselho de Ministros.

Na semana passada, Pedro Sánchez tornou-se no novo primeiro-ministro de Espanha, na sequência da queda do Governo do Partido Popular (PP), chefiado por Mariano Rajoy, que foi alvo de uma moção de censura promovida pelo PSOE e aprovada no Parlamento.

A queda do Executivo foi provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

Esta terça-feira, Rajoy anunciou que vai deixar a presidência do PP e propôs a realização de um congresso extraordinário para eleger o seu substituto. “Durante 37 anos servi o partido. Cumpri o meu dever onde me pediram. É o momento de pôr um ponto final. O PP deve seguir com outro líder. É o melhor para o PP, para mim e para Espanha“, disse.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não defendo igualdade de género. Eu defendo pessoas, porque são todas iguais. Defender igualdade de género já por si só o conceito é bizarro, de segregar géneros e atribuir percentagens.
    Uma pessoa deve ser é capaz (reparem que usei uma palavra no feminino, como podia usar humano que é uma palavra masculina, mas podia ser apedrejado pela “capazes”)

  2. O facto disto ser sequer notícia, é sintomático da futilidade de tudo isto. Os governos já não são constituidos por pessoas escolhidas pela competência. O que importa é ser igual número de mulheres e homens. Ca grandassíssima cavalice!!..

    Assim vai a inteligência desta malta armada em moderna, que achando-se no caminho do progresso, dá provas de uma crescente quadradice! Onde está já agora o igual número de pretos e brancos, ciganos e orientais no Governo?? Então pá? Estão a falhar!

    Por último, o que estes progressistas de meia tijela não parecem entender, é que isto não vai satisfazer as feministas histéricas, cuja razão de viver não é a igualdade de genero, as sim a reivindicação PELA reivindicação. A cada vontade parva que se lhes fizer, querem 30 novas reivindicações crescentemente estéreis e absurdas.

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …