Socialistas espanhóis apresentam moção de censura contra Rajoy

O PSOE apresentou, esta sexta-feira, no Congresso, uma moção de censura contra o presidente do Governo espanhol, 24 horas depois da sentença no “caso Gürtel”.

Um tribunal espanhol aplicou, esta quinta-feira, penas elevadas a uma série de políticos e empresários envolvidos num esquema de corrupção, a que se chamou “caso Gürtel”, que ajudou a financiar o Partido Popular (PP), no poder.

O próprio partido do primeiro-ministro foi multado em 245 mil euros por ter beneficiado do esquema ilegal que se baseava em conceder contratos públicos a empresas em troca de dinheiro.

O registo da moção de censura do PSOE, levada em mão pela porta-voz do partido, Margarita Robles, ocorreu antes de o secretário-geral, Pedro Sánchez, informar a direção nacional do partido, que está reunida neste momento na sede, em Madrid.

Sanchez reuniu-se na quinta-feira com parte da liderança do partido para analisar a possibilidade de apresentar a moção, que foi entregue esta manhã na Câmara Baixa.

A moção havia sido exigida pelo líder do Podemos, Pablo Iglesias, que já havia adiantado que a apoiaria. O líder do partido de esquerda denunciou que a decisão do “caso Gürtel” é a prova de que há “um partido delinquente” no comando do Governo, o que não se pode permitir em nenhuma democracia.

Ciudadanos apoia moção de censura “instrumental”

Com o apoio do Podemos, todos os olhos estão agora voltados para o partido Ciudadanos. O seu presidente, Albert Rivera, tinha anunciado que o partido ia avaliar o que fazer no resto da Legislatura e a sua relação com o Governo depois da sentença do “caso Gürtel”, que colocou o Executivo e o país numa situação “tão grave”.

“Há um antes e um depois” após a decisão do tribunal, disse. “Isto muda tudo”, afirmou Rivera, quando se pronunciou sobre a sentença do caso.

Segundo o Observador, a moção de censura poderá ser aprovada porque o Ciudadanos abriu a porta à possibilidade de votar a favor caso Rajoy não convoque eleições antecipadas.

“Ou o senhor Rajoy convoca eleições, ou convoca o Congresso dos Deputados através de uma moção de censura”, declarou o porta-voz José Manuel Villegas. “O senhor Rajoy não pode continuar a esconder-se”.

Para os ‘naranjas’, qualquer moção de censura só valerá se for “instrumental”, ou seja, se defender apenas a convocação de eleições e não de outros temas. Ainda não é certo se o partido vai apoiar a versão do PSOE ou se vai apresentar a sua própria moção.

O que é o “caso Gürtel”?

Rajoy, chamado a prestar declarações ao tribunal no âmbito do “caso Gürtel”, em julho de 2017, declarou que não estava a par dos casos de corrupção quando estes tiveram lugar, a partir de 1999, e que ele próprio decidiu, em 2004, cortar as relações que havia entre o PP e Francisco Correa, cujas empresas forneciam serviços a esse partido.

Este empresário, que é considerado o “cérebro” do “caso Gurtel”, foi condenado a mais de 52 anos de prisão e Luis Barcenas, um ex-tesoureiro do PP, a 33 anos de prisão e ao pagamento de uma multa de quatro milhões de euros.

Durante o julgamento, Correa explicou um esquema em que entregava “envelopes” com dinheiro a funcionários públicos e responsáveis políticos eleitos pelo PP, para ajudarem certas empresas “amigas” a ganharem contratos de direito público.

O chefe do Governo central nunca foi envolvido diretamente no caso, mas os seus cargos de responsabilidade no PP têm levado os opositores a acusá-lo de ter “fechado os olhos” a este esquema.

Este e outros escândalos de corrupção que envolvem membros do PP contribuíram para que o partido perdesse, em dezembro de 2015, a maioria absoluta que tinha no Parlamento espanhol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …