Mulheres em maioria (e até um astronauta) no novo Governo espanhol

Javier Lizon / POOL / EPA

O novo Governo espanhol, chefiado pelo socialista Pedro Sánchez, toma posse numa cerimónia com o rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, em Madrid

O novo primeiro-ministro espanhol comunicou, esta quarta-feira, ao rei Felipe VI a composição do seu Governo formado por uma maioria de 11 mulheres, em 17 ministérios, que também serão responsáveis pelas pastas mais relevantes.

Pedro Sánchez deu a conhecer a lista de ministros à comunicação social através de uma declaração, sem perguntas, depois de a ter entregado em pessoa, na tarde desta quarta-feira, ao rei Felipe VI, no Palácio da Zarzuela.

Os 17 ministros espanhóis, onze mulheres e seis homens, tomaram hoje posse perante o chefe de Estado. A cerimónia decorreu, pela primeira vez, sem símbolos religiosos, tal como aconteceu na tomada de posse de Sanchéz no passado sábado.

Os presidentes do Congresso, do Senado, do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal estiveram presentes no Salão de Audiências na tomada de posse do novo Governo que, na história de Espanha, regista o maior número de mulheres. O novo primeiro-ministro já tinha afirmado que este é um Governo “comprometido com a igualdade” de género e um “fiel reflexo” do movimento feminista.

Carmen Calvo será a número dois de Sánchez, ficando na vice-presidência do Executivo espanhol, Nadia Calviño fica com a pasta da Economia e María Jesús Montero com a das Finanças, Dolores Delgado é a nova ministra da Justiça, Margarita Robles fica na Defesa, Isabel Celaá na Educação e Formação (e foi ainda escolhida como porta-voz), Magdalena Valerio no Emprego e Segurança Social, Reyes Maroto na Indústria, Meritxell Batet na Política Territorial, Teresa Ribera na Transição Energética e, por fim, Carmen Montón fica encarregue da pasta da Saúde.

Os restantes ministros são Josep Borrel, que fica com os Negócios Estrangeiros, Fernando Grande-Marlaska no Interior, José Luis Ábalos no Investimento, Luis Planas na Agricultura, Màxim Huerta na Cultura e Desporto e ainda Pedro Duque na Inovação.

Destaque para Fernando Grande-Marlaska, juiz conhecido pelas suas decisões duras contra a ETA e que, segundo o Observador, é o primeiro governante assumidamente gay num Governo espanhol mas também para Pedro Duque que, de acordo com o Público, foi também o primeiro astronauta espanhol, ao voar na missão inaugural para construir a Estação Espacial Internacionl (EEI), em outubro de 1998.

Na sexta-feira, os membros do Executivo irão reunir-se pela primeira vez em Conselho de Ministros.

Na semana passada, Pedro Sánchez tornou-se no novo primeiro-ministro de Espanha, na sequência da queda do Governo do Partido Popular (PP), chefiado por Mariano Rajoy, que foi alvo de uma moção de censura promovida pelo PSOE e aprovada no Parlamento.

A queda do Executivo foi provocada depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados a longas penas de prisão, na sequência do esquema de corrupção conhecido por “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o partido.

Esta terça-feira, Rajoy anunciou que vai deixar a presidência do PP e propôs a realização de um congresso extraordinário para eleger o seu substituto. “Durante 37 anos servi o partido. Cumpri o meu dever onde me pediram. É o momento de pôr um ponto final. O PP deve seguir com outro líder. É o melhor para o PP, para mim e para Espanha“, disse.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não defendo igualdade de género. Eu defendo pessoas, porque são todas iguais. Defender igualdade de género já por si só o conceito é bizarro, de segregar géneros e atribuir percentagens.
    Uma pessoa deve ser é capaz (reparem que usei uma palavra no feminino, como podia usar humano que é uma palavra masculina, mas podia ser apedrejado pela “capazes”)

  2. O facto disto ser sequer notícia, é sintomático da futilidade de tudo isto. Os governos já não são constituidos por pessoas escolhidas pela competência. O que importa é ser igual número de mulheres e homens. Ca grandassíssima cavalice!!..

    Assim vai a inteligência desta malta armada em moderna, que achando-se no caminho do progresso, dá provas de uma crescente quadradice! Onde está já agora o igual número de pretos e brancos, ciganos e orientais no Governo?? Então pá? Estão a falhar!

    Por último, o que estes progressistas de meia tijela não parecem entender, é que isto não vai satisfazer as feministas histéricas, cuja razão de viver não é a igualdade de genero, as sim a reivindicação PELA reivindicação. A cada vontade parva que se lhes fizer, querem 30 novas reivindicações crescentemente estéreis e absurdas.

RESPONDER

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …